googlefc.controlledMessagingFunction

Tipos de Cortinas!!! Modernas e Aconchegantes!


E agora, qual a melhor escolha?


A bola da vez são as cortinas para minha casa! Lindas, aconchegantes e um tanto caras hein? Depois dos orçamentos para casa toda e com muitos vidros para cobrir, fiquei apavorada com os valores!! rsrs


As cortinas, como os tapetes, são elementos decorativos de múltiplas funções e características. Além de trazerem aconchego e beleza para o lar, ajudam a escurecer um ambiente, protegê-lo do sol e do barulho e garantem a privacidade. Mas, para isso, é preciso refletir sobre o que você quer para cada cômodo, respeitando as funcionalidades e estilos definidos por você. Por serem caras, as cortinas exigem um cuidado maior na escolha, afinal, não são também o tipo de elemento que se troca com facilidade. Também precisam ser levadas em conta alergias, idades e necessidades básicas do ambiente. Um fator importante que deve ser levado em conta é a entrada de luz natural, ou seja, se há muita entrada de luz no ambiente e se você necessita de ambientes mais claros ou escuros. Por exemplo, os quartos pedem ambientes com menos intensidade de luz, para que você tenha um sono tranquilo, diferentemente da sala que pede maior entrada de luz, exigindo modelos de cortinas de tecidos leves, como o linho e o voal. A principal dica no que tange as cortinas é o comprimento delas. O comprimento ideal para uma cortina na sala ou no quarto é o comprido, aquele que vai até o chão, arrastando um pouco ou não. Nada impede, no entanto, que você escolha outros tamanhos, afinal, o sucesso de uma decoração depende única e exclusivamente do seu gosto e desejo, e eles devem sempre ser levados em consideração. As cores que combinam muito bem são o branco, bege e cinza, o ideal é a cortina acompanhar a cor das paredes!! 
Veja a seguir alguns outros elementos que devem ser levados em consideração durante a escolha do cortinado. Agora vamos nos inspirar!!




1- Sala com cortina de voal com trilho, que fica escondido no cortineiro de gesso! Aqui foi colocado uma segunda cortina de forro, por isso não fica transparente, mesmo assim passa a claridade para o ambiente, nesse caso menos o blackout como tecido de forro, pois ele bloqueia até 100% a claridade, ideal para os quartos! Iluminação dentro do cortineiro! Essa foi a escolha de cortina que fiz para minhas salas e quartos, tecidos lisos e brancos, voal e de forro poliéster nas salas e voal e de forro blackout para os quartos, no hall de entrada, no meu escritório, na cozinha e no lavabo apenas voal!!!


Tipos de Cortinas



Cortina tradicional: feita em tecido, é a mais comum. Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde o tradicional voal, até camurça, combinando assim com quase todos os estilos de decoração. Muitas vezes, sua função é apenas decorativa - deixando a parte de bloquear a luz para as persianas ou rolôs. São presas a varões ou trilhos suíços e podem ter acessórios como abraçadeiras, xales e pingentes. Os tecidos das cortinas podem ser variados. Entre os principais tecidos utilizados, encontramos o voal ou voil, o algodão, a seda, o linho, o jacquard, o chenille, o veludo, o blackout, lisos e estampados.

Medidas e cálculos:
Existem algumas medidas que auxiliam na hora de escolher quanto de tecido comprar. Essas medidas são aquelas ideais para cobrir imperfeições e garantir um efeito estético mais agradável e confiável, além de manter a função das cortinas conforme o planejado. Sendo assim, busque seu caderninho, um lápis e uma trena e comece a marcar. Primeiro, meça a largura da janela e some entre 20 e 40 cm a mais. Nessa medida, leve em consideração o tipo de tecido que for utilizar. Por exemplo, se o tecido for mais encorpado, multiplique a largura por 2. Já se for um tecido muito fino, multiplique-a por 3, pois assim você garantirá volume ao cortinado. Em seguida, meça a altura da cortina. Se optar pela cortina comprida, por exemplo, meça do varão ou teto até o piso e acrescente de 30 a 50 cm para a barra e a cabeça da cortina. Multiplicando esses valores, você terá a metragem total do tecido. 

Forros e xales também possuem medidas próprias e padrões. Caso o forro seja costurado à cortina, deve apresentar a mesma medida que ela. Se ele correr no trilho, no entanto, deve seguir a medida da largura da cortina, acrescida de 40 cm, multiplicada por 1,5. Em seguida, deve-se multiplicar esse valor pela altura da cortina, acrescida de 50 cm. Já o xale deve apresentar entre 70 a 90 cm de largura e sua altura deve ser calculada acrescida de 50 cm.

Tecidos:
- Voal ou voil: Tecido fino, levemente transparente, pode ser liso, amassado, vazado, trabalhado, mais rústico, estampado, com ou sem bordados. Normalmente é usado combinando com um outro tecido (forro), por ter muita transparência. Podemos combiná-lo com linho, shantung, seda, ou até outro voil de cor e textura diferente.



2- Sala com cortina de voal com trilho, que fica escondido no cortineiro de gesso! Se colocar um tecido de fundo, tipo o poliéster, não vai ficar com essa transparência e ainda assim vai entrar claridade para sala!! De dia pode manter apenas o voal fechado e a noite fechar também o forro, mantendo aconchego e privacidade durante todo o dia!



3- Sala com pé direito duplo com cortina de voal no trilho! Barra pequena, em média 10 cm! O ideal é de no mínimo 20 cm, para não deixar impressão que faltou tecido para finalizar o acabamento!!



4- Sala com pé direito duplo com cortina de voal no trilho! Barra grande! A padrão é de 20 cm, que deixa impressão de uma cortina com ótimo acabamento!!






5-  Salas com cortina de voal com varão e argolas!



6- Sala com cortina de voal com pregas e forro! No trilho escondido no cortineiro de gesso!



7- Sala com cortina de voal no trilho, escondida no cortineiro de gesso ou PVC! De forro cortina de persiana!



8- Sala com cortina de voal marrom! No trilho escondido no cortineiro de gesso!



9- Quarto com cortina de voal no varão com ilhós! Se colocar um segundo tecido de fundo, por exemplo o blackout, ficará até 100% com bloqueio de claridade! De dia poderá deixar apenas o voal fechado, para manter a claridade e certa privacidade, e a noite fechar o blackout, assim o ambiente fica moderno e aconchegante o dia todo!! 



10- Quarto com cortina de voal no trilho, escondida no cortineiro de gesso ou PVC! Aqui arrastando, eu já prefiro 1 cm acima do chão, que também fica comprida e não suja com tanta facilidade, além de dar impressão de ficar sob medida!! Arrastando parece igual roupa, que foi comprada num tamanho maior, rsrs... mas fica lindo igual, só que me passa essa impressão!



11- Cozinha com cortina de voal! No varão com ilhós! Amei! Nesse estilo será a minha!! 

- Seda: É um tecido muito macio e nobre também, normalmente para cortinas é usado dublado, para o tecido ficar mais firme. Pode ser combinado com diversos tecidos, ser usado sozinho, ou com algum outro tipo de seda. Esse tecido tem boa condutividade térmica, ou seja, no inverno ele se torna quente, e no verão frio. Por exemplo, é possível misturar uma persiana em palha de seda, e uma manta por cima com tecido de seda. Com certeza seu ambiente vai ficar muito chique! Em ambientes formais e áreas sociais usa-se muito a seda, o que traz um ar moderno e sofisticado para seu espaço.



12- Sala com cortina de seda com pregas! No trilho escondido no cortineiro de gesso!!



13- Quarto com cortina de seda amassada! No varão com argola e xale com abraçadeiras do próprio tecido!!



14- Quarto com cortina de seda marrom! No trilho escondido no cortineiro de gesso!!

- Shantung: É um tecido muito parecido com voil, mas um pouco menos transparente e um pouco mais encorpado, não tão leve e parece ser mais brilhoso . É uma seda tecida à mão, que cai muito bem numa área social.



15- Sala com cortina de shantung cinza, no varão com ilhós!



16- Quarto com cortina de shantung creme, com pregas no trilho! 



17- Quarto de bebê com cortina de shantung, no varão com ilhós! Com xale, abraçadeira e ponteira do varão de leãozinho!!

- Linho: É um tecido bem encorpado e nobre. Conforto e elegância são o que o tecido cria no seu ambiente. Pode ser combinado com voil, seda, além do shantung.



18- Sala com cortina de linho! 



19- Sala com cortina de linho e pregas!


20- Quarto com cortina de linho e pregas!

- Sarja: Tecido muito encorpado pode ser combinado com voil, ou qualquer outro mais fino. Também pode ser usado sozinho. É muito usado em dormitório de crianças. Cria um ambiente informal e descontraído.



21- Sala com cortina de sarja! No varão com argolas!



22- Quarto de bebê com cortina de sarja! No varão com argolas!!

- Richalieu: Tecido todo rendado e bordados cortados, é muito delicado. É um tecido muito fácil de lavar. Pode ser usado em cozinhas, copas, e até quarto de bebês.



23- Sala com cortina Richalieu! No varão com bandô e xale!



24- Sala de jantar com bandô Richalieu!



25- Quarto com bandô Richalieu!

- Blackout: é um tecido de poliéster que impede a passagem da luz. Bloqueia até 100% a incidência solar.



26- Sala com cortina blackout! No varão com ilhós!


27- Sala com cortina de voal e forro de blackout, bandô e xale! 

Persiana: as persianas são mais indicadas para ambientes descontraídos e/ou minimalistas. Elas costumam ser mais baratas e possuem maior liberdade de abertura, podendo ser verticais ou horizontais. No entanto, possuem um visual mais frio e, apesar de controlarem bem a luz e a ventilação do ambiente, não vedam bem a claridade. São assim chamadas aquelas formadas por lâminas presas por um cordão, que giram vertical ou horizontalmente. As mais comuns são de alumínio e madeira. São boas para diminuir a luminosidade do ambiente e dar privacidade. Seu fechamento pode ser standart (com a cordinha para puxar e travar), monocontrole (com uma haste continua, que se gira para fechar) ou motorizado, ideal para quando a persiana é muito alta. Quanto maiores forem as lâminas da persiana, maior a passagem de luz e ar quando ela está aberta. Tipos de persianas rolôs, romanas e painéis.



28- Sala com persiana de alumínio branca! E para deixar aconchegante cortina de voal!!



29- Sala com persianas de madeira!



30- Sala com persiana de madeira e no meio persiana de alumínio!



31- Quarto com persiana de alumínio branco!



32- Quarto com persiana de madeira!



33- Cozinha com persianas de madeira!



34- Cozinha com persiana de alumínio branca!



35- Cozinha com persiana de alumínio prata!

Silhouette: são exatamente o mesmo que as persianas, mas confeccionadas com tecidos. Elas combinam a praticidade das persianas com a elegância dos mais variados tecidos.



36- Sala com cortina silhouette!



37- Sala com cortina silhouette vertical!



38- Quarto com cortina silhouette!



39- Cozinha com cortina silhouette!



40- Banheiro com silhouette!

PVC com voal: é uma persiana vertical em PVC revestida com tecido voal. Essa cortina nos traz a possibilidade de vedação parcial da luz ou translucidez. Quando está totalmente fechada, ela protege dos raios solares, deixando o ambiente mais escuro. É possível fazer o controle da luminosidade através da regulagem das lâminas que giram até 180º. Quando a persiana está com suas lâminas abertas, deixa o ambiente claro, favorecendo uma suave entrada de claridade, proporcionando um ambiente mais aconchegante e elegante.



41- Sala com cortina de PVC e voal!



42- Sala com cortina de PVC e voal!



43- Quarto com cortina de PVC e voal!

Cortina Romana: também chamada de persiana romana, é vertical e estruturada com varetas, que permitem que se feche em camadas. Por ser estruturada, ela pode ser feita dos mais variados tecidos. Dependendo da escolha do material, serve para o escurecimento total do ambiente, ou apenas para gerar privacidade. O uso de materiais mais ousados, como a palha, permite que ela componha ambientes modernos.



44- Sala com cortina romana!



45- Sala com cortina romana e para deixar mais aconchegante com cortina de tecido!



46- Sala de jantar com cortina romana!



47- Quarto com cortina romana!



48- Quarto com cortinas romana!



49- Cozinha com cortina romana! Amei!

Cortina Romana de Teto: as soluções para teto são opções para cobertura de espaços abertos, oferecendo proteção solar, conforto térmico e visual. A diversidade de modelos da linha permite a composição dos mais variados estilos de ambiente.



50- Varanda com cortina romana de teto! Meu marido se apaixonou por essa cortina, rsrs... para colocar na nossa garagem, que é com pergolado e vidro!



51- Varanda com cortina romana de teto!



52- Sala com cortina romana de teto!

Rolô: a cortina rolô é moderna, clean e combina com diferentes estilos de decoração! Com um mecanismo especial, ele se enrola para o fechamento. É o modelo mais usado para escurecimento total do ambiente, com tecido blackout. Quando enrolado, pode ficar oculto na sanca ou atrás do varão de uma cortina. Por isso mesmo é muito usado no lugar do forro por quem quer uma cortina tradicional na decoração, mas também a possibilidade de escurecer um ambiente com home theater, por exemplo.



53- Sala com cortina rolô!



54- Quarto com cortina rolô!



55- Cozinha e sala de jantar com cortina rolô!

Cortina Rolô Blackout: o blackout bloqueia até 100% da passagem de luz por meio de um revestimento especial, além de possuir um apelo decorativo.



56- Sala com cortina rolô blackout e voal para deixar mais aconchegante!




57- Quarto com cortinas rolô blackout!



58- Quarto com cortina rolô blackout e voal para deixar mais aconchegante!!

Cortina Rolô Double Vision: A Rolô Double Vision é um modelo inovador de cortina. O tecido sobreposto com listras horizontais cria um magnífico movimento, quando a peça é acionada. A base deslizante permite que os tecidos se intercalem propiciando um efeito lúdico.


59- Sala com cortina rolô double vision!


60- Sala com cortina rolô double vision!



61- Sala com cortina rolô double vision!



62- Quarto com cortina rolô double vision!

Cortina Rolô Tela Solar ou Tecidos Translúcidos: deixa passar a luz, sem permitir, entretanto, que se vejam nitidamente os objetos através de sua espessura. Permite a visibilidade externa e ao mesmo tempo protege o ambiente da entrada excessiva do calor.



63- Sala com cortina rolô tela solar!



64- Sala com cortina rolô tela solar!



65- Quarto com cortina rolô tela solar!



66- Cozinha com cortina rolô tela solar!



67- Cozinha com cortina rolô tela solar!



68- Banheiro com cortina rolô tela solar! Amei!!

Cortina Painel: a cortina painel é uma ótima solução para grandes espaços e vãos de passagem, com recolhimento lateral ou bilateral. Painéis de lona ou sarja compõem essa cortina que se abre horizontalmente, presa a um trilho. É usada em ambientes em que há um espaço ao lado da porta ou janela que vai cobrir, pois se ficar somente sobre a janela, metade dela sempre estará fechada.



69- Sala com cortina painel!



70- Sala com cortina painel!



71- Quarto com cortina painel!



72- Banheiro com cortina painel!

Cortina Celular: é confeccionada com tecido-papel em forma de colméias. Abre e fecha verticalmente, formando uma espécie de sanfona. Pode ser feita com blackout, possibilitando redução na entrada de luz e isolamento acústico.



73- Sala com cortinas celular!




74- Sala com cortina celular! 



75- Sala com pé direito duplo com cortina celular!



76- Quarto com pé direito alto com cortina celular!

Cortina Plissada: a cortina plissada com sua forma dinâmica e ondulações acentuadas, faz da simplicidade o seu conceito. Com efeito utilizado por estilistas de moda para um visual simples e elegante, compõe harmoniosamente seu estilo de decoração. Devido ao estilo plissado a cortina se compacta utilizando o menor espaço possível (entre 3% a 6% do seu tamanho) o que permite uma maior visibilidade exterior sem interferir com o interior. O tamanho varia de acordo com o modelo e acionamento. Ideal para escritórios e residências que buscam privacidade e leveza.



77- Sala com cortina plissada e de tecido para deixar mais aconchegante o ambiente!



78- Sala com cortina plissada!



79- Quarto com cortina plissada!



80- Quarto com cortina plissada!



81- Cozinha com cortina plissada!

Plissada Duplex: Ideal para grandes vãos, são duas cortinas lado a lado no mesmo trilho, com acionamentos independentes em um único produto.



82- Quarto com cortina plissada duplex e de tecido!

Plissada Duofold: Também conhecida como TopDown/BottomUp, com um sistema de cordas composto de dois comando independentes, movimenta-se a cortina debaixo para cima e vice-versa.



83- Sala com cortina plissada top down!



84- Sala com cortina plissada top down!

Plissada Day-Night: São duas cortinas, uma translúcida e outra blackout. Onde comandos independentes movimentam as peças, para cima e para baixo, escurecendo ou clareando o ambiente podendo ser totalmente recolhidas.



85- Sala com cortina plissada Day-Night!

Suporte de fixação:
Os suportes podem ser de dois tipos: o varão e o trilho. 
varão costuma ser mais popular, por ser mais simples. Ele pode ser único, duplo, ou triplo, dependendo da utilização de forros e cortinas. Pede cortinas de tecidos mais leves, franzidas ou com pregas, mas também permite a utilização de cortinas mais encorpadas  por meio da utilização de argolas. Tem varões de madeira, ferro, escovado, aço cromado, etc. Um dos mais utilizados é o de aço cromado por ser mais leve!

O trilho também pode ser único, duplo ou triplo e prefere cortinas de tecidos mais pesados. Combina bem com forros, que valorizam a vedação de luz, como o blackout. Seu maior inconveniente é precisar escondê-lo, o que é possível ser feito com forros de gesso ou com a própria cortina, aplicando o rodízio um pouco abaixo da borda do tecido, também com isopor, MDF ou madeira que imitam o cortineiro de gesso. O trilho suíço veio para substituir o antigo trilho de alumínio!


Acabamentos:



Acionamentos:
Standard ou Cordão : sistema simples e prático, que permite acionar o produto para abrir ou fechar por meio de um cordão.
EasyRise: caracterizado pelo o uso de um cordão contínuo e um dispositivo especial, que reduz a força necessária para o acionamento da cortina e mantém cordão sempre com o mesmo tamanho, proporcionando uma operação mais confortável.
Top Down/Bottom Up: permite a abertura da cortina partindo do topo até a parte de baixo, ou de baixo para cima, ou ainda uma combinação de ambos os movimentos, possibilitando cobrir apenas a região desejada da janela.
Duolite: a opção de acionamento duolite possibilita usar uma combinação de 2 tecidos em um único dispositivo, disponibilizando a delicadeza de um tecido transparente e a privacidade de um tecido opaco em uma mesma cortina.
Vertiglide: o acionamento vertiglide é diferenciado dos demais pois permite a aplicação horizontal da duette.
Simplicity: indicado para janelas com pequenas dimensões e de difícil acesso. Conta com uma prática alça de acionamento que oferece um controle suave. Também possui como opcional um bastão retrátil de alcance máximo de 3m.
Monocontrole : por corrente ou corda sem fim.
Motorizada : proporciona maior conforto ao usuário, melhor estética e maior durabilidade ao produto, pois oferece uma linearidade na velocidade de manuseio do produto. Pode ser acionado por controle remoto ou painel fixo, oferecendo maior comodidade ao cliente.

Abraçadeiras: 
Servem para prender a cortina. Pode ser usada apenas de um lado ou dupla. Tem de vários materiais, como strass, cristais, alumínio, pingente, tecido da própria cortina, etc.

Abraçadeira de metal, mais delicada para quarto infantil!



Abraçadeiras duplas de metal, deixando a decoração mais pesada e requintada!



Abraçadeira de tecido da própria cortina, deixando o ambiente mais discreto!



Apenas uma abraçadeira de metal! Deixando a decoração mais discreta!



Abraçadeiras dupla de pingente!

Abraçadeira de cristal!

Cortineiros:
Sanca de poliestireno ou isopor: de colocação rápida e menos sujeira, as sancas em isopor podem receber qualquer tipo de acabamento. Além de mais leves, bonitas e de fácil manutenção, trazem qualidade e sofisticação para casa.

Cortineiro de isopor com menos detalhes!

Cortineiro de isopor com mais detalhes!

Sanca de MDF: o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. 

Cortineiro de MDF! Uma opção seria colocar a placa inteira ao redor do forro como sanca, parecido com o gesso tabicado e assim esconder os trilhos da cortina!

Sanca de madeira: o ideal é pintar a madeira de branco e colocar inteira ao redor do forro e assim esconder os trilhos da cortina! 



Sanca de madeira!

Sanca de gesso: ideal para deixar os trilhos da cortina escondidos!




Gesso acartonado em toda parede! Como sanca e cortineiro!



Cortineiro de gesso apenas na janela!

Sanefa: Tira larga de tecido que se estende sobre a parte superior de uma cortina.

Cortina com sanefa! É essa tira pink que esconde os trilhos da cortina!

Bandô: Faixa decorativa, de madeira ou outro material e revestida de tecido ou pintada, que arremata a parte superior de cortinas, para esconder os trilhos ou enfeitar acima do varão.

Bandô de madeira!

Bandô de tecido!

Bando de voal!

Xale: são os tecidos que ficam nos cantos da cortina, geralmente presos por abraçadeiras.



Cortina com bandô e um xale com abraçadeira!



Cortina com bandô e dois xales com abraçadeiras!

Cuidados na hora de lavar e limpar as cortinas

O sol é o primeiro vilão das peças de tecido: desbota e faz com que o material se desgaste mais rapidamente. Nesse caso, lance mão da proteção de um forro. Para preservar a trama e eliminar o pó, outro inimigo, passe aspirador a cada dez dias, evite que o vento sugue a cortina para fora da janela e lave-a de forma apropriada ao tipo de tecido. Em geral, basta uma lavagem ao ano, mas a frequência precisa ser maior em ambientes úmidos, onde os ácaros se proliferam. Aqueles que priorizam a praticidade devem, na hora da compra, escolher um material durável e fácil de cuidar. Primeiro, aspire com o bocal de escova para tirar o pó acumulado. Retire argolas e eventuais acessórios. Coloque na máquina somente a cortina (sem o forro ou outras peças de roupa) e evite centrifugar. Se estiver muito suja, deixe-a de molho em sabão em pó por até 40 minutos. Faça a pré-lavagem sempre com água fria, ou a sujeira poderá se fixar. Na lavagem em si, a temperatura da água depende da trama, mas a maioria pode ser higienizada a quente, o que ajuda a remover manchas. Ficou na dúvida ou com medo de encolhimentos? Mande para uma lavanderia. Não é recomendado usar amaciante, que pode ocasionar manchas. A peça volta ao varão ou ao trilho para secar e se autoalisar, o que dá caimento.

Como limpar persianas
No dia a dia, utilize aspirador de pó com bocal de escova. Se preferir o espanador, passe-o nas lâminas voltadas para baixo, vire-as para cima e passe de novo. Não faça lâmina a lâmina para evitar que entortem. Para a limpeza pesada, busque mão de obra especializada. O profissional retira e devolve as persianas apenas – o motor continua instalado no local.

Como lavar cada tipo de tecido

Algodão pré-encolhido e tergal: ambos podem ser lavados na máquina e com sabão em pó comum. O algodão pré-encolhido não corre o risco de encurtar na lavagem feita com água a 60 ºC.
Linho, xantungue, algodão puro e seda: melhor confiar o serviço a uma empresa especializada, já que podem desbotar e encolher.
Poliéster: deve-se deixá-lo de molho em água fria por até 40 minutos, sem nenhum produto, e trocar o líquido três vezes. Nunca secar ao sol.
Renda: antes de ir à máquina, insira-a em um saco de proteção (disponível em lojas do ramo) e use sabão em pó.
Veludo: de vez em quando, escove-o com um pano de camurça, ligeiramente umedecido com água morna.
Voal: Lave com sabão líquido de côco. Se for branco, no enxágue, adicione uma colher de sopa de bicarbonato. Deixe a máquina em modo de lavagem delicada.
Cortina romana: use espanador. Se o modelo for de tela solar, passe um pano seco com sabão neutro.
Blackout de PVC: limpe com esponja e sabão neutro. Essa operação pode ser feita com a cortina pendurada.
Rolô: desenrole-o completamente e aspire dos dois lados com bocal de escova.
Painéis: utilize pano úmido com detergente neutro. Se o trilho for de alumínio, ajuste sempre a porca do parafuso, pois ela desrrosqueia com o uso e pode cair.

Como limpar os acessórios

Acessórios resinados ou de acrílico: somente retire o pó com uma flanela.
Bandô com estrutura de madeira: passe aspirador de pó frequentemente para não ficar encardido.
Varão, trilho e argolas cromados ou de latão: basta um pano úmido. Se os acessórios tiverem muito tempo de uso, aplique limpa prata líquido. Só tome cuidado para não deixar cair no tecido. Para evitar a ferrugem, ferva água com vinagre e mergulhe nela os anéis. Passe essa mistura também em varões e ponteiras. No caso dos trilhos, verifique sempre se não estão enferrujados ou danificados.
Varão, trilho e peças de alumínio ou madeira: empregue lustra-móveis ou um pano embebido de um pouco de óleo de cozinha. Além de manter o brilho do acabamento, esse procedimento facilita o deslize de ilhoses e argolas.

Dicas:
- Cortinas de tecidos mais modernas, geralmente as melhores opções são com estampas lisas, com cores neutras, sem bandô e xale.
- Muito usado hoje para esconder os trilhos são os cortineiros de gesso ou similares de isopor, MDF ou madeira para quem tem forro de concreto ou de outro material sem gesso.
- Não gosto de misturar tipos diferentes de cortinas, parece que algo está errado, como colocar persiana e voal, prefiro só de tecido duplo ou só de persiana, pois parece que oferece um melhor equilíbrio visual ao ambiente.
- Fiz orçamento em várias lojas e costureiras da minha cidade e cidades vizinhas. Acabei fechando com a costureira que fez minha cortina da sala do meu apê, há 5 anos atrás. Em primeiro lugar porque o orçamento dela ficou com os melhores valores, depois porque eu já conhecia o material e o trabalho dela, assim não tive medo. Ela vai me entregar a cortina pronta e colocada.

Como minha casa é toda branca, com linhas retas e com muitos vidros, precisava de uma cortina leve e que proporcionasse aconchego aos ambientes! Diferente de tecidos escuros e pesados ou cortinas como persianas, que por mais que sejam bonitas, deixam a decoração mais fria.
Por isso todas as minhas cortinas serão de tecido! Tecido liso branco, sem pregas, com trilho e compridas, da altura do forro até o piso, com 1 cm de distância do chão! Com exceção das cortinas da cozinha e do lavabo, que serão no varão de aço, cromado com ilhós prata, e serão um pouco abaixo do forro até um pouco abaixo da janela.
Nas salas farei com tecido duplo, voal e poliéster. No hall de entrada, no meu escritório, na cozinha e no lavabo apenas voal (na cozinha, além do voal ser um tecido que vai acompanhar as salas, já que o ambiente é integrado, é super fácil de lavar e secar). Nos quartos e no banheiro da suíte será com tecido duplo, voal e blackout (no banheiro da suíte, como a parede é de vidro, o ideal é ficar igual o quarto e o bom é que posso sempre deixar a janela do banheiro aberta ventilando, e o blackout e o voal é super fácil de lavar e secar).

Veja mais cortinas modernas aqui!

Estou ansiosa para ver elas prontas e colocadinhas na casa!!!
E daí mostro para vocês como ficou :D
Quem já comprou, me diz qual escolheram, se gostaram, alguma dica de limpeza!!
Comentem a vontade!


Assista abaixo meu vídeo onde falo sobre minhas cortinas, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)






112 comentários

  1. Oi Grazi!

    A sala está fácil hein, pras nossas salas, que serão priminhas, a 3 ou 4 me parecem perfeitas, compridérrimas, brancas e sem firulas!
    Gostei da ideia pra cozinha (55)!
    Já os quartos acho mais dificil.. o meu será em tons de bege.. hj tenho uma cortinha de linho bege, com barra grande, acho maravilhosa, mas é super pesada, dificil de tirar pra lavar!
    Pros quartos dos meus meninos hj são brancas, mas tenho minhas dúvidas, aliás pra vc que pensa em ter seu baby (babies) pense bem pois vc se surpreenderia se soubesse os lugares inusitados onde eles conseguem colocar os pés sujos hehehe
    Mas sejam quais forem, consultarei seu super manual quando a hora chegar!
    Beijos!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Verdade, as nossas cortinas serão priminhas, rsrs
      O bom do branco é que limpa fácil, dá para colocar Vanish e bicarbonato e limpa super bem!!
      Até vir meu baby ainda vai demorar um pouquinho... e quando ele vir quero decorar o quartinho, dai guardo a cortina e faço uma igual a decoração! Uma cortina não custa caro, o caro sai fazer para casa toda :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Tem cada uma tão linda e outras que eu nem sabia que existia....rsrsr...

    Minha maior dúvida é pra cozinha, minha pia ficará debaixo da janela como na foto 67. Tenho medo de sujar muito ou impregnar de gordura.....

    A sua garagem é toda de vidro por cima? Seria bom mesmo aquela cortina que seu esposo falou, senão o carro vai queimar no sol todo dia, né?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di queridona!
      É cortina pra todo gosto e bolso né? rsrs
      Minha pia também vai ficar debaixo da janela... e vou colocar voal, pois é um tecido leve, limpa fácil e seca muito rápido!! A gente consegue lavar e usar no mesmo dia, bem prático, a costureira me explicou :)
      Já esse modelo rolô da 67 ou romana que é bem semelhante, dá para passar uma esponja ou pano úmido com detergente neutro!
      Mas sabe que minha garagem não esquenta, fiquei impressionada!! Acredito que seja pelo pergolado mesmo, que fica sombreado sabe? E a ventilação dentro da garagem é boa, tem uma janela bem grande! E o carro passa o dia todo na rua... então esse alto investimento com cortina não será prioridade agora, rsrs... e particularmente, o que eu acho bonito é aparecer o pergolado com vidro! Mas para quem não tem pergolado, tem só vidro, dai sim indico com certeza a cortina!!
      Beijos!

      Excluir
    2. 'Queridona"??......kkkk......ai ai...Boa ideia essa da cortina de voal, hein? É prática mesmo, obrigada.

      Abraço

      Excluir
    3. Dona com querida, vira queridona!! kkk
      Você já postou novidades no seu blog, depois daquele dia que te visitei? Pergunto, porque não recebi atualização, acho que por ser restrito e também não posso acessar ele para saber se tem novidades! rsrs
      :D
      Beijos!

      Excluir
    4. Postei não amiga. Estava parada a obra. Recomecei essa semana, mas é só telhado, caixa d'água, sem graça ainda.

      Também tô trabalhado muito esses dias, depois vou por unas fotos de opções que olhei aqui pros banhos e minhas dúvidas pra cozinha. Tô precisando de ajuda na cozinha.

      Pq vc não pode acessá-lo?? Vc não consegue entrar?

      Abraço

      Excluir
    5. Quando você fizer nova postagem, tomara que apareça atualização para mim, assim fico sabendo e vou lá olhar!
      Me envia o endereço do blog de novo, vou tentar entrar... porque cliquei naquele link do convite mas o prazo já expirou e o nome eu esqueci :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Cd ambiente...de babar!
    Aqui em casa, comprei todas prontas $$$
    Acho q cortina traz aconchego...tem q ter...opções pra gostos e bolsos não faltam!
    Se tiver dom pra costura, dá até pra se fazer!

    Bjokas linda! Um ótimo dia pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka!
      Pronta também são lindas e bem mais em conta!! O meu problema são as aberturas e vidros fixos com tamanhos maiores, dai não encontro pronta de jeito nenhum, rsrs
      Verdade, quem sabe costurar vale muito a pena, porque dai só gasta com o material!
      Tenha um ótimo findi...
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Grazi! Uma mais linda que a outra, são tantas opções né?! post super completo! Acho lindo cortineiro de gesso em teto rebaixado e tabicado, no meu apê vai ser assim... beijus
    http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      São muitas opções!!
      Também acho lindo esse tipo de gesso e cortineiro, na verdade acho o mais lindo e moderno! Seu apê ficará lindo!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Grazi,

    Adorei suas inspirações, realmente guria pelo menos aqui na nossa região as cortinas são um absurdo de caro. Sou tri adianta por isso já dei uma olhadinha por cima nos preços...
    Adorei suas escolhas vão ficar lindas..

    Beijos

    http://guriadecor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Nossa, são muito caras, não pensei que fosse tanto :(
      Um orçamento que fiz o valor dava para comprar um carro novo, imagina? rsrs
      Faz bem em se adiantar e pesquisar bem...
      Que bom que gostou!! :D
      Beijos!

      Excluir
  6. Grazi, bom vc ter falado nisso, na nossa casa tb usaremos cortina na parte de pé direito duplo e estamos preocupados com o mecanismo para que a cortina possa correr no trilho. vc pensou em alguma cs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!
      O mecanismo vai ser o normal mesmo, de puxar e empurrar a cortina com a mão ou pelo cordão de tecido da própria cortina, para não ficar sujando!!
      Estava pensando na motorizada apenas nessa canto de pé direito duplo, só que se torna bem mais caro e também não sei se estraga logo! Como os tecidos são leves, vou experimentar manualmente, senão mais tarde motorizo ela!!
      Abraços!

      Excluir
  7. Excelente post Grazi!!!
    Completo e de grande ajuda.
    Estou nesse momento de orçamentos e ainda em dúvida quanto colocar cortinas ou persianas horizontais.
    Bjin

    www.reformadomeuap.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Grazi,
    Su seleção está maravilhosa como sempre.
    Eu já tive cortinas na sala e troquei por persianas,
    as cortinas ocupavam preciosos 15 cm e em ambientes
    pequenos cada cm é importante, por isso eu mudei para as persianas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Que bom que gostou :D
      Obrigada pela informação!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Uau, que dossiê completo!!!
    Bom, eu adoro voil, fica elegante e lindo em todos os ambientes.
    Aqui na casa ainda não tenho cortinas, mas no apê tínhamos uma de shantung e voil na sala, no quarto, voil decorado e blackout. Na cozinha, persiana, acho que combina muito com cozinhas modernas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fla!
      Verdade, o voil fica lindo em todos os ambientes mesmo!!
      O problema que penso da persiana na cozinha é na hora de limpar e de deixar a decoração e o ambiente frio, ainda mais sendo ambientes integrados... já cortinas como a romana e rolô são super modernas e mais aconchegantes, sem falar no voil, só que dai mais liso, sem babados e estampas!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Grazi! Muito boas inspirações. Aqui em casa tenho persianas de alumínio. Da um estilo moderno e fica muito bonito. Porém, é uma praga pra limpar. E o custo da limpeza em loja especializada é o equivalente ao de uma persiana nova. As cortinas de pano tem a vantagem de poder lavar na máquina, e dependendo do tecido nem precisa passar. Se queres cortina de tecido, uma dica para economizar com isso é comprar o tecido e procurar uma costureira conhecida da família para fazer os acabamentos. Sai muito mais barato. Ao invés de comprar ponta, eu gastaria esse dinheiro com outra coisa para a casa. Fica aqui a dica! Abços! Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      Verdade, as persianas tem esse ponto negativo na hora de limpar e também podem deixar o ambiente muito frio...
      Obrigada pela dica!! Mas o problema que no meu caso não conheço nenhuma costureira, e ainda mais bem profissional nesse ramo! Já essa que vai fazer as minhas é mais caseira, trabalha por conta própria, e por isso os valores ficaram bem melhores, comparados aos das lojas que terceirizam!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Grazi!
    Tantas cortinas maravilhosas, adorei! Gosto muito dessas de voal, mas confesso que fiquei encantada com essas com bandô e xales;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liduh!
      Realmente todas essas cortinas são maravilhosas!!
      É para todo gosto e bolso, rsrs
      Boa semana para você também...
      Beijos!

      Excluir
  12. Adorei, você tem um otimo gosto..
    A minha é branca de voal.. acho linda!

    ;)

    Beijo e ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  13. oiii

    post super completoooo!!
    já salvei aqui na minha pasta..
    ainda não comecei a escolher as cortinas do meu ape, mas vc me deu dicas valiosas!!!
    prefiro cortinas que não deixam muita luz passar pois realmente me incomoda, por isso
    não gosto dessas brancas fininhas hehehehehhehe


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Que bom que gostou :)
      Para quem gosta de escuro, a ideal é o blackout como forro!!
      Beijos!

      Excluir
  14. Grazi, não preciso me matricular em curso virtual de designer, pois já faço aqui no seu blog. Adorei as dicas, logo, logo, precisarei dessa informação para o meu apê. Bjkas flor e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Que bom saber que gostou!! rsrs... eu é que aprendo muito com vocês! :)
      Ótima semaninha...
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Grazi, perfeito esse post, uma verdadeira aula mesmo!!
    Amei a cortina da penúltima foto com detalhes em verde, linda!!
    Com certeza suas escolhas vão ficar lindas na sua casa!!
    Parabéns!

    Bjos
    Andressa
    http://nossataosonhadahumilderesidencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Grazi
    Nossa quanta imagem maravilhosa, né
    Esta fase de decoração deve ser empolgante demais!
    Obrigada pela visita
    e me avisa quando fizer o post sobre gerenciamento de obra, ok?
    Bjão
    :)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Verdade, é muita inspiração para nossas casinhas...
      E é super empolgante mesmo!!
      O post está no forno, ainda hoje sai!!! rsrs
      Beijão!

      Excluir
  17. EU Sò COMPREI A CORTINA DA SALA, AS DOS QUARTOS EU MESMA FIZ,
    NA ÉPOCA NEM SABIA COSTURAR MUITO BEM, MAS ENFRENTEI, E FICARAM LINDAS.
    E FICOU COM UM ÓTIMO PRECINHO.

    BACI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Que ótimo!!
      O bom de ter noção de costura que se economiza bastante! Eu já sou zero a esquerda em costura, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  18. Oi Grazi adorei o post, super completo e me esclareceu bastante, estava com muitas dúvidas em relação aos tecidos. Eu quero colocar no apê de voal uma bem clarinha. Ainda não decidi qual. Agora me tira uma dúvida, a parede da minha sala tem 2,5m de comprimento, para a cortina de voal ficar com aquele franzido eu devo comprar uma com tamanho maior ou neste tamanho mesmo??(quero que pegue a parede toda).

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!
      Que bom que gostou :D
      Nessa metragem o tecido ficará exato, esticado, para deixar franzido você terá que medir a largura da parede e some entre 20 e 40 cm a mais. Nessa medida, leve em consideração o tipo de tecido que for utilizar. Por exemplo, se o tecido for mais encorpado, multiplique a largura por 2. Já se for um tecido muito fino, multiplique-a por 3, pois assim você garantirá volume ao cortinado. Em seguida, meça a altura da cortina. Se optar pela cortina comprida, por exemplo, meça do varão ou teto até o piso e acrescente de 30 a 50 cm para a barra e a cabeça da cortina. Multiplicando esses valores, você terá a metragem total do tecido.
      Beijos!

      Excluir
  19. Oi Grazi,

    Adorei o Post, muito explicativo, estou nesta fase também de escolher as cortinas para casa, já fiz dois orçamentos que me deixaram com o cabelo em pé, mas felizmente são itens indispensáveis e essenciais para qualquer casa, a número 1 é a que mais gostei, porém vou fazer com tecido black-out pois minha sala de estar também será sala de tv.

    beijos e obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Que bom que gostou :D
      Aqui na sala do apê tenho a TV e tenho a cortina de voal e forro de poliéster e mesmo com a cortina toda aberta não interfere na imagem! Caso queira aproveitar a claridade natural, vê com a costureira se terá necessidade de blackout para sua sala!!
      Beijos!

      Excluir
  20. Oi Grazi,
    Amei,cada uma mais linda que a outra,ainda nem cheguei nessa etapa da decoração,e já estou sofrendo,rsrs,eu amei a 1 2 e 11 e a 61 é linda,da um ar de amplitudo e limpensa,gosto das clores claras porque dão esse ar de limpesa e claridade na medida.

    Beijinhos!!
    " Nossa casa,nosso sonho "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elly!
      Também sou fã das cores claras por isso!!
      Leveza, aconchego, iluminação natural e limpeza :D
      Beijos!

      Excluir
  21. Oi Grazi! Sou fã de persianas, aqui em casa na maioria dos ambientes elas estão presentes, exceto no quartinho da minha filha que tem voal, fica mais delicadinho... Adorei o post, super útil, pois a escolha da cortina sempre é um drama rsss. Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Sua casa é linda e de muito bom gosto!!
      As persianas devem ter ficado lindo...
      Só não gosto muito em ambiente todo branco e com vidros grandes, que é meu caso, senão o ambiente fica muito frio, sem aconchego!!
      Beijos!

      Excluir
  22. Grazi este post esta echo para mi!!!!!! Lo mejor !!! Por aquí me quedo,,,,
    Cariños
    Angelica

    ResponderExcluir
  23. Oi Grazi, maravilhoso post!!! ajudará muito todas q temos muita dúvida nessa hora.
    Eu ainda não vou colocar.....mas depois queria colocar na janela do meu quarto, sala do lado da lareira, cozinha e sala de TV.
    Gosto muito dos modelos rolê double vision ou a romana, pensei nessas de rolo pra ficar ao lado da lareira, lembra dessa minha janela? essa parede tem duas janelas compridas mas não tão largas.....O que acha?

    As suas ficarão lindas em voal, vai dar bastante movimento por ser janelas bem grandes!!!!
    tô ansiosa para vê-las!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazii!
      Acho que esse modelo rolô é a ideal para suas janelas ao lado da lareira, ficará perfeita pelo acabamento da cortina que vai cobrir apenas os vidros e não o detalhe da parede de concreto ao lado!!
      Também não estou vendo a hora de ver as cortinas no lugar!!! É o que vai fazer a maior diferença na casa, tanto pela privacidade como pelo aconchego :)
      Beijos!

      Excluir
    2. É né! tb acho q neste caso a de rolo fique melhor.....pq a janela é estreita...tem 1,00 apenas....mas tb bastante altura...ainda mais somado as duas! obrigada pela dica!!!!
      bjos

      Excluir
  24. Olá Grazi! Passei para dar uma olhadinha e fui fisgada pela sala número 5, linda nos tons que eu adoro. Já estou tendo novas ideias para a reforma da sala :)

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Seja muito bem-vinda!!
      Feliz com sua visitinha :)
      Que ótimo!!!
      Sucesso na reforma...
      Beijos!

      Excluir
  25. Oi Grazi,adorei o post sobre cortinas,a já coloquei as minhas vou postar para vcs verem!!!bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Grazi...
    Isso não se faz, guria. São tantas imagens lindas que fiquei meio zureta!!!
    Olhava uma e mirava um cantinho, especialmente a minha salinha que é um dos pontos que merecem atenção aqui na casinha, assim como a sala de jantar, MAS, cada coisa de uma vez...
    Tuuudo muito lindo.
    A combinação de cores, texturas, móveis e tecidos... Vixi santíssima. AMEEEI.
    P.s.: Talvez, isso não seja lá muito correto, mas, tentei salvar umas imagens dessas que colocaste, mas, não consegui....
    Bjos fraternos, e, continue a nos inspirar, guria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      Cortinas são tudo de bom né?
      Deixam a casa linda e muito aconchegante!!
      Para copiar você pode dar print e colar no paint, depois salvar em jpg, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  27. Oi, querida. Tá certo, farei assim, então.
    Bjos

    ResponderExcluir
  28. Oi Grazi parabéns pelo post adorei as de voal já que comprei pra minha sala esse tecido e está em "obras"..rs..
    queria te pedir o que vc acha quanto a usar cortada ao meio ou inteira? pq isso que tenho que ver agora antes de cortar ela.. e estou em dúvida..

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca!
      Fica lindo de voal!!! Leve e aconchegante...
      Não entendo bem de tecido inteiro ou cortado, rsrs... mas gosto que fique o efeito dessas primeiras imagens, acho que inteira né!!
      Beijos!

      Excluir
  29. Grazi, que loucura!!! Que tipo de cortina escolho? Qualquer uma delas, são maravilhosas. Você olha uma e diz: é esta, mas quando olha a seguinte, nossa...vem a dúvida. Pàrabéns, pelas suas dicas, todas elas, seja lá que assunto for, são dicas excelentes que nos ajudam bastante. Continue com seu trabalho formidável. As cortinas de voal, são um sonho. Parabéns e beijos.

    ResponderExcluir
  30. Esqueci de dizer, estou terminando a reforma de minha casa, no campo e já estou pesquisando o que vou usar na decoração da mesma e encontrei tudo o que queria em seu site, obrigada pelas dicas excelentes. Beijos;

    ResponderExcluir
  31. Olha eu de novo, Grazi, é para pedir uma dica: numa casa de campo, que tipo de cortinas devo colocar, as de tecido ou persianas? Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meneses!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Fico feliz em saber que gostou :)
      Para casa de campo, com certeza prefiro de tecido!
      Deixa muito aconchegante e com aquele clima de campo... persiana é uma cortina mais fria, ideal para casas modernas! Não que a de tecido não fique ótimo nas modernas, mas persiana para campo acho que não combina muito... e pode ser um tecido mais rústico, tipo o linho!! Por mais que amo o voal e um forro... forro de blackout para os quartos!!
      Beijos!

      Excluir
  32. Grazi,
    parabéns !
    É realmente uma aula e perfeita, pois, estou decorando meu apartamento,
    Mas, já tenho dúvidas.
    Como posso lavar a cortina 11, pois, pelo que parece tem ilhós de metal, então posso colocar na máquina de lavar, e não danifica o ilhós ?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Fico feliz em saber que gostou :D
      Ixi, também não tenho certeza para te responder... mas acho que não tem problemas de lavar, penso que esses ilhós não estragam, mesmo assim o ideal é você confirmar com o pessoal das cortinas e da lavanderia :)
      Beijos!

      Excluir
  33. Olá excelente blog, adorei. Porém tenho algumas duvidas, quanto a cortina tenho muita dificuldade de encontrar cortinas tão compridas, ou seja mais de 2,80, existe algum site que poderia me indicar. Gostaria de saber também como esconder um trilho de cortina, utilizando a Sanefa, saberia me dizer como é feita?, se é possível fazer em casa?, ou se existe algum lugar especifico que vende o produto?. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Geralmente você consegue só mandando fazer as cortinas sob medida!
      Para esconder os trilhos pode usar gesso, mdf ou placas tipo de isopor, procura em lojas que vendem cortinas que as vezes eles tem!!
      Beijos!

      Excluir
  34. Grazi, estou visitando seu blog pela primeira vez e amei esse post sobre cortinas! Trabalhei em uma loja desde os 15 anos e hoje sou autônoma. Visito clientes, tiro medidas, levo mostruários,ajudo a escolher as melhores opções para cada ambiente e depois cuido de tudo: compra dos materiais, costureira, instalação, fábrica no caso de persianas... enfim... a cliente só me chama e depois não se preocupa com nada! Você mandou super bem nesse "dossiê" rsrsr E olha que disso eu entendo! Parabéns! Beijinhos Mari Nahime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Obrigada!! Fico feliz em saber, ainda mais sendo um elogio de peso de quem realmente entende desse assunto :D
      Beijão!

      Excluir
  35. ONDE POSSO ENCONTRAR E COMPRAR O TECIDO DA CORTINA 23.VAZADA E BORDADA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri!
      Geralmente você encontra nas lojas que vende tecidos!!
      Também pode pesquisar na internet, talvez encontre lojas que vendam...
      Beijos!

      Excluir
    2. OBRIGADA,VOU TENTAR ACHAR NAS LOJAS DE PORTO ALEGRE,NÃO ENCONTREI NA MINHA CIDADE.

      Excluir
    3. Adri, coloca no google cortinas e nome de sua cidade, vai aparecer lojas na região!! :)

      Excluir
  36. Ola adorei o Post. Gostaria de tirar uma duvida.Na minha casa eu gosto de voal e meu marido persiana rolo,então resolvemos colocar as 2 na janela do nosso quarto. Vi algumas fotos e gostei como as duas serão neutras acredito que fique bom,porém estou em duvidas quanto ao comprimento da persiana rolo.O Voal farei comprido ate no chão eu teria tb que colocar a rolo ate no chão? a Janela é tamanho padrão. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thábita!
      Obrigada, feliz que tenha gostado!!
      Fica lindo o efeito das duas... apenas de noite você deixa a rolô aberta e só a de voal de dia, porque entra a claridade e não fica transparente, já a noite fica se não tiver o forro...
      Você pode fazer a rolô apenas do tamanho da janela, deixando 1 cm sobrando para cada lado e para baixo e a de voal para ficar mais bonito visualmente fazer até o chão, deixando 1 cm de distância do chão para não sujar com facilidade na hora de limpar o piso...
      Beijos!

      Excluir
  37. Passei aqui só pra elogiar, rs...

    Post excelente, completíssimo, vou salvar nos favoritos pra quando chegar a minha hora de comprar as cortinas!
    E vc sempre muito paciente, simpática e querida respondendo todos os comentários. Eu sempre leio o post inteiro e os comentários também, porque acabo encontrando muita informação boa neles!
    Digo isso sendo blogueira... Sei como é difícil responder todos os comentários, e eu, sinceramente, não consigo essa sua façanha hehehehe...

    Mas vou aproveitar pra fazer uma perguntinha também... A cortina de voil é uma das mais em conta? Minha casa vai ter uma janelona de 2 andares tipo a sua, só que pra piorar, vai ser bay window. Aí estou em dúvida se faço de voil ou outra...
    Eu acho linda a rolo listrada (double vision, acho), mas penso no custo e na praticidade... Como vc falou, a de voil é super prática pra lavar e tal.

    Enfim... Meus parabéns de novo, vc merece todo o sucesso do site!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Thais!!
      Fico feliz em saber que gostou e que o post foi útil... :)
      Acho que responder os comentários nos aproxima muito dos leitores, porque nem todos comentam e quem comenta precisa de uma resposta, ou pelo menos um oi da blogueira, pra saber que seu comentário foi visto! rsrs
      As cortinas de tecidos são bem mais baratas que as rolo!! Mesmo assim custam caro, porque dai junta tecido + mão de obra... acho a voil mais aconchegante e muito prática na limpeza comparada com as outras! Coloquei rolo branca só na cozinha e percebo essa diferença do restante da casa. Você também pode colocar a rolo como forro e o voil por cima, porque o voil precisa forro, coloquei uma outra de tecido poliester de forro nas salas, pois fica transparente a noite...
      Beijos!

      Excluir
    2. E bota útil nisso!

      Pois é menina, eu vi o quanto você pagou nas suas e fiquei de cara. A rolo na cozinha não suja muito? Acho que vou botar na minha também, acho linda, mas pela praticidade e preço não compensa botar na casa toda mesmo.

      Boa ideia essa de usar a rolo como forro, junta duas belezinhas! Vou pensar nisso pros quartos e sala. Obrigada de novo!

      AH, criei meu humilde bloguinho rsrsr
      Dá um oizinho lá quando sobrar um tempinho (to exigindo demais né hahaha)

      http://meucafofopitoresco.blogspot.com.br/

      BEijos

      Excluir
    3. Oi Thaís!
      Suja bastante a rolo da cozinha... não com gordura porque não cozinho, mas com bichinhos da luz, e poeira, ainda mais quando respinga alguma coisa!! Mas tem as lojas de cortinas que também fazem limpeza, então pelo menos de meio em meio ano tem que lavar tudo que fica muito sujo, ainda mais tudo branco!!
      Fica show colocar a rolo como forro e o voil por cima, vi vários ambientes assim, fica lindo!!!
      Que legal que criou o seu!! Já visitei lá e amei!!! Bem-vinda a blogosfera! :)
      Beijos!

      Excluir
  38. Arrasou no post! Como falei no face fiz a minha também em voil branco, com xale fixo num tom puxado pro marrom... como você não gosto que arraste no chão, acho meio relaxado rsss menina é muiiiiiiiito caro... estou fazendo uma por vez kkkkkkkk comecei com a sala rsss. Novamente parabéns, muito capricho neste post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eli!!!
      Que bom que gostou :D
      Fica lindo demais né amiga? E como é caro, fiz da minha casa toda de vez, porque aqui é só vidro e não tinha como não fazer pela privacidade e claridade, mas valeu a pena!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  39. Nunca vi um post tão completo sobre cortinas, parabéns!!

    ResponderExcluir
  40. Oi tudo bom? Queria a sua ajuda na escolha do tipo de persiana que usaria no meu quarto. Minha ideia inicial era uma rolo blackout, porém quero uma que não só vede a luz como uma que eu tenha controle da luz que entre no quarto. Minha porta/ janela é aquele porta balcão de 150 cm de largura por 210 cm de altura. Queria a sua ajuda na escolha do modelo e tecido.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bernardo!
      Tudo bem!! Acho que você poderia usar a cortina rolô ou romana como forro e o voal por cima, de dia deixa apenas o voal fechado e a noite para não ficar transparente e manter escuro você abre o forro.
      Abraço

      Excluir
  41. Estou numa dúvida cruel. Gostaria de colocar cortina na minha sala, mas o quarto é tão pequeno que acho que uma persiana cairia melhor. Será que dá pra fazer isso, ou se usa o mesmo tipo na casa toda (ou tudo com cortina, ou tudo com persiana).

    Giselis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Você pode usar cortinas diferentes nos ambientes, mas nos ambientes integrados precisa ser a mesma para ficar melhor visualmente. Se o quarto é pequeno, você pode usar cortina de tecido, cor clara lisa, do teto ate o chão para ampliar visualmente, se colocar cortina ate metade da parede vai diminuir mais, só coloca deixando uns 10 cm para cada lado da janela, não em toda largura da parede. Uma persiana rolo ou romana também fica aconchegante para o quarto, que pode ser só ate abaixo da janela e não ate o chão.

      Excluir
  42. nossa ,quanta cortina linda, parabéns pelo post !! e essas abraçadeiras douradas? linda, onde encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari!
      Que bom que gostou!! Você encontra em lojas de cortinas, papéis de parede e decoração.

      Excluir
  43. Olá...me ajuda por favor....será que fica legal colocar micro persiana entre os vidros na sala de estar, de jantar, cozinha e área de serviço, ficam todas na mesma parede. Eu havia pensado em colocar persianas por fora, mas li que se usa mais em quartos. O que vcs me dizem...me preocupa a questão da privacidade.Minhas aberturas vão ser em PVC. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Acho que cortinas rolo/romana e de voal/tecido para as salas fica mais elegante e aconchegante... na cozinha e lavanderia rolo.
      Beijo

      Excluir
  44. Olá, parabéns pelo site. Muito explicativo e útil. Uma loja me sugeriu além do blackout, colocar um forro com a finalidade de proteger o voil da claridade quando o blackout estiver recolhido. Há fundamento nisso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada!!
      Bom, aqui usei apenas forro e voal, quando recolho o forro fica exposto apenas o voal sem problema algum... de dia eu enxergo para fora e a noite preciso do forro porque enxergam de dentro para fora de casa. Mas não vejo necessidade de outro tecido embaixo do voal.

      Excluir
  45. to louca atrás de um cortineiro em mdf ou sanefa, mas nao sei onde comprar :/ nao achei nada online. Sabe onde encontro, por gentileza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edi!
      Pesquisa no Google... uma ideia é procurar nas lojas de decoração e construção... os meus fiz de gesso, ficam iguais os de MDF.

      Excluir
  46. Grazi, estava vendo umas fotos de tapetes redondos no Google e vim parar aqui novamente rsrsrs
    Parabéns pelo post de cortinas e persianas, está bem completo e detalhado, nem imaginei que tivesse tanta especificidade assim 😳
    Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  47. Olá Grazi, adorei todas as dicas.
    Só me tira uma dúvida, por favor.
    Tenho na minha sala 4 módulos de cortinas romanas, achei que ficou sem graça, posso colocar uma de voal de canto a canto na janela? E deixar a romana por trás? São 6 metros de janelas. Fixaria tipo a de número 28. O que você acha? Desde já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Obrigada!! Sim, você deixa a romana de forro e o voal por cima para dar movimento e leveza! Ficará moderno e aconchegante :)
      Beijos

      Excluir
  48. Oi, Grazi. Amei as suas dicas!!!Adorei as opções 1 e 2 e pretendo fazer semelhante na minha sala. Tive umas dúvidas, você poderia me ajudar? Na opção 1, o forro é necessariamente de poliester ou pode ser uma voal dupla? Qual o tipo de prega dessa opção? Na opção 2, que é um vola simples (sem forro), qual o tipo de prega que foi feito? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  49. Oi, Grazi. Amei suas dicas!! Adorei as opções 1 e 2 e pretendo fazer semelhante na minha sala. Tenho, porém, algumas dúvidas. Na opção 1, gostaria de saber qual o tipo de prega da cortina e se o forro tem que ser de poliester (ou pode ser voal duplo). Na opção 2 (que é de voal simples, sem forro) gostaria de saber qual o tipo de prega e se há tipos diferentes de voal de forma que uns fiquem mais transparentes e outros menos. Desde já grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maite!
      Obrigada!! :)
      Não sei te dizer o nome da prega, mas esse tipo da 1 é a mais usada. O forro não precisa ser de poliéster, pode ser de qualquer outro tecido. Voal duplo não é interessante porque você não terá a privacidade e escuro que precisa para olhar tv, por exemplo. Voal é sempre o mesmo, tecido fino e transparente, mas você pode usar mais tecido que deixará mais volumoso.
      Beijos

      Excluir
  50. oi Grazi, adorei suas dicas, vc sabe onde encontro bando de mdf? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Você precisa fazer em alguma marcenaria ou loja de móveis.

      Excluir