googlefc.controlledMessagingFunction

Dicas para usar o Bicarbonato de Sódio na Limpeza!


Limpeza sem produtos químicos!!!


Você sabia que o bicarbonato de sódio além de ser usado na culinária para deixar o bolo mais fofinho, também pode te ajudar na limpeza da casa? É isso mesmo, o bicarbonato pode ser usado para limpar o tapete, remover manchas de café e chá, limpar utensílios de cozinha e também pode ter outras utilidades.
O bicarbonato de sódio é um item barato que pode substituir produtos de limpeza. Como ele é uma substância levemente alcalina, pode ser utilizado como um detergente ao entrar em contato com a gordura. 
Encontrei as dicas na internet e vim correndo compartilhar com vocês! :)
Vamos as dicas!!!




- Remova manchas de queimado: Tirar as marcas de queimado daquela assadeira é uma tortura. Para facilitar, cubra as manchas da assadeira com bicarbonato ou água quente e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, limpe a assadeira com bicarbonato de sódio e uma esponja.

- Limpe a garrafa térmica: Coloque água quente e bicarbonato de sódio dentro da garrafa térmica, esse processo irá retirar resíduos de líquidos que foram armazenados na garrafa. Depois, enxágue bem a garrafa.

- Carpetes e tapetes: Para remover manchas de gorduras, misture uma parte de bicarbonato de sódio e 4 partes de álcool. Utilize uma escova para aplicar a solução nas manchas e depois enxágue com água. Se o problema do seu carpete ou tapete é o cheiro ruim, espalhe bicarbonato e depois aspire.

- Retire odores da geladeira ou do freezer: Separe meio litro de água morna e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Despeje um pouco do líquido em um pano e limpe as prateleiras e as paredes da sua geladeira. Se o seu refrigerador não é frost-free, espere descongelar para começar a limpeza. Depois é só passar um pano para secar.

- Limpeza de pisos: Encha um balde de água morna e adicione meia xícara de bicarbonato de sódio. Utilize um esfregão ou uma vassoura para passar a solução sobre o piso e depois enxágue o piso.

- Desentupir cano de pia: Despeje no ralo de duas a quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio e em seguida jogue meia xícara de chá de vinagre.

- Retire o mofo: Para limpar locais que estão com mofo, use água e bicarbonato de sódio. Se a superfície for muito frágil, não utilize muito bicarbonato de sódio.

- Lavar a roupa: Misture uma colher de bicarbonato de sódio ao sabão em pó quando for lavar roupas brancas. O produto ajuda a tirar manchas das peças.

- Limpe esponjas e panos de limpeza: Deixe as esponjas e os panos mergulhados em uma solução com água e bicarbonato de sódio por uma noite. No dia seguinte eles estarão limpinhos.

- Tire manchas de café e chá: Ao limpar chaleiras e filtros de cafeteiras, encha o recipiente com água e adicione 2 ou 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ferva a mistura por cerca de 15 minutos. Depois que o utensílio esfriar, esfregue e enxágue com água. Para remover manchas de chá e café das xícaras, mergulhe uma esponja umedecida em bicarbonato de sódio e esfregue a superfície que está manchada.

- Limpeza de utensílios de aço inox: Dissolva o bicarbonato de sódio em água e utilize a solução para limpar e dar brilho aos itens de aço inox.

- Latas de lixo: Para limpar a lata de lixo, despeje uma solução com água com bicarbonato e deixe agir por alguns minutos.

- Limpe as panelas: Se quiser tirar manchas ou a gordura das panelas, ferva 2 xícaras de chá de água com 2 colheres de bicarbonato de sódio. Despeje a água, limpe a superfície com uma esponja salpicada de bicarbonato. Por fim, enxágue bem a panela.

- Limpeza do forno e do fogão: Despeje uma xícara de chá de amoníaco no forno. Deixe agir por algumas horas e depois utilize um pano com água e bicarbonato para fazer a limpeza. No fogão, passe uma esponja com água e bicarbonato de sódio. Em seguida, seque com um pano limpo e seco.

- Limpe a tábua de carne: Para remover odores da sua tábua de corte de madeira, esfregue a superfície com bicarbonato de sódio. Depois, é só enxaguar. Fonte

Gostaram?

Se souberem de mais dicas, deixem nos comentários!!


Que tal fazer um Curso de Decoração?

30 comentários

  1. Adorei as dicas!
    Já estou salvando aqui
    Beijão :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Grazi

    Sabia de suas propriedades, mas nunca imaginei tantas.
    Até quando vai o concurso? Tenho que lhe enviar as fotos.
    Participe do CONCURSO CULTURAL INTERNACIONAL E CONCORRA a $40 para comprar o que quiser.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha!
      São muitas né!!
      Vai até dia 20.12.13... ansiosa por suas fotinhos!!!
      Já estou participando do concurso cultural também :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Que delícia Grazi, vc sempre com novidades ótimas de que nos ajuda,amei as dicas,já vou testar duas delas na chácara no final de semana (dia da faxina) rsrsrs.

    Beijinhos!
    A Casa da Elly

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do bicarbonato não só na culinária mais também na limpeza!
    é uma ótima dica,pois muitos desconhecem e acham que limpeza só se faz com produtos caros!
    bjokas

    ResponderExcluir
  5. Oi Grazi, achei as dicas super bacanas, mais ai vai uma outra dica... não aconselho passar o bicarbonato no porcelanato, principalmente o polido, por ser em pó risca tudo, assim como o saponáceo em pó também risca... lá em casa coloquei porcelanato polido da Lotus e é uma recomendação do fabricante do porcelanato não usar nenhum desses produtos, nem sabão em pó pode...vc pode usar o saponaceo cremoso que é ótimo para limpeza e deixa um brilho lindo no piso..

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Obrigada pela dica!!!
      Bem isso, estava pensando que seria bom no piso de cerâmica ou porcelanato esmaltado, rústico, menos polido...
      Beijos!

      Excluir
  6. amei as dicas Grazy...agora que serei uma dona de uma "casa" pra chamar de minha, já anotei várias indicações!

    Um abraço!

    Juci

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não sabia que ele fazia tudo isso... ainda bem que venho aqui! E ainda bem que vc já mudou pra sua casinha né? Parabéns, eu estava esperando por essa novidade. Felicidades lá pra vocês. Espero logo logo dizer isso também rsrs... bjos e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitas né Mila!!!
      Obrigada!! E logo chega sua vez também! :)
      Fique com Deus...
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Grazi!
    Sabe que quanto mais o tempo passa mais eu fico chata com esse negócio de limpeza.. qdo tinha 20 qq coisa tava bom, dava uma limpadinha e pronto.. hj não posso ver um fio de cabelo no chão.. é engraçado isso né?
    Adorei a dica :)
    beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      É bem assim... começamos a ficar mais exigentes com tudo na verdade!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Grazi não sabia dessa utilidade do bicarbonato e adorei as dicas, bjs!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Grazi

    Amanhã seu sonho poderá se transformar em realidade. Haverá uma grande surpresa no blog e você não pode perder.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  11. Oi Grazi.
    Boas dicas. Já conheço e uso muito o bicarbonato em casa!
    Bjs. Deivi.

    ResponderExcluir
  12. Oie Grazi, eu não uso produtos de limpeza industrializados ou químicos
    Somente o vinagre bicarbonato e álcool .
    Respondendo sua duvida eu sempre usei o vinagre,uso a 17 anos Desde que me casei nunca tive problema ele so não pode ser usado em cubas de inox. no meu piso ceramico uso ele puro para limpeza em geral uso ele na agua
    Olhe aqui tem uma publicação sobre o vinagre em pisos
    http://solucoeslucymizael.com.br/limpar-rejunte-de-ceramica-e-porcelanato/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Obrigada pela dica!!!
      Vou começar usar aqui também... gostei de lavar o piso com amaciante na água, deixa o piso brilhoso e cheiroso!! Parece que demora mais para sujar :)
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Grazi ,valeu pela dica e o bom e que cada uma que comenta fala um pouco das experiências , eu sou dessas que só uso produtos industrializado,não sabia do bicarbonado e nem do vinagre na limpeza,um beijo querida e volte com mais dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Também gosto desta troca de experiências e dicas :)
      Faz um teste que você vai gostar!!!
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Grazi.
    Gostei das dicas, são ótimas.
    Beijos e tenha um ótimo dia.

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Puxa que legal!! Vou aproveitar um monte dessas dicas. Obrigada por dividir.

    ResponderExcluir