googlefc.controlledMessagingFunction

Como usar a decoração para estimular a imaginação das crianças e otimizar o espaço

A decoração sempre é crucial em qualquer cômodo de uma casa, é ela quem ajuda com uma boa distribuição de espaço e faz com que cada detalhe seja relevante transformando um simples lugar em um verdadeiro lar, e esse impacto que ela causa vale para todos os ambientes presentes dentro de uma casa. 

IMAGEM PEXELS

Mas antes de sair decorando tudo de uma só forma, é necessário entender as necessidades de cada cômodo e ter uma dedicação especial dentro de alguns, como é o caso do quarto infantil. Decorar o quarto de uma criança requer um charme extra tanto na otimização do espaço quanto, também, na busca por itens mais lúdicos e que estimulem a imaginação dos pequenos. 


Além de terem alguns produtos que são proibidos no quarto infantil como o álcool isopropílico, a decoração desse espaço precisa ter alguns diferenciais, ela deve ser divertida, diferente, criativa e otimizada, algo que seja bom para as crianças e que também atue de forma lúdica. 


No texto de hoje nós iremos te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas de como usar a decoração para estimular a imaginação das crianças e conseguir otimizar o espaço de forma criativa e eficiente, bora conferir? Então vamos lá!


Escolha um tema central


O primeiro passo para usar a decoração de forma criativa e que estimule a imaginação das crianças é justamente selecionar um tema central, existem diversas opções de temas, como super-heróis, princesas, filmes de animação da Disney, animais, aventura, espaço, safári, dinossauros, ambientes como fundo do mar, montanhas, praia, enfim, opções é o que não falta. 


Pergunte ao pequeno o que ele prefere, e comece decorando o quarto voltado totalmente para aquele tema, invista em papéis de parede, itens decorativos, detalhes e tudo que possa remeter ao tema escolhido, faça com que a ambientação encaixe perfeitamente com aquele que foi selecionado. 


Capriche no tema central e não se esqueça de deixar todo o quarto voltado para a sua escolha, isso vai criar um ambiente lúdico e um mundo extremamente imersivo que vai trabalhar a imaginação e a criatividade da criança de forma eficaz. 


Explore cores e formatos


Além do tema central, para conseguir explorar ainda mais a imaginação, recomendamos que explore cores e formatos diferentes dentro do quarto, isso serve tanto para os bebês e os mais pequenos, que possuem de 1 até 3 anos, quanto para as crianças de 4 até os 10 anos. 


Deixe o quarto bem colorido com uma mistura boa de cores, nada que polui o visual nem que cause confusão mental, mas também sem deixar um espaço sério, como se estivesse usando seu transformador de solda, escolha e use as cores certas em cada ponto específico. 


Também recomendamos explorar os formatos, utilize diferentes formas para seus móveis e itens decorativos, isso vai fazer com que a criança tateie tudo que vê pela frente, conhecendo os diferentes formatos, entendendo as diferentes cores, e estimulando sua imaginação na combinação de tudo isso. 


Separe o cantinho dos brinquedos


Falando em organização e estímulo da imaginação, é crucial que o quarto da criança tenha separado o chamado cantinho dos brinquedos, reserve um espaço no qual o pequeno ou pequena possa se divertir e brincar à vontade. 


Invista em alguns baús e prateleiras que organizam os brinquedos, invista em paredes ou tatames para que a criança possa sentar no chão e passar horas e mais horas brincando com seus brinquedos. 


O espaço deve ser confortável e acima de tudo bem divertido, tenha esse cantinho especial sendo ele um dos mais requisitados e usados pelas crianças. 



Tenha também o espaço da criatividade


Além do espaço dos brinquedos também é preciso investir no espaço da criatividade, aqui você deve colocar um local recheado de livros, quadro negros para desenhos, se possível uma tela, pincéis, tinta, lápis de colorir, mesa com abajur para desenhar e por aí vai. 


Separe esse cantinho exclusivamente para estimular a imaginação da criança, é preciso oferecer recursos para que ela leia, pinte, desenhe, escreva e faça essas atividades que vão ajudar no seu desenvolvimento criativo. 


Tenha um verdadeiro quadro de distribuição de recursos, vale destacar que esse deve ser um espaço de fácil limpeza e um pouco mais simples para que a criança possa explorar ao máximo seu potencial criativo. 


Reduza os eletrônicos e estimule a imaginação


É praticamente impossível remover os eletrônicos da nossa rotina, e é claro que eles também estarão inseridos no cotidiano das crianças, é natural que elas tenham um tempinho para ver seu desenho preferido ou para jogar algo no videogame ou no tablet, mas é preciso moderar as coisas. 


Busque reduzir os eletrônicos, mantenha eles fora do quarto ou tenha algumas restrições quanto ao seu uso, em contrapartida, estimule a imaginação com atividades mais naturais, preencha o quarto com coisas a serem feitas e que substituam essas necessidades. 


Opte por móveis planejados e multifuncionais


Os móveis do quarto infantil devem seguir o mesmo esquema: eles devem ser em suma, planejados e principalmente multifuncionais. Procure tirar as medidas de forma prévia e peça a mobília por encomenda de acordo com as suas necessidades. 


Móveis planejados ajudam a otimizar o espaço e fazem com que você e a criança aproveitem ao máximo cada espaço, além de ser mais seguro para a sua livre circulação, também escolha móveis multifuncionais e que sejam tão práticos quanto uma escada de concreto pré moldada


Com o cantinho dos brinquedos e da criatividade, alguns outros detalhes devem ser otimizados, como os baús que podem ser colocados na cama, ou a cômoda que também pode servir como apoio, procure por multifuncionalidade e praticidade, para ajudar a ter mais espaço livre para os pequenos sem preocupações. 


Consultoria com Projeto 3D autoral designer de interiores Grazi Silveira

consultoria de decoração online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.


O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

0 comentários