googlefc.controlledMessagingFunction

Aquecedor de Água Solar = Desperdício de Água?


Pois é! Faz um bom tempo que fiz um post sobre os tipos de aquecedores de água e para minha surpresa teve muitos comentários nada positivos para os aquecedores a gás que prometem consumo de gastos com a energia elétrica, só que em alguns casos o consumo com o gás é maior do que se fosse energia elétrica! Aff... e para piorar quem sonha em ter aparelhos ecologicamente corretos em casa, como os aquecedores solar, podem ter a grande decepção de suas vidas, após pagarem uma média de 10 mil reais nas placas, terem que aguardar alguns minutos para água quente descer do cano até seu banheiro e enquanto isso toda essa água fria ir ralo abaixo, agora multiplica isso por todo povo que usa esse sistema e veja o grande desperdício de água e os benefícios nada ecologicamente corretos para nosso planeta! Bom, eu fiz instalação do encanamento para aquecimento a gás aqui em casa, no entanto, cheguei a conclusão que usar ducha elétrica e aquecedores elétricos nas torneiras me garantiria maior economia e segurança, devido ao escape de gás que pode ocorrer. Mas no tema aquecedor solar, a leitora Márcia Coutinho de Sorocaba/SP me relatou seu drama, e achei importante compartilhar aqui no blog e saber a opinião de vocês, quem usa ou já usou o que tem a nos dizer?


"Bem, hoje achei importante comentar com você e todos que curtem seu blog o problema da falta d’água aqui na região de SP x os aquecedores solar. O que tem haver???? Bem o negocio é o seguinte: Em épocas normais, quando não há falta de abastecimento de água, quando chegamos em casa para tomar banho, ligamos o chuveiro elétrico o que acontece? Em questão de segundos temos muita água quentinha jorrando!!! Daí quem é consciente sabe o que deve fazer: se molhar, fechar a ducha se ensaboar, abrir a ducha e enxaguar e pronto! Banho tomado! Agora vamos ao sistema com aquecedor solar: A menos que exista um boller exatamente em cima de cada banheiro (o que não acontece nunca!) a água quente vai demorar um tempão pra descer no cano. Só aí você tempera com a fria. (Já notou que isto acontece também nos hotéis?) Como é o nome disso? DESPERDÍCIO! Fiz um teste em casa e enchi nada menos que quase 2 baldes de 15 litros de água fria até que a água quente apareceu... Isto acontece todos os dias, diariamente, pelo menos 2 x por dia nas residências de alto padrão de SP. (Se o tempo estiver mais frio pior, demora mais ainda). Pra onde vai toda esta água? Ninguém que construiu uma linda casa quer ter um balde dentro do banheiro na suíte, para reaproveitar a água... ou nem cabe nos micros banheiros dos apartamento de hoje em dia. Na minha cidade a água é mais cara que a energia elétrica! Quando coloquei sistema solar gastei uma fortuna com encanamento duplo e especial para água quente, pensando estar fazendo algo bom a favor do planeta, além de que faria economia, etc., etc. Puro engano. Se construir novamente (o que é bem provável pois amo casa nova!!!) jamais farei isso novamente, ponho tudo elétrico mesmo. Realmente não compensa de jeito nenhum, a conta de luz não alterou, o gasto com água triplicou... todo ano tenho que pagar manutenção das placas do aquecedor, e se cair uma geada, ferrou estraga tudo!!! E não tem garantias - Isso são coisas que “eles” não te contam, depois de ferrados a gente fica no prejuízo. Então Grazi, se desejar postar, fica o alerta pra quem está construindo: A menos que tenha um boller em cima de cada torneira, ou sistema de captação para reaproveitamento de água, o aquecedor solar não é viável, nem ecologicamente correto!" Realmente uma informação dessas é de rever conceitos urgentemente!!! Márcia, muito obrigada pelas informações! Muito útil e ainda mais não fazendo parte da realidade de todos... como aqui no RS, graças a Deus não temo ainda esse problema com a água como SP, então um comentário igual o seu de quem está usando o aquecedor e sabe bem seus prós e contras é super válido!



E então, o que vocês me dizem sobre o uso de aquecedor solar?

34 comentários

  1. Oiii

    Grazi, então, na minha casa atual, temos aquecedor solar para a piscina e para os chuveiros
    e eu penso que não compensa porque gasta muita agua, até a agua do chuveiro esquentar ele ficou aberto muito tempo, fico louca só de pensar.. então passamos a usar o elétrico normal mesmo

    Na piscina é o caos... nunca está quente quando precisamos e quando ela fica quente não precisa pois está muito calor... entende??? É meio ruim...


    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Nossa, mas dai é complicado tanto investimento para nada né!!
      Imagina ter que usar chuveiro elétrico para dar conta... e a piscina ficar fria, aff
      Obrigada pelo relato... certamente será útil para quem estiver indeciso!
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu também tenho aquecedor em casa e é essa a pura e dura realidade! desperdício total de água! dói o coração ver toda a água limpinha indo embora... e nosso dinheiro no final do mês também, para pagar a conta de água. Sem falar nas consequências desse uso irracional da água para nosso planeta..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ionice!!
      Que situação hein? Algo que diz ser ecologicamente correto, totalmente incorreto e somente dando lucro para as empresas!

      Excluir
  3. Oi Grazi
    Bom, como engenheira, não posso deixar de pensar que num caso assim ou houve um erro de projeto ou pelo menos um erro de expectativa.
    Na minha casa, nosso consumo mensal de águal é de 15 mil litros, ou seja, 500 litros por dia.
    Projetamos o aquecimento solar com um boiler de 600 litros, quer dizer, mais do que o consumo total (que claro não é somente de água quente).
    Além disso no projeto foi adicionado um controlador eletrônico, que aciona o aquecimento elétrico se necessário (caso o solar não dê conta, caso raro uma vez que em Vinhedo tem um sol pra cada um todo dia) e assim mantém os 600 litros sempre quentes - na temperatura setada por nós, além das placas serem colocadas na face correta do telhado para aproveitar ao máximo a luz solar.
    Assim não tem espera para esquentar nem desperdício de água.
    Portanto acredito que isso, bem como qualquer outra coisa numa obra, depende do quanto você planeja e entende o que está comprando.
    A minha conta de água continua sendo 1/3 da minha conta de energia elétrica, então pra mim, está funcionando.
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh e uma outra coisa.. o meu orçamento ficou em 5 mil reais, mas já vi muita gente falando que pagou ou vai pagar 10, então tem isso também, falta de orçar mais.

      Excluir
    2. Oi Ana!
      Obrigada pela informação!!!
      Certamente será muito útil para chegar aqui...
      Que bom que seu projeto do aquecedor solar deu certo! Mas pelo que vejo muda no caso de apartamento para casa e de região para região, lugares que tem pouco incidência de sol como aqui no RS é frio e nublado praticamente o dia inteiro quando inverno... dai acho que não compensa mesmo! E quando orcei aqui nenhum baixava desse valor de 10 mil!
      Beijos!

      Excluir
    3. Olá Ana Julia! Eu ainda não tenho, mas acho interessante a proposta. Uma pergunta: o controlador eletrônico foi fornecido pela mesma empresa do aquecedor? Vc pode informar qual empresa vc comprou? Bjs e Obg

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Thaís!
      Imagino a situação na casa dos teus sogros, aff... mas acho que vai muito do projeto, da região com baixa incidência solar e se for apartamento piora pela altura dos canos até chegar na ducha e fora a posição do sol nas caixas de águas dos prédios né?
      Aqui no sul não achei futuro colocar...
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Grazi,
    Eu acho que todos os sistemas geram desperdícios, infelizmente, mas concordo com a Ana Júlia acredito que seja um problema de construção do sistema também.
    Eu não estou morando na minha casa ainda, mas também optamos pelo aquecimento solar. Ao contrário da Márcia, aqui projetamos para o boiller ficar logo acima dos banheiros principais, os das suítes e também tomamos alguns cuidados, como colocar misturadores duplo comando. O instalador comentou conosco que até poderiámos usar o monocomando, como eu gostaria, mas isso torna o desperdício bem maior.
    O sistema de aquecimento solar tem um sistema que como a Ana comentou acima, de controlador eletrônico que aciona um sistema elétrico ou a gás, aqui em a casa colocamos um sistema de serpentina, que a água passa dentro da lareira e do fogão a lenha, para manter a água sempre na temperatura máxima dentro do boiler, evitando assim os desperdícios principalmente durante o inverno gelado aqui do sul.
    Pesquisamos muito antes de fecharmos com a empresa que fizemos e ao contrário do da Márcia eles dão 6 anos de garantia no sistema.
    Acho que essa questão de bom ou ruim é muito relativo, depende de cada caso.
    Espero não ter problemas com isso, depois de usar eu te conto...
    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Muito interessante esse sistema de serpentina que passa dentro da lareira e do fogão a lenha! Porque aqui no RS não há o que aqueça no frio né? rsrs... até o chuveiro elétrico vem água fria, kkk... o ruim daqui se não for uma empresa bacana, o projeto sai errado e o valor é super alto, quando orcei não encontrei por menos de 10 mil reais... e você conseguiu melhor preço? Mesmo assim minha intenção inicial era aquecedor a gás e acebei deixando de lado... estou bem feliz com minha ducha digital turbo com controle remoto!! kkk... Tomara que não tenha problemas mesmo! Acho que não terá pelo fato da serpentina... me conta mesmo!!
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Grazi, gostei muito do post, pra mim realmente o sistema de aquecimento solar não foi o que esperava mesmo,
    pode até ser que o boiler foi instalado em local errado, na torre da caixa d'agua, também temos o controlador eletrônico
    que liga automaticamente quando a temperatura baixa, mas este é elétrico, e como por aqui estamos com bandeira vermelha, já viu...se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. rsrsrsrs. O importante é pesquisar bem, ver se vale a pena o investimento, custo/beneficio. bjs, Obrigada pela oportunidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Que bom que gostou!!
      Acho muito importante registrar a realidade dos consumidores, pois nada adianta propaganda enganosa né? rsrs... e a função dos blogs é essa mesmo!!
      É uma pena que teu sistema não deu certo, mas vale a pena contratar uma assistência para trocar o controlador eletrônico e mudar a posição do boiler, refazer o projeto para gerar economia mesmo!!!
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá a todos,
    assim como a Ana Julia relatou, escrevo como leitora do blog e engenheira eletricista que concordo que o mais provável foi um erro de projeto neste caso. Obviamente existe um atraso entre o tempo de abertura do registro e a chegada da água quente, mas se este tempo é superior a 1 minuto, é um projeto mal feito, eu diria. Vejam que as duchas realmente boas têm vazão de 12L/min, ou seja, o desperdício (se vc nao quiser usar um balde para coletar essa água e depois usar na descarga) seria equivalente a 12 L por banho, o mesmo que 2 descargas do vaso sanitário, o máximo que considero aceitável. Se ela recolhe 30L de água antes de aquecer ela deveria questionar o responsável pela instalaçao. Pode ser que o bolier esteja num lugar ruim, que a tubulaçao esteja mal dimensionada, ou com muitas curvas, placas mal posicionadas, etc.

    Agora um outro ponto que creio ser também uma falha de projeto é o uso do boiler com apoio elétrico indiscriminadamente. Muita gente instala o aquecedor solar e usa uma resistência para manter a água aquecida quando o tempo está frio ou chuvoso. E somado a uma má instalação, isso pode levar a resistencia a ficar ligada por horas na madrugada, por exemplo, aquecendo uma água que ninguem vai usar. Pode ser até interessante, dependendo dos tipos de uso da água quente na casa, não ter apoio elétrico no boiler e instalar chuveiro elétrico nos banheiros. Assim, nos dias quando a água não aquecer, basta ajustar a temperatura do chuveiro e conseguir água quente no ponto de uso. Há muitos modelos de chuveiro elétrico que podem ter entrada de água aquecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Obrigada pela informação!!! Vai ser muito útil a todos nós!!
      Penso que seja isso mesmo... mas tudo vai depender da região, incidência solar, projeto e uma empresa bacana que faça o serviço correto, isso?
      Não sabia dos chuveiros com entrada de água aquecida... é uma ótima opção hein!!
      Aqui no RS o inverno é super rigoroso, analisando o custo x benefício temi colocar e me arrepender... por enquanto estou bem feliz com meu chuveiro digital turbo com controle remoto!! kkk... até fiz um post falando do meu queridinho e melhor custo zero comparado ao investimento em aquecedores de água! Mesmo assim deixei espera para aquecedor a gás na casa...

      Excluir
  8. Bom dia, Grazi, há algum tempo tenho visitado blogs sobre construção de casas, na Internet. E o seu me encantou, sua casa ficou linda, e os assuntos que voce nos traz são importantes demais pra quem está construindo. Sobre o tema dessa postagem. Tenho em minha casa, (construída por nós há 10 anos atrás) aquecimento solar, e tenho que te contar que nunca tive problemas, ele não demora muito pra aquecer a agua, e não desperdiçamos a agua fria pois temos um sistema de reaproveitamento de agua. Estamos construindo uma nova casa, e vamos instalar novamente o sistema solar, e toda agua do chuveiro será reaproveitada, assim como a da chuva. Ontem comecei um Blog sobre minha construção. Gostei demais do seu espaço, Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Obrigada pelo carinho, fico feliz em saber :D
      Bom saber de sua experiência positiva com o aquecedor solar... realmente tudo depende, da instalação, da região pela incidência solar, etc... vou lá no seu blog acompanhar tudo!!
      Beijos!

      Excluir
    2. Gostaria de saber como funciona esse sistema de reaproveitamento de agua?

      Excluir
    3. Oi José!
      Como não sou arquiteta nem engenheira, não sei te explicar, mas coloca no Google que deve aparecer muita coisa.
      Abraço!

      Excluir
    4. ola Fernanda
      como e esse sistema de reaproveitamento de água do chuveiro, pois estou colocando aquecedor solar em minha casa e queria uma forma mais pratica para aproveitar a água sem a necessidade de balde.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Grazi.
    Concordo com a Ana Júlia e a Tati. Tem muito "instalador" por ai que não faz um bom serviço. Meu irmão tem há pelos menos 5 anos e me disse que nunca teve problemas. Algumas vezes não são instalados na posição correta e ai vira mesmo um problemão.Vou instalar na casa que estou construindo, mas o sistema é a vácuo. É uma tecnologia alemã e a água esquenta mais rápido atingindo temperaturas mais altas. Fiz dois orçamentos, por enquanto, e fica em torno de 4.300 o de 400 litros, na cidade onde estou com a obra. Ele é resistente ao congelamento e à corrosão. Soube que está sendo muito usado no Sul, resiste ao granizo e se der problema basta trocar um dos tubos, não uma placa inteira. O convencional sai mais barato. Pelo que vi em alguns depoimentos tem gente superfaturando na hora de vender.Um reservatório convencional de 400 litros sai em torno de 2 mil reais, com duas placas de 2m² ( maiores) em torno de 730,00 cada dando um total de 3.460. Tem que pesquisar preços mesmo.Espero ter ajudado. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen!
      Obrigada pelas dicas!!! Bem interessante esse sistema a vácuo... realmente aqui no sul tem gente ganhando muito com aquecedores solar!! Fazer orçamentos em diversas cidades da região ainda é a melhor saída. A princípio não tenho pretensão de fazer, estou satisfeita com minha ducha elétrica... mas sei que muita gente vai ser beneficiada com essas informações na hora de decidir pelo melhor aquecimento para água!
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Grazi, na casa do meu cunhado tem este tipo de aquecedor e ele se arrependeu muito, só dá problemas, parece que é uma loteria né??? beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane!
      Nossa, que ruim isso hein!
      Parece mesmo que é uma loteria, depende da marca, do projeto, da região... melhor fazer uma assistência com uma boa empresa para tirar o máximo de vantagem do aquecedor né?
      Beijos!!!

      Excluir
  12. Olá pessoal.
    Aquecedor solar é uma maravilha!
    O que ocorre é que muitas pessoas não conhecem do assunto e são mal instruídas.
    As vezes só pensam em preço e compram qualquer aquecedor, de qualquer um.
    Em caso de grandes obras contrate um engenheiro hidráulico para fazer um projeto hidro-sanitário que contenha água quente. Procure se informar se ele tem vasta experiencia com aquecimento solar.
    Em caso de pequenos sistemas vai algumas dicas:

    1 - O Boiler deve ficar o mais próximo possível dos chuveiros.

    2 - Pressão se dá pela "altura da coluna d'água" portanto utilizem, sempre que possível, tubulações de bitolas menores, por exemplo: TIGRE, CPVC, Bitola 15. Quando o ramal for atender a vários pontos de consumo que serão utilizados AO MESMO TEMPO, aumente gradativamente essa bitola de acordo com os cálculos de vazão dos acessórios (Chuveiros, duchas, torneiras etc).
    Bitolas largas armazenam muita água "fria" e esta cairá pelo ralo até a quente chegar. Quanto maior a bitola, mais água desperdiçada. Exemplo:
    1 metro de tubo de 15mm contem 110ml de água;
    1 metro de tubo de 22mm contem 254ml de água e
    1 metro de tubo de 28mm contem 418ml de água.

    3 - Quando o Boiler ficar "longe" do ponto de consumo, verifique com engenheiro a possibilidade de fazer uma sistema de recirculação, mas coloque um "timer" programando a recirculação nos horários de maior utilização para não ficar esfriando a água já aquecida. Este processo é mais fácil de ser executado em obras em construção, mas tem várias exceções.
    4 - A instalação é mais importante que o próprio equipamento.

    Espero ter ajudado um pouquinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emerson!
      Obrigada pelas dicas!!! Acredito que ajudará a muitos que passarem por aqui.
      Abraços!

      Excluir
  13. O desperdício de água é marginal se considerado o desperdício enorme de energia elétrica de um chuveiro elétrico. Dos males o menor. Tenho um sistema com 400 litros de tubos de vácuo, litoral de Santa Catarina, e nunca mais liguei o chuveiro elétrico. E se não misturar água quente se queira de tão forte o calor. Pode ficar chovendo uma semana a fio que ele aquece até nublado e mantém a temperatura. Custo de R$ 5500 (instalado em 2015). Água quente no banheiro, no chuveiro, na cozinha (pegar água já pelando para fazer um arroz ajuda a não perder tempo e economiza no gás), vou instalar um ramal até mesmo para a máquina de lavar roupas e outro para a de lavar louças! Se algum dia não aquecer o suficiente, o que nunca ocorreu, basta então girar a "rodinha" do termosistem e ter o elétrico de volta a ativa. Nunca liguem o sistema de apoio elétrico, pois com o sistema de tubos de vácuo não é necessário, se for necessário é só usar o elétrico do seu chuveiro normal, que a propósito, vai gastar menos porque vai pegar uma água morna ao invés de gelada para aquecer. Ao longo de décadas de uso, tenha certeza, a diferença na conta de luz é enorme. Só não instalem placas de cobre ou alumínio, isso é ultrapassado, ainda mais em regiões mais frias, onde as placas soltam todo o calor à noite. Tem que ser tubos de vácuo que não soltam o calor após o aprisionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar essas informações!! Com certeza sera valido para todos que chegarem ate aqui.

      Excluir
  14. Olá, sou engenheiro civil e especialista em instalações prediais, no caso em questão, o problema está emtre o ponto de consumo de água quente e o aquecedor, ou seja, a tubulação, que pode estar distante, superdimensionada ou até com problemas de isolamento térmico, infelizmente este problema passa batido por construtores e instaladores, mas ainda existem pessoas que sabem como resolver, assim como eu, para isso cada caso deve ser analisado individualmente para buscar a melhor relação custo x benefício para atender as necessidades do cliente. Nunca é tarde para fazer sua casa funcionar corretamente.

    ResponderExcluir
  15. Olá Grazi! Meu nome é Carlos.
    Li várias pessoas reclamando sobre o desperdício de água no banho quando se tem um sistema de aquecimento solar. Na casa da minha mãe tínhamos esse problema...o chuveiro passava mais de 2 minutos aberto até sair água quente.
    Há pouco tempo construí minha casa (até utilizei muitas informações do seu site para evitar erros) e em conversa com a Lorenzetti fiz a instalação do chuveiro elétrico combinado com um sistema de aquecimento solar. Diversos modelos, não só dessa marca, são compatíveis com aquecimento solar. Desta forma evita-se o desperdício de água. Utilizo um chuveiro eletrônico, que é mais pratico devido a vareta seletora de temperatura. No começo do banho ligo o chuveiro e quando a água começa a esquentar mais diminuo a temperatura, assim economizando energia elétrica. Há um novo modelo da Hydra que até elimina essa questão de ter que regular o chuveiro manualmente. Você escolhe a temperatura no começo do banho (38º por exemplo) e ele mantém o tempo todo esta temperatura, regulando sozinho a resistência se houver necessidade. Pelo o que o vendedor da marca nos informou, o chuveiro até acende uma luz vermelha informando que é necessário abrir mais o registro de água fria para obter a temperatura que você solicitou.
    Li diversas situações sobre o uso do aquecedor solar antes de decidir instalar. Optei pela instalação para gerar um economia de energia elétrica no verão. Mas já estava ciente de que, para evitar o desperdício de água e para ter um banho mais confortável nos dias de frio intenso, seria necessário instalar um chuveiro elétrico. Não me arrependo. E deixo como sugestão esta opção a quem está iniciando sua obra.
    E com relação a custos, pesquisem bastante! Realmente varia muito. Obtive orçamentos desde R$ 5.000,00 até quase R$ 10.000,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos!
      Super bacana!!! Acredito que assim valha muito mais a pena mesmo, especialmente aqui no sul :)
      Obrigada pelas informações!

      Excluir