googlefc.controlledMessagingFunction

Como criar ambientes sofisticados com poucos elementos

Quem não quer ter uma casa sofisticada? Qualquer pessoa que for questionada sobre a sua casa provavelmente vai priorizar ter um espaço aconchegante e sofisticado ao mesmo tempo, que se destaque pela sua beleza e modernidade, mas ao contrário do que muitos pensam, não é preciso fazer nenhum milagre para que isso aconteça. 

IMAGEM PEXELS

Muitas pessoas associam os ambientes sofisticados como algo muito bem elaborado, com o excesso de elementos e com os ambientes recheados de itens, mas as coisas não funcionam bem assim, muito pelo contrário: é possível criar ambientes sofisticados mesmo com poucos elementos. 


Assim como um disco diamantado que você precisa conhecer a sua funcionalidade para aproveitá-lo ao máximo, como aqueles feitos para concreto, asfalto ou granito, o grande segredo da decoração não é usar vários elementos, e sim escolher os certos e os melhores para cada ocasião. 


Pensando nisso, no texto de hoje nós vamos te ajudar a criar um ambiente sofisticado usando poucos elementos, iremos mostrar como muitas vezes menos pode ser mais e como criar espaços lindos usando pouco, bora conferir? Então vamos lá!


Escolha somente o essencial

O grande erro que muitas pessoas acabam cometendo durante a sua decoração é justamente acabar exagerando em alguns fatores que podem acabar prejudicando o espaço como um todo, na hora de decorar não exagere, escolha apenas aquilo que é considerado como essencial. 


Para ter um ambiente sofisticado, você não precisa exagerar nos elementos nem na distribuição dos itens dentro do seu espaço, procure ser simples, quanto mais simplório for, melhor é para aquele espaço. 


Busque selecionar os itens decorativos, os móveis, e todos os elementos que compõem o elemento visando selecionar a dedo somente o essencial, não tenha nada que fique sobrando no espaço ou que seja um a mais, busque somente aquilo que realmente for necessário. 


Assim como em uma agência de transporte são compradas apenas as peças para ônibus essenciais, procure também ter apenas o básico dentro do seu espaço, remova os exageros e lembre-se que aqui, menos é mais, e você não precisa exagerar nos elementos para ter um espaço sofisticado. 


Preze pela qualidade e não quantidade


Pode parecer até uma frase clichê, mas ela é fundamental para o bom desenvolvimento do seu espaço, priorize a qualidade e não a quantidade, procure sempre que comprar um novo item, um novo móvel ou fazer algo dentro do ambiente, mire sempre na sua qualidade. 


Se você quer ter um espaço sofisticado, não precisa usar diversos elementos diferentes, basta usar apenas um desde que ele chame a atenção, se destaque e encaixe bem na proposta daquele espaço. 


Muitos elementos acabam causando uma enorme poluição visual, e fazem com que nenhum deles consiga se destacar, prefira sempre a qualidade de uma só peça bem posicionada do que várias que vão acabar se perdendo no meio de tudo. 


Dê preferências a cores claras e sóbrias e use e abuse da luz natural


As cores são parte essencial dentro de uma decoração sofisticada e para aproveitar melhor a ausência dos diferentes elementos, recomendamos que dê preferência para cores claras, neutras e mais sóbrias, como o branco, cinza, preto, bege, dourado, gelo, entre outras. 


Opte por pintar suas paredes e apostar na sua decoração com esses detalhes, quanto mais “básica” for a sua cor, mais sofisticado aquele ambiente será, evite o colorido  em excesso, e mesmo se quiser ter alguns rótulos adesivos, garanta que as cores estejam presentes apenas nos detalhes, e não no conjunto completo. 

Outra dica é o uso da iluminação, a nossa recomendação é que abuse da chamada luz natural, aposte em janelas grandes e que entre bastante claridade, isso ajuda a manter o ambiente iluminado e sofisticado.


Já nas lâmpadas, opte por algo que se enquadre naquilo que deseja, lustres sempre são uma ótima alternativa, mas o seu preço pode ser mais salgado, se quiser simplicidade, invista em fitas de led, abajures, e fuja das lâmpadas convencionais, isso ajuda a abraçar a modernidade e a se adaptar a um ambiente altamente sofisticado. 


Use móveis multifuncionais e planejados


Todo espaço é válido dentro de um ambiente e para ajudar na redução de elementos, é preciso que cada móvel seja muito bem pensado antes de ser colocado em um determinado local, para isso, a nossa recomendação é que use os chamados móveis multifuncionais e planejados. 


Procure sempre por mobílias que possuam mais de uma função como uma cama-baú, um sofá-cama, entre outros, esse tipo de móvel ajuda a economizar espaço além de ser moderno e muito bem-visto nos dias de hoje. 


Outra dica é sempre usar móveis planejados, cada espaço conta muito em um ambiente que quer ser otimizado, então os móveis planejados ajudam na organização do espaço, aproveitando cada centímetro e fazendo com que ele seja muito bem utilizado. 


Opte por móveis sob medida e que sejam de fato planejados, só escolha móveis prontos como sua última opção, mas sempre priorize aquilo que se encaixa melhor de acordo com suas necessidades. 


Pense bem antes de escolher cada item decorativo


Por fim, pense muito bem antes de escolher qualquer item decorativo, como citamos acima, os excessos são ruins dentro desse cenário, e é preciso escolher com sabedoria cada detalhe que vai fazer parte do seu espaço. 


Veja se aquilo realmente vai ser usado ou se faz sentido dentro do ambiente, assim como uma demolição controlada, é preciso pensar e planejar bem antes de adicionar qualquer novo elemento. 


Monte um planejamento, adicione o básico e somente aquilo que faz sentido, cortar os exageros e crie todo um espaço que faça sentido, que aproveite os espaços, e que consiga ser sofisticado mesmo usando poucos elementos. 


Consultoria com Projeto 3D autoral designer de interiores Grazi Silveira

consultoria de decoração online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


0 comentários