googlefc.controlledMessagingFunction

Nove Formas de Tornar Segura sua Casa para Bebês e Crianças!!!


Cuidados com os pequenos!


Como sei que a maioria tem filhos pequenos e sobrinhos, achei muito importante compartilhar essas dicas aqui! Seja para quem tem filhos, seja para quem não tem mas pretende ter (meu caso), ou para qualquer um que pode receber a visita a qualquer momento de uma criança em sua casa, filhos de familiares e amigos! Quando se trata dos pequenos, todo cuidado é pouco para evitar que eles se machuquem, pois tudo oferece risco, desde sofrer engasgo com objetos pequenos, até cair de uma escada que pode ser fatal! Então vamos há algumas dicas para deixar nossa casa receptiva para os visitantes e segura para os moradores kids!! 


Na cozinha
A cozinha não deve ser um lugar para deixar as crianças sozinhas, porque neste ambiente o perigo existe até para os adultos. A geladeira deve ter uma trava externa para limitar o acesso. Não deixe bancos próximos à janelas e, caso esta esteja junto à pia, redobre os cuidados. Quando for usar o fogão prefira as bocas do fundo, e evite que os cabos das panelas fiquem para fora do fogão chamando a atenção das crianças. Quando não estiver em uso, certifique-se que o fogão está desligado. Os objetos cortantes (facas, tesouras, espetos, etc.) devem estar guardados em gavetas com chave e se possível fora do alcance das crianças.

Interessante esse vidro acessório para o fogão! Só que podem girar os botões e mexer no forno!!

No Banheiro
É comum guardarmos no banheiro remédios, produtos de higiene e até alguns objetos pontudos, como alicates de unha e pinças. É por isso que estes elementos devem ser guardados no alto, em caixas fechadas e todos bem lacrados, afinal as pílulas coloridas podem ser facilmente confundidas com balas e doces. Os cremes para o corpo, desodorantes e produtos para higiene em geral, além de tesourinhas, lixas, pentes etc. também devem ser guardados fora do alcance das crianças para evitar intoxicações e acidentes. Quanto ao piso, é importante que esteja sempre coberto com algum tapete ou antiderrapante para impossibilitar as quedas. Outra coisa muito importante é usar um lacre no vaso sanitário, prevenindo assim, que as crianças se afoguem.

Olha a cara de decepção! rsrs... Lacre de segurança no vaso sanitário!

No Quarto
O quarto é o lugar onde, talvez, a criança passe a maior parte do tempo. É por isso que a atenção aqui deve ser maior. As portas devem ter apoios e protetores. Os móveis de cantos arredondados são mais seguros, e é importante verificar que as gavetas não possam ser usadas como uma escada para o alto e que não fiquem próximas das janelas. As camas devem conter proteções laterais com grades entre 5 e 7 cm. Os brinquedos devem ser guardados e seu estado também é essencial, a fim de que não soltem nenhuma peça que possa ser engolida. A limpeza é muito importante, principalmente se a criança ainda estiver engatinhando. As janelas também devem ter grades ou redes de proteção.

Olha a escadinha com as gavetas!

Na Sala
Um cômodo da casa nem sempre muito visitado pelas crianças, a sala de estar é um lugar de descanso, mas nem por isso devemos deixar os cuidados de lado nesse ambiente. Se por acaso existe alguma escada é importante que se limite o acesso, com grades ou um pequeno portão. Mesinhas de centro com tampa de vidro são um perigo em potencial. Todas as tomadas devem ter proteções. Se tiver alguma porta de vidro, sinalizar que existe uma porta de uma maneira criativa ajuda bastante. As plantas também merecem atenção especial e devem estar fora do alcance das crianças, porque algumas delas se forem ingeridas podem causar sérias doenças. Um cômodo bastante visitado pelas crianças, por isso também deve estar bem protegido para evitar acidentes. É muito comum que exista uma cortina, para diminuir a claridade no televisor. Nesse caso, as cortinas não devem ser de argolas e nem conter pendentes que sejam acessíveis aos baixinhos, pois podem se soltar facilmente e cair. Prefira os móveis com cantos arredondados. Se existe corredor, carpetes e tapetes facilitam a circulação e ajudam a evitar escorregões. Como há muitos aparelhos eletrônicos neste lugar, é indispensável utilizar um redutor de fio, que não só deixa tudo mais seguro como bem organizado. Os objetos decorativos devem ficar no alto, ou ser de difícil acesso para as crianças.

Precisa de tampa de proteção nas tomadas!!!

Na Lavanderia
Os produtos de limpeza são coloridos para facilitar a identificação, porém as crianças vêem as cores como algo atrativo, é inevitável. É justamente por isso que eles devem ser guardados em lugares altos ou em armários com travas. O ferro de passar roupa nunca deve ficar ligado, e quando for passar roupa e estiver esperando até que ele esquente, as crianças devem permanecer fora desse ambiente. Deixe os baldes e bacias no alto e sem nenhum conteúdo. O tanque deve ser fixo e jamais deve permanecer com água de molho.

Olhinhos brilhando achando que é brinquedo!!

Áreas Externas
As áreas externas da casa podem ser tão legais quanto preocupantes. Se você tem uma piscina, primeiramente deve tratar a água para que esteja adequada para banho. Quando não estiver usando-a, cubra a piscina com uma rede, já que as lonas formam poças e podem causar afogamento. Colocar uma cerca protetora ao redor da piscina também é uma boa opção, assim dificulta o acesso dos pequenos. Além disso, em áreas de lazer também são necessários alguns cuidados. Verifique se não existem azulejos soltos, e procure colocar pisos antiderrapantes, para que a brincadeira não termine no pronto-socorro.

Ai que medo!!

Olha o olhar de quem quer pular lá! rsrs... Assim acho mais prático! E só com vidro fica mais bonito!!

Que curioso!! A tela de proteção é muita importante!

No Jardim
Um ótimo lugar para as crianças aprenderem como plantar, cultivar a terra e como se alimentam as plantas, os jardins também devem receber alguns cuidados. Todas as ferramentas de jardinagem (e as da casa como um todo) devem ser guardadas longe do alcance das crianças ou em armários fechados, incluindo as terras que são compradas em sacos. Os sacos plásticos para lixeira também devem ser mantidos bem longe das mãozinhas infantis, pois podem causar sufocamento.

Como era bom brincar na terra!! rsrs

Na Academia
Caso sua casa tenha uma pequena academia de ginástica, é importante que esteja protegida contra acidentes, pois são muitos os aparelhos em que as crianças podem se machucar. Os pesos, até mesmo os mais leves, podem parecer inofensivos para você, mas um quilo de qualquer coisa que caia sobre uma criança pode causar ferimentos graves. É necessário, então, que estejam fora do alcance das crianças. Máquinas que precisam ser ligadas para seu funcionamento, como a esteira, devem permanecer desligadas da tomada quando estão fora de uso. Jamais deixe uma criança circular nesse ambiente sem a supervisão atenta de um adulto.

kkk


Esse post não foi para colocar medo em quem ainda não sabe o que ter um baby, assim como eu, porque podemos nos preparar que eles dão trabalho, rsrs... mas tudo é com muito amor!! Por isso deixo umas imagens fofas para nos deixar com gostinho de encomendar logo um fofinho como esses!!!




Já me imagino um dia dentro da banheira com o baby!! Será uma diversão!!!

Gostaram? 

Quem tiver mais dicas de cuidado com os pequenos, é só deixar nos comentários!!!

Que tal fazer um Curso de Decoração?


24 comentários

  1. Oiii


    como isso é importante neh??? e muitas pessoas não tomam as devidas providências... adorei o post!!

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi!
    Adorei as fotos dos bebês, que lindos!
    Precisamos fazer nossa parte e tornar o que é possível mais seguro e continuar de olho, pq esses espertinhos são super rápidos, quando vc menos espera já estão fazendo alguma arte!
    Quando pequenininhos meus filhotes aprontaram algumas, como despejar um vidro de oléo no chão, ou abrir o gás do fogão, graças a Deus eu sempre estava por perto pra consertar!
    E apesar de achar que depois de grande isso melhora, eles continuam aprontando, só muda o tipo de arte :-)

    Beijos!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Muito lindo esses bebês!! Não pude deixar de postar :)
      Sei bem como é, lembro de algumas que aprontei na infância e como irmã mais velha vi muita arte!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  3. É bem isso mesmo,tenho dois e a segurança deles pra mim é o que mais importa!!beijinhos DRI
    beijafloresnojardim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri!
      Só imagino... o dia que eu tiver o meu também quero ser bem cuidadosa, isso evita muita coisa ruim!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Que fofos! Nem posso ficar olhando pq fico querendo mais um e se tiver outro terei que declarar falência............kkkkkkkk

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      kkkkk
      Eu por enquanto me contento só em olhar também, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  5. Temos que está de olho neles e prevenir sempre.
    A minha caçula é a princesa da arte,até hoje com sete anos tenho que ficar de olho nela rsrsrs.
    Essas dicas podem evitar muitos acidentes.
    O ano passado uma vizinha minha perdeu o sobrinho de 2 anos
    ele subiu no rack que estava uma tv,aquelas pesadonas de 29 poleg,
    o rack virou e a tv caiu em cima dele,foi fatal.
    Adorei as dicas. Bjssssss Nana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Ai que triste :(
      Mas pior que é bem assim, se não tiver todo cuidado os acidentes acontecem do nada, porque eles são muito curiosos e rápidos...
      Beijos!

      Excluir
  6. Grazi,
    Isso é muito importante.
    Não podemos desgrudar os olhos deles, que eles aprontam.
    O meu gosto de fazer ARTE então eu tenho que tomar cuidado com as tintas, tesouras...
    Adorei as dicas
    Bjs
    "Dekoratie"

    ResponderExcluir
  7. Ola Grazi,estava lendo seu post sobre iluminação.

    A luz Plafon embutida pode ser instalada em teto que não tem gesso? Vc acha que instalando uma ou duas lampadas tipo plafon embutida em uma sala, o ambiente fica mal iluminado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juninho!
      O plafon embutido só no gesso mesmo, mas só pode colocar o plafon para forro de concreto, que ele fica fixado!! Vai depender da potência de cada lâmpada, se for bem forte um plafon ilumina bem!
      Abraços!

      Excluir
    2. Digo, mas você pode colocar o plafon para forro de concreto...

      Excluir
  8. Oi Grazi, seu post é mega importante, eu sou tec. em segurança do trabalho, e sou super atenta a segurança no lar tb, meu filhote ja ta com 12 anos,não é mais bebê,mas temos quer sempre ter algo chamado de percepção de risco em alerta!
    Parabens querida pelo post instrutivo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      Que legal!! Dependendo o lugar que você trabalha, você vê muito acidente e dai chega em casa, o alerta de risco nunca desliga mesmo... mas é bem assim, todo cuidado é pouco! Esqueci de comentar no post que nunca se deve deixar as crianças sozinhas em casa, porque o risco de acidente é grande né...
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Grazi, ótimas dicas, graças a Deus meu filho nunca sofreu nenhum acidente mas já tomou antiseptico bucal a pedido do priminho que era um pouco maior, mas não foi nada grave. Todo cuidado com os pequenos ainda é pouco!
    BjoBjo
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cê!
      Que bom que nunca aconteceu nada!!
      Bem isso, os pequenos precisam de atenção até quando dormem...
      Beijos!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Parabens Grazi ,por esse lindo trabalho...Você é Show!!!

    ResponderExcluir