googlefc.controlledMessagingFunction

Como criar um ambiente produtivo e conchegante para trabalhar em casa

A pandemia da COVID-19 não só acendeu uma espécie de luminária de emergência para muitas empresas, como elas foram obrigadas a adotar o trabalho remoto (ou home office) para garantir a segurança dos colaboradores. 

IMAGEM PEXELS

Com isso, muitos deles precisaram adaptar suas casas para transformá-las em escritórios. E essa prática se estabeleceu e se fortaleceu a partir de então. Porém, nem sempre é fácil criar um ambiente produtivo e aconchegante, pensando que há barulho dos vizinhos, acomodações de péssima qualidade, etc. 


Nessa matéria, vamos trazer dicas para melhorar tudo isso!


O que é home office?


Antes de entrarmos, de fato, no tema, precisamos entender mais a fundo o que é home office. Este é um modelo de trabalho que permite que os profissionais exerçam suas atividades de qualquer lugar, desde que possuam acesso à internet e outras ferramentas tecnológicas necessárias para a realização de suas tarefas. 


Essa forma de trabalho tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente devido aos avanços tecnológicos e à busca por uma maior flexibilidade. A maior parte dessas pessoas fica em suas casas e precisa de espaço e, muitas vezes, silêncio para concentrar-se. Esses detalhes são tão imprescindíveis quanto a compressor de ar em uma pintura.


No home office, o profissional pode realizar suas atividades sem a necessidade de se deslocar até o local físico da empresa, o que proporciona maior autonomia e liberdade. Gerando um processo onde haverá administração da rotina por parte do próprio empregado.


O que isso quer dizer? Que ele define seus próprios horários de trabalho e, muitas vezes, concilia a atividade profissional com outras responsabilidades pessoais. Também pode ser uma opção para empresas que desejam reduzir custos com infraestrutura e oferecer uma maior qualidade de vida aos seus funcionários


Pense que o trabalho em casa pode ser menos estressante e mais confortável para toda a família.


Como criar um ambiente produtivo e aconchegante para trabalhar em casa


Escolha o local adequado


Como já comentamos, a manutenção de elevadores é obrigatória para determinados locais, assim como é essencial avaliar onde se posicionará para criar um ambiente produtivo e aconchegante. 


É importante que seja um espaço tranquilo e isolado para que possa se concentrar e atingir aquilo que deseja, diariamente, com tranquilidade. Prefira um local com boa iluminação natural e ventilado. Se possível, que tenha uma janela para que possa olhar para fora e relaxar a vista quando precisar descansar os olhos.


Invista em móveis ergonômicos


Como vai passar várias horas sentado trabalhando, é fundamental investir em móveis ergonômicos. A mesa e a cadeira devem ser ajustáveis para que encontre a posição mais confortável. 


Uma boa cadeira deve ter encosto e apoio para os braços, além de ser ajustável em altura. A mesa deve ser suficientemente grande para acomodar seus equipamentos e acessórios de trabalho. 


Em qualquer ambiente, seja dentro de uma fábrica de bomba de vácuo ou no próprio home office, a preocupação com esses detalhes é crucial. Até porque, quem aguenta ficar 8 horas do seu dia num local desconfortável, não é mesmo?


Organize o espaço


Manter o ambiente de trabalho organizado é válido para melhorar a produtividade. Organize tudo e use gavetas e prateleiras para guardar documentos e materiais de escritório. Deixe o espaço limpo e livre de objetos desnecessários que possam distraí-lo.


Quanto maior o caos, pior será seu desempenho. Se não acredita, tente arrumar tudo em seu devido lugar e, em seguida, trabalhe uma semana desta forma e verá uma diferença gritante.


Escolha uma boa iluminação


Uma boa iluminação é fundamental para criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo. Sabe aquele quarto onde a luz do sol é propagada tanto de manhã quanto à tarde? É ali que deve colocar seu escritório. 


Complete-o com uma iluminação artificial adequada, utilizando luminárias de mesa ou de chão para que tudo seja mais acolhedor e evite a fadiga visual, que afetará seu dia a dia, caso tratado ‘de qualquer jeito’.


Decore com plantas e objetos pessoais


Uma decoração bem pensada deixa o ambiente de trabalho bonito, refrescante, agradável e produtivo. Aposte em plantas para trazer vida àquele quarto ou sala e melhore a qualidade do ar. 


Use objetos pessoais, como fotos ou souvenirs de viagem, para trazer um pouco de personalidade ao ambiente e, de tempos em tempos, gerar uma sensação de bem-estar. Tudo porque, essa é outra forma de dar continuidade às suas tarefas.


Consultoria com Projeto 3D autoral designer de interiores Grazi Silveira

consultoria de decoração online com projetos 3D é solução para você que almeja ter sua decoração dos sonhos, deixando seu ambiente belo, funcional e aconchegante.

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

Use a tecnologia a seu favor


Existem diversas ferramentas tecnológicas que expandem a produtividade e a eficiência no trabalho remoto. Use aplicativos de organização para gerenciar suas tarefas e compromissos. 


Softwares de videoconferência para se comunicar com a equipe e clientes não podem faltar, assim como agendas virtuais. Explore as possibilidades que a tecnologia oferece para tornar o trabalho remoto mais eficiente e produtivo.


Desta forma, você se ambientará facilmente e nem sentirá falta dos momentos dentro da empresa.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

0 comentários