googlefc.controlledMessagingFunction

Como criar uma decoração sustentável e responsável?

Sustentabilidade, essa é a grande palavra do momento e não é para menos, cuidar do meio ambiente e até mesmo de práticas sociais tem se tornado algo fundamental dentro da nossa rotina, tanto em empresas quanto na nossa vida pessoal, qualquer serviço ou produto que fazemos ou compramos, buscamos uma ação mais sustentável dentro dele.

IMAGEM PEXELS

Ao comprar um cosmético, sempre damos uma olhadinha para garantir que o produto seja reciclável ou não, seja testado em animais, já na contratação de um serviço como a manutenção de elevadores, ficamos de olho se os equipamentos e a forma de executar a tarefa serão mais sustentáveis, sem agredir a natureza, e isso vai sendo aplicado até mesmo dentro da decoração. 


Quando falamos em decorar nossa casa e transformá-la em um lar, muitas vezes pensamos somente na beleza, mas acredite, é possível encontrar um meio-termo e, ao mesmo tempo que visamos o local mais bonito, também conseguimos transformá-lo em algo totalmente sustentável e muito mais responsável. 

No texto de hoje, iremos dar algumas dicas para quem quer ter um contato mais próximo com a natureza e utilizar ferramentas sustentáveis e responsáveis na sua decoração, criando algo único, charmoso e totalmente sustentável, bora conferir? Então vamos lá!

Reutilize itens e materiais

Uma das práticas padrões da decoração sustentável é o uso e abuso da reutilização de materiais, então antes de sair por aí gastando uma grana alta com móveis e acessórios, que tal começar a optar pela reutilização de itens e materiais?


Talvez a sua cadeira antiga e que não serve mais possa ser usada como mesa de cabeceira, ou um sofá que já não está em boas condições consiga ainda render um bom puff ou uma boa poltrona, até mesmo pneus e outros acessórios podem virar algum móvel diferente, basta usar a sua criatividade. 


Aproveite os materiais, não jogue nada fora, e use tudo ao seu favor, procure ideias na internet  e seja criativo nas suas escolhas.  


Priorize a iluminação natural


Uma das práticas mais sustentáveis atualmente é cuidar da iluminação e da energia elétrica de forma geral, a energia elétrica se consumida de forma errada pode gerar um grande prejuízo ambiental e financeiro, e o seu quadro de distribuição pode até ficar um pouco sobrecarregado. 


Procure priorizar na sua decoração, a iluminação natural, aposte em janelas grandes e que ilumine bem o seu espaço, e cortinas transparentes, persianas ou que permitam bem a entrada de luz. 


Caso precise, adicione lâmpadas de baixo consumo energético e que não tenham muitos gastos de forma geral, a prioridade sempre deve ser a iluminação natural, mas de forma geral quanto menos prejudicar a natureza, melhor é em termos sustentáveis. 

Aposte nas plantas

As plantas em casa se tornaram uma verdadeira tendência e é claro, elas impactam diretamente na sustentabilidade do seu lar, pesquise por plantas que se adaptam melhor as áreas internas de acordo com o que você deseja para dentro da sua casa. 


Elas irão ajudar a trazer uma qualidade melhor no ar, deixando o espaço mais fresco, o que colabora para a diminuição no uso do ar-condicionado e do ventilador e até mesmo atuando diretamente no auxílio para diminuição dos problemas respiratórios. 


Samambaias, bromélias e suculentas são alguns ótimos exemplos de plantas que se adaptam perfeitamente dentro de qualquer casa, fique de olho e veja quais as melhores que se encaixam dentro do seu lar. 

Compre móveis multifuncionais


Sustentabilidade está diretamente conectada a aproveitar melhor o uso dos materiais e dos recursos disponíveis, e não tem nada que aproveite melhor isso do que o uso dos móveis multifuncionais, esses móveis nada mais são, do que itens que possuem mais de uma funcionalidade. 


Um sofá-cama, uma mesa que vira um balcão, camas com gavetas ou com baú embaixo, e por aí vai, todos esses móveis auxiliam a otimizar o espaço e mais do que isso, comportam duas mobílias em apenas uma, ou seja, os recursos usados são menores. 


Então, assim como uma bomba de vácuo é crucial para mover líquidos durante a função de um aplicativo, os móveis funcionais ajudam não só a otimizar espaços, mais a trazer mais sustentabilidade para dentro da sua casa. 

Opte por produtos artesanais


Podemos traduzir os produtos artesanais como aqueles feitos a mão ou com a matéria-prima em seu estado mais bruto e natural, e é claro que optar por esse estilo de produtos é muito mais benéfico do que usar os produtos que já passaram por diversas mudanças e degradação em toda a sua composição original. 


É claro que grande parte dos objetos artesanais servem mais como itens decorativos ou de pequeno porte, como portas-retratos, tapetes, jogos americanos, suporte para pendurar plantas, e diversos outros. 


Mas no geral, sempre que tiver a oportunidade opte pelo artesanato, caso você goste, também é possível se aventurar fazendo itens a mão, acredite, o resultado é incrível e extremamente sustentável. 

Use produtos sustentáveis como madeiras de reflorestamento


Quem opta por uma decoração mais sustentável também deve se atentar ao tipo de produto e material que utiliza dentro do seu lar, para isso priorize sempre fabricantes que usufruam das questões sustentáveis e que fabricam seus móveis e produtos dessa forma. 


Verifique alguns fatores e foque naqueles que: façam reúso da água, extraiam matérias-primas de locais próximos a fábricas, dão preferências ao uso de energias limpas dentro de toda a sua produção, usam embalagem 100% reciclável e façam uso de madeiras de reflorestamento ou de demolição controlada. 

IMAGEM PEXELS


Sempre escolha aqueles que optam pela sustentabilidade e fazem bom uso dela, lembre-se de focar e comprar produtos assim para ter uma casa muito mais responsável e uma decoração totalmente sustentável. 



Projeto autoral designer de interiores Grazi Silveira

A consultoria online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

0 comentários