googlefc.controlledMessagingFunction

10 Dicas de como Economizar Energia com a Iluminação da Casa!


Deixe a casa sustentável e economize!


Alguém levou um susto com a última conta de energia elétrica? Vi muita gente reclamando, e esses na maioria já tinham uma conta alta, e por isso temos que procurar soluções para resolver esse problema. Minha conta já tinha um valor baixo e continuou! Mas qual o meu segredo? Acreditem, minha casa é bem maior que o apartamento onde eu morava e a energia aqui é trifásica, e eu pago apenas uns R$ 30,00 a mais do que eu pagava no apartamento. Priorizei no meu projeto arquitetônico colocar muitos vidros, o que a deixou sustentável, não preciso ligar a luz durante todo o dia. Somos apenas eu e meu marido, também não utilizo ar condicionado, que é o maior vilão, uso apenas climatizador, que além de não gastar tanta energia, tem a opção de umidificar o ambiente. Meu terreno fica no alto, o que favorece por ventilar bastante e isso ajuda não esquentar tanto, também pintei toda de branco, a cor mais ideal para reter o calor das paredes. Optei também por lareira a lenha, no inverno ela dá conta da casa toda e utilizo aquecedor a óleo no banheiro e no quarto quando é muito frio. Também uso a maioria das lâmpadas de Led! Claro que tudo vai depender de quantos moradores tem na casa, o horário de permanência dentro de casa utilizando os eletrodomésticos, quantidade de banhos, roupas para lavar e passar, que será o que mais gera gastos. Mas essas dicas irão ajudar e muito a economizar e assim sobrar esse valor para utilizar em alguma coisa produtiva, como móveis, viagem ou no supermercado, já que a inflação também está em alta, e cada dia os produtos estão com um valor diferente, não é mesmo? rsrs... Vem comigo!


1- Diminua o uso de luzes acessas em sua casa


Utilize luminárias pontuais: Evite ligar as luzes da casa toda, se estiver usando somente uma parte dela. Tenha abajures junto a sofás, camas e escrivaninhas. Além de economizar, você deixará a casa muito mais aconchegante.



Utilize balizadores na escada e na parede: Assim não será necessário ligar a luz da sala para subir a escada ou do corredor para circular, por exemplo.



Utilize spots e fitas de Led: Além do efeito decorativo incrível ao redor de móveis, prateleiras e nichos, deixando apenas os sposts do gesso e as fitas de Led acessas economizará muita energia elétrica e será evitado acender a luz central do ambiente, como os pendentes, lustres e plafons.



Instale na área externa sensores de presença e de energia solar: Se fizer questão daquela iluminação na calçada, instale sensor de presença com foto-célula. À noite, a luz acenderá automaticamente sempre que alguém se movimentar ao redor. Substitua as luzes do seu jardim por luzes de energia solar.



2- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas frias ou de Led


As lâmpadas fluorescentes compactas usam quatro vezes menos energia do que as não mais utilizadas e até proibidas as incandescentes. Porém, as lâmpadas fluorescentes tem em sua composição uma pequena quantidade de mercúrio - elemento muito tóxico e prejudicial para o homem e para a natureza. Por isso, certifique-se de reciclá-las corretamente quando queimarem; já as lâmpadas de LED - como alternativa - são mais caras, mas duram mais e não contêm mercúrio, além de não atraírem insetos.

Minha suite com decoração temporária e parede de vidro no banheiro atrás da cabeceira da cama, que proporciona maior claridade natural dentro quarto e do banheiro. Lustre com lâmpadas de Led e no banheiro lâmpada fria.

3- Não deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand by"


Todos os eletrodomésticos e eletrônicos que forem possíveis tirar da tomada após o uso, irão dar uma economia considerável no final do mês. Pois mesmo em descanso continuam a usar, mesmo que em pequena quantidade, a energia elétrica. Então, não esqueça o celular e o notebook carregando, nem carregadores pendurados na tomada por motivo de segurança. 


4- Ligue o ferro elétrico uma única vez na semana


Deixe acumular a roupa da semana, para utilizar o ferro de uma só vez. Pois assim como o chuveiro, o ferro é o eletrodoméstico que mais utiliza energia, ainda mais quando se liga e desliga por diversas vezes.



5- Não demore no banho


O chuveiro elétrico é o grande vilão da conta de energia vir tão alta. Por isso coloque na opção verão e evite tomar banhos demorados, o que contribui também com a economia de água.



6- Utilize meios sustentáveis antes de construir ou reformar


Aproveite a luz solar para não ser preciso ligar as luzes durante o dia. Para isso utilize estratégias arquitetônicas aonde for possível. 

Uma delas é o uso de teto solar: seja em algum cantinho da sala ou do banheiro, onde poderá ser usado um jardim de inverno. Eu coloquei pergolado com vidro na minha garagem, como ela fica totalmente fechada pelo portão, no verão esquenta demais, já no inverno é uma beleza.


Janelas e portas de vidro transparentes: Essa opção traz muita claridade natural para os ambientes e evita o uso de energia elétrica durante todo o dia. Para isso utilize cortinas de cores claras que irão favorecer ainda mais. Utilizei blindex na sala que fica integrada ao living da casa e com a cozinha.



Panos de vidro: Assim como as janelas e portas, aquela parede toda de vidro na frente da casa, além de deixá-la moderna, também irá iluminar o dia inteiro. Usei pano de vidro no canto da fachada e na parede lateral do hall de entrada.


Minha fachada quando estava em construção, antes de colocar as cortinas!

Paredes com tijolos de vidro: Em algum canto mais escuro, como corredor, ou até mesmo na fachada da casa, pode ser usados os tijolos de vidro, que irão trazer iluminação natural para os cômodos e não será transparente, dispensando as cortinas.



Pinte a casa com cores claras: Quanto mais clara for a cor utilizada nas paredes, menos iluminação elétrica será preciso nesses ambientes. Sem falar que a cor branca é a que menos retém o calor, o que favorece em não utilizar tanto o ar condicionado. Pintei minha casa toda, interior e exterior, com tinta branca, amei o efeito visual e também de maior amplitude dos cômodos, mas aparece demais a sujeira e efeitos do tempo do lado de fora, então uma cor bege claro, creme ou cinza claro off white são as ideais.



7- Lave as roupas menos vezes 


Assim como o ferro elétrico, a máquina de lavar roupas consome muita energia, e por isso deixe acumular as roupas durante a semana para aproveitar e usar a máquina o menos possível durante a semana.


8- O último a sair apaga a luz


Não deixe lâmpadas acessas se não estiver usando o ambiente. Mesmo que for voltar mais tarde na cozinha ou no quarto, por exemplo, apague a luz e economize na conta. Também desligue a TV antes de dormir.



9- Evite o ar condicionado


Mesmo em meio a tanto calor, quando for possível, prefira deixar a casa ventilar a noite, e durante o dia utilize ventilador ou climatizador. Isso fará você economizar e muito em sua fatura de energia elétrica, pois o ar condicionado é o maior vilão da casa! Ganha do chuveiro, do ferro e da TV. Utilizo o climatizador e quando o tempo está seco ou muito quente ativo o umidificador, que permite diminuir até uns 5 graus a temperatura e faz muito bem para saúde, para as vias respiratórias.


10- Escolha eletrodomésticos com selo de economia de energia


É muito importante analisar qual o selo que tem no ar condicionado, na televisão, no aquecedor, na máquina de lavar roupas e na geladeira. Pois irão mostrar o nível de economia de energia elétrica dos produtos, e assim o quanto você irã poupar na conta de luz.



Gostaram das dicas?
Como anda a conta de energia elétrica de vocês?

Que tal fazer um Curso Online de Decoração?

10 comentários

  1. Ótimas dicas, vale a pena seguir.

    ResponderExcluir
  2. Graziii...
    Quantas dicas bacanas...
    Adorei, realmente ar - condicionado consome muito...
    Aqui no litoral catarinense este verão está muitoo quente, as vezes tentamos dormir sem ele, mas começamos a suar e temos que ligar...
    As outras dicas são super úteis também, muitas coisas já coloco em prática, mas vou dar uma avaliada e ver o que ainda posso melhorar =)

    Um ótimo findi *-*
    Beijinhos,

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala Grazi, esse calor não está fácil mesmo... minha sorte é que minha casa fica no alto e ventila muito, assim não precisei ainda do ar condicionado, ufa, rss
      Ótimo findi!!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Grazi, fiquei louca com a minha conta de luz, ultimamente tenho cuidado bastante!Super legal este teu post!bjs
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, Grazi! Adorei o post, súper completinho, como sempre. aqui em casa assim que me mudei coloquei só luzes de led, saiu mais caro na hora da compra mas já na conta de luz do mês seguinte senti a diferença brutal: veio muito mais barata! Um investimento certeiro, que valeu súper a pena.

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom quer gostou Bijou!! :)
      Bem isso... o valor do Led é maior na compra, em compensação nas contas de energia vem a grande economia... vale muito a pena!!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Grazi, a maioria das dicas eu já estou fazendo, rsrsrs meu marido já está ficando "careca" de tanta conta, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane!
      Só imagino... ainda mais que sua família é grande!! rsrs
      Beijos!!!

      Excluir