googlefc.controlledMessagingFunction

6 Dicas para decorar um apartamento pequeno sem gastar muito

Investir na nossa própria casa nunca foi algo tão importante como é nos dias de hoje, com a chegada da pandemia causada pela Covid-19 e o home office em plena ascensão, muitas pessoas estão cada vez mais de olho nos investimentos dentro da própria residência, e estão apostando alto em transformar cada espacinho em algo especial.


IMAGEM FREEPIK


Mas não pense que a decoração é algo limitado apenas aqueles que moram em uma casa grande e tem muito dinheiro para gastar, é possível fazer muita coisa com uma verba limitada e com um espaço pequeno, por sinal, os apartamentos menores tem ganhado espaço nos últimos anos devido a sua praticidade e facilidade, tanto na limpeza quanto na organização. 


Atualmente, ter um espaço pequeno é até mesmo visto como algo prioritário para muitos que valorizam o aconchego e a funcionalidade na rotina corrida do dia a dia, afinal, depois de um dia exaustivo de trabalho, não existe sensação melhor do que tirar as luvas de alta tensão e dar uma relaxada sem se preocupar com o espaço enorme que anda sobrando, mas é claro que para o apartamento pequeno se valorizar ele precisa estar estrategicamente bem decorado. 


Mas como decorar um apartamento pequeno sem gastar muito? Qual o segredo para deixar tudo muito bem organizado e de uma forma funcional e otimizada? No texto de hoje, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada, bora conferir? Então vamos lá!

Priorize o que é considerado essencial


O primeiro passo para decorar o seu pequeno apartamento sem gastar muito é priorizar justamente aquilo que é considerado como essencial, o fato do tamanho ser reduzido já faz com que você opte por escolher menos itens tanto na decoração quanto na sua própria mobília, e se quer gastar menos dinheiro,a  recomendação também é focar no básico. 


Não realize nenhum tipo de extravagância, crie um orçamento limitado e priorize aquilo que é considerado como essencial, cama, guarda-roupa, televisão, fogão, geladeira, mesa, cadeira, sofá, enfim, faça uma lista daquilo que é considerado o básico e não extrapole muito além disso. 


Procure conhecer bem o seu espaço, respeite as suas limitações, e comece a sua decoração somente com aquilo que cabe dentro daquela área e somente o que vai usar, nada de ficar colocando coisas em excesso, aqui menos é mais, e para economizar e aproveitar bem o seu espaço, é ideal que coloque apenas o essencial. 

Foque em peças multifuncionais


Outra dica bastante valiosa é apostar na multifuncionalidade, procure focar em peças que sejam multifuncionais e que te deem uma opção a mais de uso do que somente aquela considerada como mais “básica”, ou seja, escolha móveis que façam mais de uma função.


Ao invés de comprar apenas um sofá, busque por um sofá-cama, troque a mesa convencional por uma mesa elevatória ou uma mesa desmontável, tenha uma cama com gavetas ou com baú, escolha um guarda-roupa que tenha uma escrivaninha e por aí vai. 


Esses móveis multifuncionais ajudam a economizar espaço e poupar dinheiro, sendo ideias para apartamentos pequenos já que podem realizar duas funções ao mesmo tempo e também para quem quer economizar, já que fornecem duas funcionalidades pelo preço de uma.  

Busque o melhor desconto e vá em brechós


Se você quer economizar é preciso correr atrás da sua economia, então nada de ficar parado esperando as coisas acontecerem, procure ir atrás de alguns descontos e faça até mesmo visitar em brechós. 


Pesquise bem nas lojas antes de sair comprando tudo que vê pela frente, confira as condições de pagamento e faça um planejamento de decoração a longo prazo, vá comprando aos poucos conforme as oportunidades vão surgindo. 


Também não custa nada dar os pulos em alguns brechós, existem muitos itens bons, em ótimas condições e baratos para você comprar, então dê uma olhada nas oportunidades e agarre as chances que tiver. 

Use e abuse de prateleiras, nichos e móveis de canto


Se tem uma coisa barata e que ajuda a organizar muito bem o seu apartamento pequeno são as prateleiras, os nichos e os móveis de canto, essas três opções ocupam pouco espaço e ainda otimizam o ambiente, ocupando uma faixa pequena da totalidade do seu apê. 


As prateleiras por exemplo, são baratas e podem até mesmo ser feitas a mão por você, o mesmo vale para os nichos, o espaço de ocupação é pequeno, e é possível colocar muita coisa em cima deles, além de dar um efeito minimalista que combina muito com apartamentos menores. 


Já os móveis de canto também ajudam a liberar e otimizar espaço, móveis no formato de “L” sempre ajudam a usar cada cantinho da casa de forma funcional, aposte em uma mesa inox industrial nesse formato, ou em um sofá para aproveitar bem o cantinho e ainda economizar espaço e recursos. 

Integre ambientes e use portas de correr


Uma das grandes estratégias usadas em apartamentos pequenos é utilizar alguns artifícios para que ele pareça maior, e para causar essa amplitude, uma das ferramentas mais usadas é a integração dos ambientes.


Elimine as paredes que separam a cozinha da sala, ou da varanda com a sala de estar, isso vai ajudar a manter o espaço maior e até mesmo economizar um pouco de recursos, já que a preocupação será menor com as paredes. 


Outra dica padrão é usar as chamadas portas de correr, elas ajudam a economizar um espaço na hora de abrir ou fechá-las, além de geralmente, serem mais baratas do que as portas convencionais, em um apê pequeno, cada espaço conta muito e essas ações podem ajudar demais na sua organização. 

Traga amplitude: use a paleta de cores certas e abuse dos espelhos


Falando em amplitude, é preciso se atentar nesses detalhes quando for pintar o seu apartamento, a nossa dica é que use a paleta de cores certas, procure por tons mais claros, além do valor mais em conta, eles ainda trazem a sensação de amplitude e de que aquele espaço é maior do que realmente é. 


Use o cinza, branco, gelo, bege, e outros tons tanto nas paredes quanto até mesmo na sua mesa rustica de madeira. Além das cores, também recomendamos usar com frequência os espelhos. 


Comprar um espelho não é uma tarefa tão cara e eles podem ser distribuídos dentro de todo seu apartamento, se colocados da forma correta, eles geram sensação de amplitude, fazendo com que o seu apê seja visto maior do que realmente é.



Projeto autoral designer de interiores Grazi Silveira

A consultoria online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.


O que achou do texto de hoje? Gostou das opções boas e baratas para o seu apê? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

0 comentários