googlefc.controlledMessagingFunction

Como incorporar obras de arte no ambiente de forma criativa e elegante

A arte é uma das formas mais elegantes e sofisticadas de decorar um ambiente, seja ele uma casa ou um escritório que vende toldo articulado. Com uma peça bem escolhida, é possível dar personalidade ao espaço e torná-lo único. 

IMAGEM PEXELS

No entanto, é preciso ter cuidado para que não se torne um elemento solto no ambiente e não harmonize com o restante da decoração. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente.

Um resumo sobre alguns estilos de obras de arte


Existem diversos estilos de obras de arte, cada um com suas próprias características e influências. Dependendo de seus gostos, pode-se pensar num quadro que tenha mais a ver com o período do Renascimento ou com pinceladas mais dramáticas vindas do Barroco.


Logo abaixo falaremos mais sobre 5 estilos, clássicos e um pouco mais contemporâneos, para pensar em incorporá-las em suas paredes. Lembre-se que equilíbrio é tudo e de nada adianta encher de decorações e ter uma poluição visual.


Primeiramente, falaremos do Renascimento, que é um estilo que surgiu no século XV na Itália e foi caracterizado pelo retorno aos valores estéticos da Grécia e Roma Antiga. Geralmente apresentam proporções precisas, simetria e equilíbrio.


Dentro de uma sala com itens em chapa de ACM, seria interessante algo mais voltado para o contemporâneo, já que dá ênfase na emoção e na dramaticidade, com obras que apresentam movimento e contraste de luz e sombra.


IMAGEM PEXELS


Um produto francês é o Rococó, que conta com delicadeza e ornamentos, ou seja, as obras deste estilo, geralmente, são apresentadas em cores pastéis, curvas graciosas e temas florais. Enquanto os dois últimos são:


  • Neoclassicismo, que é uma reação ao Rococó e ao Barroco e foi inspirado pelos valores estéticos da Grécia e Roma Antiga. As obras deste estilo são caracterizadas pela simplicidade, clareza e proporção;

  • Enfim, o Romantismo valoriza as emoções, a natureza e a individualidade. Os artistas apresentavam temas como o amor, a morte, o sobrenatural e o exótico.


IMAGEM PEXELS

No fim das contas, mesmo que muitos não acreditem (tanto que sucateiam a cultura), todos os tipos de arte são essenciais para a vida humana. 


Como incorporar obras de arte no ambiente de forma criativa e elegante


Escolha uma peça de arte que tenha significado para você


A escolha de uma obra de arte deve ser algo pessoal, que esteja conectado com os seus gostos e personalidade. Por isso, antes de comprar uma, faça pesquisas e conheça diferentes estilos, artistas e técnicas para identificar o que mais lhe agrada. 


Assim como você verifica diversas empresas de servomotor antes de fechar um contrato, deve fazer o mesmo com quadros e demais adereços. Uma vez que ache uma conexão emocional com a obra, ela será capaz de transmitir sensações e emoções aos que a observam.


Considere o estilo da decoração existente


Considere o estilo da decoração existente no ambiente. Harmonize-a com as cores, texturas e formas já presentes no espaço. Se for minimalista, por exemplo, um quadro mais ousado fará um contraste interessante e se destacará. 


Já se a decoração for mais elaborada, tente detalhes discretos, pois isso pode complementar o ambiente sem sobrecarregá-lo. Isso é tão fundamental quanto um eletroimã com boa qualidade, para garantir maior vida útil para os veículos de uma frota.


Use molduras e suportes para valorizar a obra


A moldura e o suporte são elementos importantes. Eles podem gerar maior valor à peça, destacar suas características e criar um efeito visual interessante. A moldura, por exemplo, deve ir de acordo com o estilo da obra e da decoração, podendo ser mais simples ou elaborada. 


Já o suporte tende a seguir um tamanho e um peso que se adéque ao quadro, etc., além de ser um elemento decorativo por si só. Ao acertar nisso tudo, com certeza ganhará diversos elogios de clientes e parceiros.


Brinque com a disposição das obras


A disposição das obras no ambiente também é importante. Elas podem ser colocadas em paredes vazias, em cima de móveis ou até mesmo no chão. Uma dica é diversificar a altura e a disposição, chamando a atenção e valorizando cada situação. 


É possível criar uma galeria de arte particular em casa, por exemplo, com várias obras dispostas de forma harmônica e criativa. Você não precisa investir milhares de reais, basta pensar em uma impressão de qualidade, que dê a ideia do original (pensando em quadros caríssimos, claro).


Considere a iluminação do ambiente


A iluminação é um elemento importante na valorização da obra de arte. A luz pode destacar determinadas características da obra, como cores, texturas e relevos. Por isso, é importante considerar a iluminação do ambiente na hora de escolher onde colocar a obra e como iluminá-la. 


Uma opção é utilizar spots de luz direcionados para a obra, criando um efeito dramático e sofisticado. E quando isso está atrelado ao Barroco, fica espetacular, já que esse nível de emoção é o que faz esses artistas se diferenciarem dos outros.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

0 comentários