googlefc.controlledMessagingFunction

Minha Lareira à Lenha! Saiba Fazer um Fogo Duradouro!


 Delícia de fogo e chá quentinho! Detalhe da minha caneca de onça fofa que ganhei de aniversário!! rsrs

Gente linda, o frio chegou de vez aqui no RS!!! Hoje de dia estava 11 ºC e a noite está em média uns 7 ºC... já em Gramado que é aqui ao lado, essa madrugada deve chegar a 0 graus! Haja lareira, ar quente e aquecedores, para aquecer tanto frio por aqui!! O bom do inverno é a gastronomia, comidas pesadas, massas, pinhão, chocolate quente, fondue, ficamos melhor vestidos com casacões e botas, e claro, a pele e o cabelo ficam lindos, nada de suor e oleosidade... por outro lado, o frio dói, vem as gripes e resfriados, mas olhando pelo ponto positivo da estação é o aconchego da casa fechada com a lareira acessa e comidinhas deliciosas! Aqui em casa eu ganho na economia de energia elétrica usando lareira a lenha, além do prazer daquele cheirinho campeiro de lenha queimando, de mexer a brasa e fazer fogo! Bom, mas antes de se mudar eu não tinha lareira no apê onde eu morava e dai apanhei nas primeiras vezes que fui fazer fogo, a lenha não queimava e quando queimava não durava e logo apagava tudo! Aff... então pesquisei bastante até acertar e agora acendo rapidinho a lareira e fica aquelas labaredas de fogo enormes! Delícia!!! Vou ensinar quem não sabe como manter o fogo acesso e quem deseja visitar a serra gaúcha e quiser acender a lareira do hotel já vai aprender rapidinho... para isso precisa jornal, lenha seca e gravetos! Vem comigo conferir...
1- Pegue 2 folhas de jornais, não de revista colorida, jornal mesmo, e enrole. 
2- Erga as 2 pontas e comece a trançar uma ponta na outra. 
3- Faça de 8 a 10 tranças de jornal, pois serão elas que darão início ao fogo e irão alimentá-lo até a lenha incendiar. 
4- Agora coloque umas 4 tranças lado a lado, mais umas 2 atravessadas em cima, pegue lenhas finas e gravetos para dar início, nunca toras grossas, pois irão demorar a acender e não vai dar certo. Monte tipo uma arapuca com a lenha, 2 ou 3 lenhas erguidas ao redor do jornal e mais 1 lenha no meio, coloque restante das tranças de jornais em cima e nas laterais embaixo da lenha. 

NUNCA use álcool ou outros componentes químicos para acender fogo da lareira ou churrasqueira, pois além de ser muito perigoso de provocar incêndio, o fogo que começa forte termina rapidamente, mas quando alimentado devagar, logo se prolonga e se mantém. Outra dica, a lenha precisa estar seca, nunca molhada ou úmida, e uma das melhores lenhas são a de pinos e de eucalipto, tem alguns tipos que cheiram mal e outras que não duram nada, desperdício de madeira.



 Agora que a lenha mais fina e as tranças de jornais estão acertados, use um isqueiro ou palito de fósforo para incendiar as pontas dos jornais, e tire para longe o isqueiro para não ter perigo de explosão.

Em menos de 5 minutos o fogo já estará forte... até começar a surgir as brasas, que serão elas que vão aquecer e manter a lareira sempre acessa e queimando até as lenhas mais grossas!

Minha lareira ficou enorme! Então centralizo a lenha no meio para frente, sempre cuidando as faíscas e as brasas que podem rolar para fora e queimar o chão e o tapete. O ideal é comprar uma grade de inox ou ferro para colocar na frente da lareira!

Fogo a todo vapor!

Minha lareira fica no pé direito duplo da sala de estar! A TV fica nessa parede, e coloquei suporte de ferro atrás e uma certa distância da parede, assim nunca tive problemas com o calor do fogo na TV!

Detalhe do kit lareira, com ferro de mexer a brasa, ferro de puxar a lenha, pá e vassourinha!

 Pode vir inverno! Estamos preparados! rsrs

 Casa Clean em clima de inverno!

 Olha que aconchegante que fica a sala com a lareira acessa! 

Gostaram?
Me contem, vocês também tem lareira? Como fazem o fogo?
Logo volto para falar mais da decoração da sala e das novidades!!

16 comentários

  1. Oi! que linda!!eu moro em sc também tá bem frio, mas eu só tenho lareira elétrica, adoro ela...bjs

    ResponderExcluir
  2. Que linda! Sempre quis ter uma em casa também; acho lindo e aconchegante, principalmente no frio! <3

    Beijos,
    Inara
    www.casinhaarrumada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa muiiiito aconchegante mesmo!! Vale super a pena Inara!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Grazi, eu ainda não tenho mas no nosso projeto da casa nova tem uma lareira bem lindinha... beijosss!!!

    ResponderExcluir
  4. Que delicia hein amiga uma lareira acesa , bom eu acho super lindo e eleganterrimo a casa que tem , a minha nao foi planejada isso :( que foi uma pena se tivesse pensado antes na parede la da sala que tem canjiquinha eu faria tb uma lareira agora ja é tarde ... mas penso em talvez fazer la no soton ainda nao sei bem se vai dar certo mas penso ... quem sabe né da certo e um dia a grana de tb pra fazer rss . Mas confesso que tenho medo de por fogo em casa rss estou traumatizada depois que minha casa pegou fogo :(
    beijocas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma delícia mesmo Paty!
      Pena mesmo não ter planejado... mas você consegue adaptar alguma coisa sim... ou quem sabe uma elétrica ou a gás!! Quanto a medo de pegar fogo não precisa, pois quando está acessa estamos sempre de olho, jamais deixar acessa e sair de casa ou ir dormir...
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, flor....
    É sem dúvida, o nosso inverno, uma estação que propicia possibilidades muito pitorescas...E aquecer-se junto ao fogo de uma lareira é muito gostoso.
    Adorei as dicas...E, como pela primeira vez na vida, temos uma lareira, vou observar direitinho o passo a passo.
    Bjos carinhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      Nosso inverno não é fácil né? rsrs... que legal! Você vai amar ter uma lareira quentinha em casa!!!
      Beijos!

      Excluir
  6. Grazi que delícia esta lareira, tudo de bom neste frio, né?
    Sua sala está linda e muito aconchegante,
    Bjus
    http://construindominhacasameular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oi, grazi, muito linda a tua lareira.parabéns!!! Gostaria de saber as dimensões da tua lareira.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Obrigada!! :)
      Ixi, não sei te dizer a medida, mas acho que tem 1,00x0,70

      Excluir