googlefc.controlledMessagingFunction

Despensas de Cozinhas Lindas!!! Veja 10 Dicas de Organização!


Espaço e praticidade!



Antigamente víamos muito esse ambiente nas casas... lembro que minha duas avós tinham, já na casa dos meus pais não, penso porque nos tempos antigos não existia mercados, apenas armazéns e vendas, então o povo comprava estoque para o ano todo, as mulheres faziam doces em conservas para meses, e esse estoque todo de alimentos  e produtos para limpeza precisava ficar bem guardado e ao mesmo tempo facilitando o uso diário, então as despensas faziam muito sucesso! Para quem não sabe, é aquele quartinho que fica ao lado da cozinha, digamos que é o closet da cozinha, armários e prateleiras na maioria sem portas, onde tudo fica de fácil visualização e acesso para o uso! Então na cozinha e na lavanderia ficavam apenas armários para guardar louças e produtos em uso, o restante ficava tudo na despensa. Hoje com a vida moderna, onde a maioria de nós estuda, trabalha e almoça fora, optamos por comprar menos produtos, conforme for faltando vamos repondo, sem estoques para não acabar estragando ou perdendo o prazo de validade, assim os alimentos ficam nos armários da cozinha e os produtos de limpeza em armários e prateleiras na lavanderia ou até no banheiro! Agora, tem quem ainda prefira colocar nos projetos atuais a boa e velha despensa, e as vezes, guarda lá tudo que sobra pela casa, virando uma bagunça... que não será o caso aqui, pois vamos nos inspirar em despensas lindas e ainda vou dar super dicas de como deixá-las organizadas para facilitar o uso dos produtos e aproveitamento de espaços!!!


Dica 1: 
- A primeira coisa a ser feita é retirar todos os produtos de dentro dos armários e prateleiras! Após feito isso, limpar com água e sabão neutro as prateleiras e o fundo dos armários. Também pode limpar com álcool gel para desinfectar. Importa que seja um produto que não deixe cheiro para não contaminar os alimentos!


Dica 2:
- Agora o próximo passo é verificar a data de validade de todos os produtos (produtos vencidos coloque no lixo)! Após fazer isso, nunca deixe produtos de limpeza junto com os alimentos! 
- Após organize os produtos por categorias e tamanhos (massas com massas, azeites com azeites, biscoitos com biscoitos, geléias com geléias, etc.)!
- Coloque os alimentos em potes de vidro, com etiqueta ao redor do vidro ou na tampa com o nome do alimento e o prazo de validade! 
- Não use prendedores de roupa para fechar sacos de alimentos (biscoitos, farinha, feijão, etc.), além de não vedarem com tanta eficiência, o que pode estragar o produto com maior rapidez, podem virar e abrir com facilidade sujando todo o armário! 
- Prefira colocar alimentos como massas, farinhas, feijão e arroz em potes de vidro (que não contamina como os plásticos e também não pega cheiro)!


Dica 3:
- Prefira colocar os pacotes de biscoitos e outras guloseimas dentro de cestos organizadores, assim as crianças pegam com facilidade e não bagunçam seu armário! 



Dica 4:
- Se sua despensa for para guardar alimentos + produtos de limpeza, então prefira fazer uma divisória no armário! Se o espaço for pequeno, então nunca misture alimentos e produtos de limpeza na mesma prateleira, quanto mais afastados melhor, devido ao cheiro e para não acabar contaminando a comida!


Dica 5:
- Use cestos organizadores para guardar outros produtos, como legumes e frutas (batatas, laranjas, etc.), panos de prato, toalhas de papel, guardanapos, talheres extras, cadernos de receitas, etc.


Dica 6:
- Dê preferência para os fardos de leite e de bebidas, assim como os de farinha e de arroz, para que fiquem bem embaixo, assim não dói as costas quando precisar buscá-los!


Dica 7:
- Aproveite as portas da despensa para colocar cestos organizadores! Assim otimiza o espaço do ambiente!


Dica 8:
- Separe um espaço para as garrafas de vidro (óleos, champagne, vinhos)! Os vinhos podem ser deitadas como em adegas ou em pé!


Dica 9: 
- Separe os temperos em vidros ou potinhos!


Dica 10:
- Despensas dentro da cozinha! Algumas escondidas por portas, outras somente com prateleiras!

Gostaram das dicas?
Alguém tem despensa?


Comentem a vontade viu!!! :)

Que tal fazer um Curso de Decoração?

26 comentários

  1. Nossa adorei o post e seu blog,eu adoro organizar a cozinha,principalmente os armarios,aproveito pra fazer isso no dia que faço compras,To seguindo seu blog,beijo!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essas ideias!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas Grazi!
    De fato organização é tudo!
    Não terei uma despensa, na verdade constava uma despensa no projeto mas eu tirei e incorporei o espaço à lavanderia.. onde pretendo fazer muitos armários e em parte deles colocar os alimentos secos.
    beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, tambem terei uma dispensa la em casa ... Me ajuda a solucionar o problema do meu corredor la no blog? http://acasanovadanina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Grazi, bom eu não abri mão de despensa na minha casa. Eu cozinho muito por aqui e sempre preciso de muitos itens, então com certeza preciso de uma boa despensa, e bem organizada, claro. Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sô!
      Dai é a melhor opção mesmo!!
      Se não fica aquela bagunça na cozinha, mistura alimentos com louças e haja espaço para tudo na cozinha...
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Grazi, amei as dicas, quando tiver a minha tão sonhada casa com certeza vou querer uma dessas. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Eu coloquei todos os produtos em potes iguais, ficou bem melhor de encontrar e organizado! Bjaum

    ResponderExcluir
  8. Oi Grazi!!!! Amei a 6 os cestos organizadores em 2 tamanhos são tão lindos...a 10 parece um closet mesmo rsrsrs tem até tapetinho! a 12 é sua cara super clean amei também a 27 notou os espaços para formas de bolo?? é ótimo, pois ocupam muito espaço no armário e não é todo dia que usamos né? Bjão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Muito legal né!!!
      Show essa despensa 27, super sob medida, amei o espaço para formas... nem tinha reparado antes, rsrs
      Beijão!!!

      Excluir
  9. Oi Grazi, amei também.
    Inclusive, me lembrou e deu ótimas dicas para organizar algumas coisinhas aqui em casa hihi.

    Bjin

    reformadomeuap.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. AMEI,BOM DEMAIS TUDO ORGANIZADINHO ASSIM.

    ResponderExcluir
  11. Organização é tudo!!!! Amei a dispensa giratória.
    Bjão
    http://detalhesdekasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Grazi, adorei as dicas, lá em casa não terei dispensa por falta de espaço, mas as dicas servem para organizar os armários também com certeza. Eu amei a dispensa da imagem 35 é linda e um luxo né, rsrs Bjão querida, valeu pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Essas dicas servem mesmo para cozinha e lavanderia!! rsrs
      Essa 35 ficou um luxo só...
      Beijão!!!

      Excluir
  13. Adorei a ideia dos cestos de vime para organizar as dispensas! Adoro o blog, pois mesmo não tendo uma casa luxuosa, você pode aproveitar algumas dicas e, inclusive, fazer adaptações para o seu orçamento. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Obrigada!
      Bem isso, podemos adaptar as inspirações nas nossas casas!! :)
      Beijos!

      Excluir