googlefc.controlledMessagingFunction

Saiba como Limpar Rejuntes Encardidos Usando Vinagre!


Fácil e eficaz


Vocês sabem o estado de sujeira que ficam os rejuntes dos pisos depois da construção ou da reforma da casa né? E quando o piso já está com um tempo de uso como fica encardido? E no banheiro quando os rejuntes dos revestimentos das paredes mofam por causa da umidade? Então, e limpar como? Pode esfregar a vontade com vários tipos de produtos e não limpa bem. Assim, há um tempo atrás descobri o segredinho do vinagre e coloquei em prática aqui nos rejuntes dos porcelanatos e para minha surpresa ficaram branquinhos em folha! E o melhor, muito simples de aplicar e nem precisa esfregar. Basta derramar vinagre branco de álcool nos rejuntes, deixar agir por uns 20 minutinhos, e então esfregar de leve com uma escovinha ou com a vassoura mesmo, sem usar muita força para não remover o rejunte, depois só lavar com água e pronto! Detalhe que costumo usar vinagre na água do balde para limpar o chão, mas assim não serve para desencardir os rejuntes, apenas para limpar os pisos. Já para os rejuntes do banheiro que estão mofados, é só aplicar com um escovinha o vinagre e deixar agir por umas 2 horas, depois lavar e xô mofo! Mas é importante ficar atento ao tipo de rejunte, no rejunte cimentício que o caso dos pisos cerâmicos não corroí, mas nos outros rejuntes como dos meus porcelanatos não pode deixar passar os 20 minutos e nem esfregar forte, bem de leve que já limpa,  se não corroí o rejunte. No meu caso, acabou corroendo um pouco na sala, onde terei que repor o rejunte, achei que fosse por má qualidade ou mal colocado, mas é devido ao vinagre ser muito ácido, mas como verão nas imagens abaixo, não estragou nada em outros lugares, onde corroeu acabei deixando passar do tempo e esfreguei forte, daí tive cuidado em outros lugares e não aconteceu o mesmo. Vem comigo ver o estado deplorável que estavam meus rejuntes dos pisos e como estão agora!


Antes: Assim estavam meus rejuntes do porcelanato polido, mesmo lavando bem o piso, não desencardia! Aqui está o vinagre aplicado, então molhado fica mais escuro, mas se percebe bem a sujeira tipo amarelado de terra vermelha de obra.

Depois: Após 20 minutos passei a vassoura de leve nos rejuntes e lavei o piso normalmente, e olha como ficou! Detalhe que meus rejuntes não são brancos, mas numa cor próxima ao piso. Nem parece o mesmo hall de entrada da imagem acima!

Olha o rejunte já limpo no lavabo e na sala ainda por limpar!

Aqui visto os rejuntes da sala ainda encardidos e no lavabo já limpinho! Que diferença hein? Detalhe dos meus rodapés branco Santa Luzia, estão vendo que eles estão encardidos, bem escuro ao redor, esses não consegui limpar com nenhum tipo de receita ou produto industrial, apenas resolvi o problema pintando eles de branco! 


Antes: Meu banheiro social já com o vinagre aplicado, percebem a sujeira saindo do rejunte sem ainda eu esfregar! Aqui usei porcelanato esmaltado, o mesmo que usei no banheiro da suite e da garagem, onde também fiz a limpeza dos rejuntes com vinagre!

 Depois: Após esfregar levemente a vassoura nos rejuntes com vinagre e lavar o piso, olha o rejunte limpinho!

Gostaram?
Agora é só colocar essa dica em prática e depois comentem aqui para me contar como foi a experiência! :)

Aproveite e curta o Facebook e siga o Instagram e fique por dentro das novidades do blog!

Que tal fazer um Curso de Decoração?

17 comentários

  1. Aii Grazi, eu pesquisei tbm em como manter o rejunte sempre limpo e achei essa fórmula, mas não tive a mesma sorte... aliás, até tive, no início! Eu usei algumas vezes no banheiro e simplesmente ele corroeu meu rejunte, acredita? no começo achei que era encardido que tinha aparecido, e não saia nunca, nem com veja nem com cif, nem com o raio que o parta e usava vinagre sem parar achando q estava fazendo o certo. Na verdade tinha comido a camada superficial. O moço da Toda Casa onde comprei o rejunte ficou de cabelo em pé quando falei que estava usando vinagre, ele disse que o vinagre é muito ácido e mesmo no começo parecendo que ele limpa, na verdade corroe a camada superficial, com o tempo vai desgastando até ficar fundo. Ele não aconselha de jeito nenhum. Nunca mais usei, mas danifiquei meu banheiro. Tive que comprar mais rejunte e reparar o problema.
    Percebi que a maioria usa em cerâmica que possui o rejunte cimenticio.. não sei se por isso não tiveram problemas.. mas é um alerta!
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Sério?
      Ótima observação, o tipo de rejunte.
      Por isso o ideal é não deixar agindo mais que 20 minutinhos e nem esfregar, apenas passar a vassoura ou escovinha de leve. Percebi mesmo que em alguns lugares meu rejunte do porcelanato corroeu, mas pensei que fosse a má qualidade do rejunte ou mal colocado, no entanto nesses lugares deixei passar um pouco dos 20 minutos. Mas no todo ele ficou uniforme, sem corroer, mas o encardido estava demais, então passar uma única vez foi o bastante, no entanto numa parte que corroeu terei que repor o rejunte.
      Agora para piso cerâmico não corrói nada devido ao tipo de rejunte. Vou colocar essa observação no final do post! :)
      Beijos!

      Excluir
  2. amei o resultado ,vou lavar os meus.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Só não deixa passar os 20 minutos e não esfrega forte, bem de leve que já limpa. Se não corro o risco de corroer o rejunte.
      Beijos!

      Excluir
  3. Que dica maravilhosa! Como aqui em casa a área onde eu tenho o porcelanato polido não ultrapassa 22m² esses dias eu limpei de joelhinhos no chão, o que mesmo assim demandou muito tempo e até uma pontinha de arrependimento kkkkk (mas depois deles limpinhos o arrependimento até passa, porque é lindo demais né). Mas essa sua dica é ótima, vou testar, obrigada! bjs

    Reformando Nosso Lar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Eli!!
      De joelhinho no chão ainda é a melhor limpeza que existe... mas demanda muito tempo e esforço, então na casa toda é quase impossível nessa correria né!! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  4. Oiii Grazi!!

    Adorei a dica, vou ter que fazer uma boa limpeza pós obra, no entra e sai de gente os rejuntes coitados já estão pretos. O meu é cor corda é um pouco mais escuro que o seu.

    Bjão, ótima semana!

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Encarde demais mesmo!!!
      Deu pra ver na foto como os meus estavam feios de vida né? Só tem que cuidar para não passar o tempo do vinagre e nem esfregar forte, se não corrói um pouco o rejunte.
      Ótima semana!!!
      Beijão!

      Excluir
  5. Grazi amei eu usava muito ele com a água, mais agora vou testar desde jeito. Eu uso vinagre em tudo e para tudo menos na comida. Amei o meu já ta na hr de limpar.. Ta ficando encardido já.

    ResponderExcluir
  6. Grazi amei eu usava muito ele com a água, mais agora vou testar desde jeito. Eu uso vinagre em tudo e para tudo menos na comida. Amei o meu já ta na hr de limpar.. Ta ficando encardido já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidy!
      Eu uso para tudo na casa também!! Coloco junto do sabão na máquina, coloco na água do balde para lavar o piso... só cuida o tempo e não esfrega forte!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Tenho em casa o porcelanato polido. Não há risco do vinagre manchar o piso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que colocar apenas no rejunte e depois de 15-20 minutos já limpar... usei aqui e não manchou meu porcelanato polido, mas pode corroer o rejunte do porcelanato que é diferente do usado nas cerâmicas comuns. Não esfrega. :)

      Excluir
  8. Respostas
    1. Não sei te dizer, não recordo o nome, mas é bem claro, parecido com a cor pérola do porcelanato.

      Excluir