googlefc.controlledMessagingFunction

Andaime Suspenso: entenda qual a finalidade de cada tipo

O andaime suspenso, também conhecido como balancim, é uma estrutura suspensa por cabos de aço que dá acesso a lugares mais altos.

IMAGEM PEXELS

Estes equipamentos são utilizados na construção civil para reformas, limpezas, acabamentos de fachadas e outros reparos.

Existem três tipos de andaimes que se adequam a diferentes tipos de serviço. Conheça quais são eles.

Andaime Suspenso Elétrico


Utilizado em trabalhos de construção em geral, esse tipo de andaime suspenso é composto por vigas metálicas de sustentação, cabos de aço e estrutura da plataforma de trabalho com piso antiderrapante. Sua movimentação vertical é feita por 2 guinchos motorizados instalados nas cabeceiras.

É usado para pintura e revestimento de fachadas, instalação de dutos e tubulações, obras de reformas em geral, manutenções prediais, industriais e residenciais e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.

Sua maior vantagem está na produtividade dos operadores, que se deslocam rapidamente e com segurança enquanto trabalham. Além disso, é muito versátil e pode ser acionado manualmente em caso de falta de energia.

Andaime Suspenso Manual


O balancim manual ou "cabo passante" é um andaime suspenso muito leve e prático de montar. Sua movimentação é feita através de manivelas acionadas pelo operador.

Com plataformas modulares, permite a montagem em formato de "L", para locais com difícil acesso à fachada cega.

Utilizado para reformas e manutenções em fachadas, acabamentos, lavagem, instalação de dutos e tubulações, colocação de vidros em edifícios, obras em geral e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.

É muito seguro e fácil de operar, proporcionando praticidade, conforto e segurança ao operário. Seu sistema trava-quedas automático utiliza cabo de aço independente do sistema de tração.

Andaime Suspenso Individual ou Cadeirinha Suspensa


A chamada "cadeirinha" é utilizada para deslocamentos rápidos e de simples manuseio. Para seu funcionamento integral, fique atento às regras de segurança.

De uso individual, auxilia nos serviços de limpeza, pintura, conservação, reformas de fachadas, dentre outros. Utilizado em torres, chaminés e locais de difícil acesso, o balancim individual tem capacidade para até 120 kg.

Sua fixação é feita através de ganchos, vigas ou sistemas contrapeso.

Agora que você já conhece quais são os principais tipos de Andaimes Suspensos, você pode escolher qual opção melhor se encaixa para a sua obra.

Em conclusão, os andaimes suspensos são uma opção segura e eficiente para trabalhos em locais elevados na construção civil. Existem diferentes tipos de andaimes suspensos, cada um com sua própria finalidade. O andaime suspenso elétrico é a opção mais indicada para obras de grande porte, enquanto o andaime suspenso manual é mais adequado para trabalhos em obras menores. Já o andaime suspenso mecânico é ideal para trabalhos em locais de difícil acesso ou para obras que exigem maior precisão e controle.

No entanto, independente do tipo de andaime suspenso escolhido, é essencial seguir as normas de segurança e os procedimentos adequados de uso para garantir a segurança dos trabalhadores. É fundamental que o operador seja treinado e capacitado para operar o equipamento e que todos os equipamentos utilizados na obra estejam em boas condições de funcionamento.

Consultoria com Projeto 3D autoral designer de interiores Grazi Silveira

A consultoria de decoração online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender as finalidades de cada tipo de andaime suspenso. Deixe nos comentários qual tipo de andaime suspenso você já utilizou e qual foi sua experiência com ele. 

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema, deixe também nos comentários. 

0 comentários