googlefc.controlledMessagingFunction

Como criar um ambiente minimalista e acolhedor em casa

Os mais diferentes tipos de decoração sempre chamam a atenção dentro de qualquer espaço, e um dos que mais tem se destacado nos últimos anos tem sido justamente o chamado minimalismo. Oriundo do século XX, esse é um conceito que foca em formas geométricas básicas, linhas retas e cores neutras, foco na simplicidade e neutralidade e até mesmo o uso de materiais industriais como portões basculantes.

Imagem Freepik

O minimalismo é uma tendência das artes visuais que teve seu surgimento e sua ascensão no final dos anos de 1950 e começo dos anos de 1960 na cidade de Nova York nos Estados Unidos, a alçada começou a ganhar forma com o expressionismo abstrato  de Jackson Pollock e Willem de Kooning, e ganhou força com alguns nomes marcantes como Carl Andre, Dan Flavin, Donald Judd e Robert Morris. 


Esse conceito de trazer tons mais neutros e dar uma simplicidade ao espaço foi deixado de lado durante muito tempo, mas nos últimos anos, esse movimento tem crescido bastante de prioridade, já que grande parte das pessoas busca deixar o ambiente da sua casa dessa forma mais neutra, com um visual mais limpo e que prioriza a simplicidade e a remoção dos excessos. 


Se você quer implementar o minimalismo na sua casa, deixando o ambiente muito mais acolhedor e visualmente agradável, então veio ao local certo! No texto de hoje, iremos mostrar justamente, como criar um espaço minimalista da forma mais eficaz possível, bora conferir? Então vamos lá!

Use cores neutras

Para dar início ao uso do minimalismo, a primeira ação que você deve tomar é em relação às cores do ambiente, como citamos acima, esse é um estilo simples que preza pelo “clean”, sendo assim, é crucial a escolha de cores neutras.


Preto, branco, cinza e bege são os mais usados dentro do minimalismo, elas são cores simples e podem ser até mesmo combinadas com outras mais fortes e coloridas, desde que essas sejam usadas apenas como detalhes, o predominante deve ser as cores neutras. 


O minimalismo não significa a ausência de cor, mas sim o uso de algo mais neutro que transmita a sensação de um espaço mais clean, recomendamos também, o uso de diferentes texturas e a mescla entre essas cores, é possível ter um tapete preto em uma sala branca, e um quadro bege, tudo combinando de forma mais limpa. 


Você sempre sonhou com sua casa decorada mas é tanta informação na internet que você não sabe o que fica bonito ou por onde começar? Esse Guia Prático de Decoração DIY vai transformar sua visão sobre Decoração!

Guia Prático de Decoração DIY AQUI.

Foque na simplicidade

Assim como o regulador de tensão é um aparelho simples e funcional, o minimalismo também se enquadra nessa categoria, esse é um estilo decorativo que tem como foco principal a simplicidade, então o seu foco deve ser totalmente esse: ser simples. 


Em todos os aspectos da sua decoração, a simplicidade será o seu ponto principal, nada de inventar a roda com o excesso de elementos que causem uma poluição visual, lembre-se que esse é um estilo que trabalha com o clean e a sua prioridade é sempre deixar o ambiente muito mais aconchegante, ou seja, menos é mais nesse caso. 


Procure adotar essa filosofia simplista em toda a sua decoração, não só nas cores, mas na distribuição dos móveis, nos itens decorativos e em tudo que estiver presente dentro do seu espaço. 

Iluminação suave e natural

Se estamos falando de simplicidade, existe algo mais simples do que uma decoração baseada na luz natural? Bom, se você deseja representar o minimalismo é necessário ser simples, e não tem nada mais simplório do que investir na iluminação natural. 


Opte por deixar sua janela e suas cortinas sempre abertas, caso não seja suficiente a entrada da luz, utilize uma iluminação mais suave com lâmpadas que imitam a luz natural e que deixem o espaço como um todo sem aqueles excessos que vemos em algumas decorações. 


Recomendamos principalmente o uso de iluminações indiretas com arandelas, luminárias de mesa e abajures, isso ajuda a criar um espaço mais aconchegante e sossegado. 

Mantenha a organização e elimine objetos desnecessários

Uma das formas de manter o ambiente minimalista é trabalhar bem a parte da sua organização de forma geral, é necessário que cada objeto tenha um local correto para ser colocado e que com regularidade, você mantenha todos os itens organizados, nada de deixar as coisas espalhadas pela casa. 


Procure adotar essa medida organizacional, aposte em baús, prateleiras, gavetas e nichos que te ajudem a armazenar itens com inteligência, dando um destino correto aos brinquedos das crianças ou aos seus objetos de trabalho, como uma camiseta uniforme empresa.


Além de organizado, é preciso também trabalhar com a eliminação de objetos considerados desnecessários, procure fazer uma verdadeira limpa e mantenha apenas aquilo que é utilizado dentro daquele espaço, lembre-se: o minimalismo remove os excessos, então tudo que não for utilizado, envie para a doação ou jogue no lixo. 


Como já citamos acima, menos é mais, então tenha uma decoração simples, sem exageros, e também não tenha muitos itens aparentes, o minimalismo trabalha com o básico, então se baseie nisso para montar o seu espaço. 

Opte por formas geométricas e linhas retas

Sempre que for comprar algum objeto decorativo ou até mesmo uma mobília para o seu ambiente minimalista, opte sempre pelo uso de formas geométricas e a aplicação de linhas retas, procure adicionar quadros, móveis e itens decorativos que tenham esse formato. 


Nada de muito abstrato ou diferente, procure pela simplicidade de linhas, isso vai trazer um visual mais elegante e muito mais simples de forma geral, o que encaixa perfeitamente na proposta do minimalismo. 

Escolha móveis simples e funcionais

Por fim, na hora de escolher sua mobília priorize os móveis mais simples e funcionais, como citamos acima, utilize aqueles de linha reta com material em madeira ou metal, evitando móveis de plástico ou com acabamento muito brilhante que podem destoar das demais decorações. 


Leve também em consideração a funcionalidade daquele móvel, como estamos vendo no minimalismo, a remoção de excessos é um tema bastante importante então aplique isso nas suas escolhas, opte por mobílias que tenham mais de uma funcionalidade e que não sobrecarregue o espaço. 


Um sofá-cama ou um puff baú por exemplo, podem ajudar bastante a otimizar espaço, até mesmo as etiquetas adesivas personalizadas coladas em um guarda-roupa podem ser uma ótima escolha criativa, lembre-se: no minimalismo a simplicidade é o grande guia para toda a sua decoração.


Está preparado para adotar o minimalismo dentro do seu espaço? Conte para a gente o que achou sobre esse estilo e também sobre o conteúdo que acabou de ler e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


0 comentários