googlefc.controlledMessagingFunction

Gosta de Abacaxi? Saiba quais são os Benefícios da Fruta para o Organismo!

Muito apreciado em forma de suco e protagonista de deliciosas sobremesas, o abacaxi é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Além do sabor, possui nutrientes importantes para o organismo, por isso, é uma ótima opção para compor o cardápio em qualquer época do ano. Pensando nisso, a nutricionista do hospital San Paolo (SP), Flavia Salvitti, lista alguns benefícios e curiosidades sobre a fruta. Confira:

Crédito imagem Freepik

1 - Possui vitaminas e minerais

Segundo a especialista, o abacaxi é rico em vitamina C, água (quase 90%) e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. “Ele também oferece ao organismo o complexo B, potássio e alguns estudos indicam ainda a presença de cálcio”.

2 – Ajuda na digestão

“Podemos dizer que ele facilita a digestão de proteínas. A acidez da fruta, somada à acidez do estômago, aumenta a capacidade de digerir esse tipo de alimento”, explica.

3 – Tem baixo teor calórico

E para quem é ligado em dietas, Flavia dá uma boa notícia: “O abacaxi tem baixo valor calórico. Uma fatia grande contém em média 40 calorias. Recomenda-se consumir até cinco porções de fruta ao dia, mas o ideal é equilibrar a quantidade de abacaxi com outros alimentos, como banana, laranja e maçã”.

4 – Atenção ao armazenamento

Enquanto o abacaxi estiver com casca, deve ser mantido em local fresco e arejado. “Depois de cortado, recomenda-se consumir na primeira hora para aproveitar as propriedades nutricionais. Caso não seja possível, guarde a fruta na geladeira e consuma em até 24 horas”, ensina a nutricionista.

5 – Quem não deve consumir

“O abacaxi não é indicado para quem sofre de gastrite, refluxo gastresofágico, úlcera e ferimentos na boca, pois a acidez da fruta causa grande desconforto”, diz.

6 - Dica de consumo

Flavia ensina uma receita simples e rápida: “Grelhe o abacaxi com um pouco de canela e mel e, assim, terá uma sobremesa deliciosa e de baixa caloria”.

Gostaram? :)
Amo abacaxi! Consumo no suco verde e puro, além de delicioso, possui todos esses benefícios para saúde!

Falando de coisas saudáveis, confiram meu vídeo do bolo de milho!! Inscrevam-se no canal! :)

4 comentários

  1. Oi Grazi, aqui em casa somos fãs de abacaxi e por isso começamos a plantar na chácara da minha sogra, tem uma leva para a semana que vem, rsrsrs adoro!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane!
      Hummmm... que delícia!! Ainda mais orgânico, direto da chácara, rsrs
      Beijos!!

      Excluir
  2. Amooo abacaxi! Faz tempo que não como um bem docinho rs..
    E abacaxi grelhado não tem pra ninguém avemaria!!

    Beijocas, bezinha!
    ♡ Casal Be&Be ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Be!! haha
      Abacaxi assado com canela, aiiiiii que delícia!
      Beijos

      Excluir