googlefc.controlledMessagingFunction

Faça Você Mesmo: 7 Dicas de como Pintar a Casa Sozinho!

Uma nova pintura pode transformar os ambientes da casa. Cada tonalidade pode proporcionar uma sensação diferente, como tranquilidade, frescor ou aconchego. As facilidades de manuseio e utilização das tintas estimulam a prática da bricolagem. Para auxiliar os consumidores que desejam economizar e ainda serem responsáveis pela transformação do lar, Ádame Silva, coordenador da divisão de tintas da Telhanorte, orienta quais acessórios, além da tinta, devem ser utilizados.


1. O coordenador lembra que, antes de iniciar, a segurança deve ser lembrada. Utilizar itens como óculos, máscara e luvas protegem, evitam respingos nos olhos ou a inalação de poeira. Proteger o piso e os móveis também é parte importante antes de iniciar o trabalho com a pintura. “O protetor Salva Piso, a lona e a fita adesiva impedem a transferência da tinta para o chão, móveis e batentes de portas e janelas”, diz Silva. 

2. Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e as paredes niveladas. “Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica”, aconselha o coordenador.


3. Para aplicar a massa, uma espátula pode ser utilizada. Após a aplicação e a secagem da massa, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento. Para a pintura, há outros acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. “Utilize o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja. Na bandeja, é necessário retirar o excesso de tinta do rolo, evitando manchas na parede”, explica Ádame.


4. Com relação ao rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existem diversidades de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto.


5. E como calcular a quantidade de tintar para o ambiente? 
Definir a quantidade de tinta para o ambiente, sem desperdiçar ou sem a necessidade de retornar à loja para comprar mais uma unidade não é tarefa fácil. A especificação é feita por meio da metragem do espaço e do detalhamento da tinta que será empregada na superfície. 

6. “É importante lembrar que o acabamento, tecnologia e rendimento podem variar de acordo com o padrão do produto escolhido para a pintura. Por isso, há a preferência por produtos de linhagem Premium que possuem acabamentos fosco, acetinado ou semibrilho, que podem ser combinados com tecnologias de super lavabilidade, alto-rendimento, anti-mofo, propriedades e cores decorativas e até mesmo resistência à exposição ao sol e a chuva. Dessa maneira, você pode adequar a sua necessidade a um ambiente aconchegante e protegido”, reforça o coordenador.


7. E como escolher as melhores cores para pintar um ambiente?
Todos os anos os grandes fabricantes de tintas lançam as cores de tendência do ano para pintura de ambientes e reformas de móveis. Normalmente, você poderá encontrar dicas nas redes sociais e sites dos próprios fabricantes (Suvinil, Coral e Sherwin Williams) tratando de combinações de cores, estilizações de ambientes e uso de esmaltes para decorar móveis, portas, etc. Seguindo as dicas, é possível pintar facilmente as paredes da casa e o melhor: economizando.

E então, gostaram?
Pintar a casa pode ser uma tarefa divertida para se fazer em família!! rsrs
Compartilhe esse post e inscreva-se no canal TV Casa Clean

4 comentários

  1. Oi Grazi

    obrigada pelas dicas, estou qrendo pintar a casa e n qria pagar hehehehe
    vou arriscar a fazer eu msm!


    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi... aqui em casa meu marido é o pintor, desde que nos casamos ele que vem pintando tudo, o quarto das crianças, uma parede na sala e por aí vai!!!
    ótimas dicas... Beijosss!!!

    ResponderExcluir