googlefc.controlledMessagingFunction

Como fazer uma estante de livros criativa para incentivar a leitura

Para alguns uma distração e um momento de relaxamento, para outros uma obrigação, independente de qual lado você esteja a leitura é fundamental para as nossas vidas, de acordo com dados da Retratos da Leitura no Brasil, cerca de 52% da população brasileira separa um tempo do seu dia para se dedicar a leitura, enquanto 44% da população não lê, e 30% nunca sequer comprou um livro.

Imagem Freepik

Dessa forma, podemos definir que a cada dois brasileiros, apenas um de fato, separar um tempinho para ler, o que é algo preocupante já que a leitura é algo básico dentro das nossas vidas, afinal, é com a leitura que aprendemos sobre decoração ou até mesmo sobre botoeira ponte rolante. Ela pode nos levar para outros universos, nos apresentar uma história totalmente cativante e até mesmo, agregar diversas informações úteis para a nossa rotina. 


Acredite, quem entra para o “clube da leitura” dificilmente sai, e uma das formas mais eficiente de dar o pontapé inicial é criando a sua própria estante de livros criativa, esse pode ser o incentivo que vai te atrair de vez para esse hobby.


Então se busca algumas dicas para montar sua própria estante, saiba que veio ao lugar certo! No texto de hoje, nós vamos te mostrar como fazer uma estante de livros criativa para incentivar a leitura, bora conferir? Então vamos lá!

Separe um cantinho da sua casa para a estante

Para começar a montar a sua estante a primeira coisa na qual você deve se atentar é onde você irá montá-la, para isso, busque separar um cantinho da sua casa que caiba muito bem a sua estante e que seja possível ficar ali por perto. 


Procure um ambiente espaçoso, de preferência próximo a janela e em um local mais reservado da casa, talvez em um canto da sala, próximo ao escritório ou até mesmo, um local bem isolado. 


Além de espaçoso, é necessário que o lugar seja confortável e que não tenha distrações próximas, com ele já definido, é hora de começar a montagem prática da sua estante. 



Projeto autoral designer de interiores Grazi Silveira

A consultoria online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

Invista em um móvel grande e com várias prateleiras

Recomendamos que você invista em um móvel grande e com várias prateleiras e nichos, também é possível ser mais criativo na hora de escolher a mobília, adicionando sua estante embaixo da escada ou modificando o formato do móvel, solicitando que um marceneiro faça ele manualmente. 


Independente da sua escolha, a recomendação é que a estante sempre seja grande, afinal, quanto mais espaço estiver vazio, mais incessante será a sua busca para preenchê-los, e isso também vale para o alto número de prateleiras, que podem conter divisórias feitas com placa de polionda.

Veja os seus gêneros preferidos e comece a sua coleção

Com a estante já montada é hora de começar a ir para a parte dos livros, é exatamente nesse ponto que a sua leitura começa a ser incentivada e que a criatividade vai ganhando cada vez mais forma, recomendamos que monte uma lista dividida por gêneros literários que você sente uma certa atração. 


Separe de 3 até 5 gêneros nos quais você mais gosta, dentro de cada gênero, comece a pesquisar livros famosos de cada um deles ou até mesmo, colete algumas referências direto dos cinemas, muitos filmes vieram de livros então você pode usar isso ao seu favor. 


Comece montando a sua lista e no final de tudo, compre logo de cara alguns livros, no mínimo 1 de cada gênero para dar início a sua coleção e o preenchimento da sua estante. 


Separe cada área dela por gênero, e deixe um espaço especial para grandes sagas como Harry Potter ou Senhor dos Anéis, caso prefira, você pode etiquetar e colocar um post-it indicando onde estão distribuídos cada gênero que você possui.

Adicione uma poltrona próxima a estante

Com a estante começando a ganhar corpo e esperando para receber mais livros, é hora de pensar no redor dela, para você de fato incentivar a sua leitura, é necessário ter um espaço propício para isso, então o primeiro passo é adicionar uma poltrona ou uma cadeira que fique próxima a estante. 


Assim que pegar um livro, esse será seu espaço de leitura então escolha uma poltrona boa, com reclinação para os pés e que seja confortável para você passar horas e horas lendo, lembre-se, essa é uma parte crucial para incentivar a leitura, já que o local e a posição com que você vai ficar influencia e muito a sua continuidade. 


Também recomendamos que compre uma mesa rústica de madeira para colocar em frente a cadeira ou poltrona, nela é possível apoiar uma xícara de café, algum outro livro que já esteja próximo, e até mesmo os seus pés. Outra recomendação sensacional é investir em um sistema de som ambiente, desta forma você poderá colocar músicas calmas de fundo, enquanto realiza a sua leitura diária.

Não esqueça de uma boa iluminação

Todo bom leitor precisa de uma boa iluminação ao seu redor, nada de depender apenas da luz natural ou de uma lâmpada de voltagem baixa, é necessário que tenha um certo foco próximo a sua poltrona de leitura. 


Recomendamos o uso de luminárias ou abajures que ilumine bem o local onde você irá sentar para ler, se preferir, é possível usar a luz amarela como forma de relaxar um pouco mais e usar aquele momento como algo mais confortável. 


Também é possível adicionar uma boa iluminação na sua própria estante, acrescentar algumas fitas led ou até mesmo luzes piscantes podem trazer um destaque e deixar ela ainda mais bonita. 

Complete com acessórios e abuse do tema

Os acessórios são essenciais para criar um bom cantinho da leitura, por tanto, procure adicionar alguns que sejam divertidos, criativos e que, claro, tenha vínculo com a leitura, quanto mais bonito for o espaço, mais incentivo você terá de usá-lo. 


Placas temáticas, quadros, pôsteres, tudo agrega muito valor para o ambiente, então use sua imaginação e decore do jeito que achar melhor, caso queira colocar algum tubo flexível com uma mensagem dentro ou prefira adicionar balões, quem manda é você. 


O importante é que o resultado final seja aconchegante e é claro, atrativo para você conseguir estabelecer uma rotina constante de leitura. 


Faça seu curso de decoração online AQUI.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

0 comentários