googlefc.controlledMessagingFunction

Pergolados: 3 Dicas para Deixar suas Áreas Externas mais Charmosas!

Muitos chamam de extensão de deck. Outros de caramanchão. Mas o nome técnico pelo qual este charmoso item de decoração é conhecido chama-se “pergolado”. Os pergolados são excelentes recursos utilizados para decorar varandas, churrasqueiras, quintais e jardins em especial. Eles valorizam a área externa de uma casa e podem se tornar um excelente local para quem deseja momentos de lazer, um happy hour ao ar livre, um lanche após um banho de piscina ou mesmo para bater papo com os amigos num final de tarde! As opções são inúmeras! 

Crédito da imagem: Pexels.com

Especialmente para quem tem imóveis, este recurso pode parecer desnecessário, tendo em vista a característica climática da cidade. Contudo, aliando um projeto com vidraria, algum tipo de calefação para os dias frios e funcionalidade de abertura do espaço nos dias quentes, esta é uma ótima opção para decorar seu jardim, além do fato de que é um diferencial a mais que valoriza seu imóvel. 

O fato é que, ter uma área externa bem equipada e reconchegante em casa, indiferentemente da estação do ano, que esteja caprichada para receber familiares e amigos, um pergolado é um excelente projeto de área externa para que se possa integrar a vida dentro de casa e um contato mais íntimo com a natureza, o que consequentemente colabora para que toda a família tenha mais qualidade de vida e bem-estar. 

Espaço necessário para um pergolado

Se você dispõe de um quintal grande ou pequeno, saiba que até mesmo o menor dos espaços é uma área com potencial para vislumbrar a possibilidade de construir um pergolado. Em relação à metragem, o tamanho dessa estrutura indefere: a melhor composição é aquela que deixa a casa confortável e oferece despojamento e o uso maior de todas as áreas do seu imóvel.

Para isso, basta você definir quais são seus gostos e prioridades, buscar ideias e informações em revistas, blogs e sites da internet para se inspirar. Como vale muito a máxima de que o barato sai caro, faça um orçamento prévio e pense seriamente na possibilidade de contratar um profissional para realizar o projeto. Inúmeros arquitetos e paisagistas possuem capacidade e experiência em decoração e, com certeza, poderão dar todo o suporte necessário para que você capriche na decoração de sua área externa. 

Pela sua característica de ser um item decorativo que proporciona muita funcionalidade para os ambientes residenciais, é importante que seu planejamento estético esteja integrado ao estilo arquitetônico do restante da casa. Dentro de seu processo de construção, a ideia é que o pergolado possua um vão livre em conformidade com as dimensões das áreas de estar ou de passagem e circulação de pessoas.

Que tipo de decoração escolher

A estrutura básica de um pergolado é feita em madeira. Existem diversas opções de cores, formatos, texturas. Priorize por aquelas que possam ficar expostas ao clima, caprichando inclusive ao envernizar as mesmas, de modo a garantir uma vida útil mais longa ao produto escolhido. 

Os itens decorativos que irão compor o espaço devem ser escolhidos com muito carinho, procurando mostrar a identidade dos donos da casa. Busque por peças apropriadas, que remetam à suavidade, à natureza, às cores e ao bem-estar que a vida pode proporcionar! Evite itens escuros demais, negativos... potencialize a energia do local para que ele possa ser seu refúgio e de toda a família num momento de maior intimidade com a natureza!

Sem dúvidas, a principal delas, é que se trata de uma construção bastante simples e fácil de fazer. Em casas de condomínio fechado à venda é possível encontrar tanto espaços comuns próximos aos salões de festas e/ou parquinhos com pergolados quanto também pelos jardins individuais dos imóveis. Em sua maioria, eles são construídos para dar um ar de campo e requinte aos condomínios, sendo compostos por pilares e vigas inseridos no solo tanto no sentido longitudinal quanto transversal.

Estilos de pergolado 

Conforme já apontado, os pergolados possuem muita flexibilidade de materiais para serem construídos. É fato que a madeira é o material mais utilizado, mas cresce no mercado a busca e a utilização de pergolados de ferro, alumínio ou bambu – outro item frequentemente encontrado nas lojas especializadas. Por sua característica natural, cabe ressaltar que o uso da madeira proporciona uma atmosfera muito mais fresca e aprazível, mas que também pode ser conquistada por outros estilos de matéria-prima.

Há estilos e possibilidades para todos os gostos! Assim como para quem busca imóveis à venda existem as mais variadas disposições, metragens e estilos de casas e apartamentos. Portanto, saiba que não existe regra que possa engessar o modo de se construir um pergolado. 

Naturalmente, o queridinho da maioria das pessoas é o estilo rústico. Ele tem um charme especial e é um dos mais comuns. Contudo, nada impede que você tenha em sua casa um pergolado clássico ou moderno. Inclusive, é bastante fácil encontrar estruturas em diversas residências modelos mais leves e lineares, especialmente os feitos tendo como matéria prima o ferro. Em quaisquer modelos, procure integrar o espaço com um projeto de iluminação externa que ajudará a enriquecer ainda mais seu pergolado!

Nesse quesito, o mais interessante é deixar a imaginação fluir e que você procure, ao seu modo, desenhar um projeto original que se adeque às necessidades dos moradores e ao estilo da casa. Se desejar, ouse um pouco mais! Fuja dos modelos padrões e aproveite para utilizar cordas rústicas ou outro material para vigas de madeira. 

Indiferentemente do modelo escolhido, durante o dia, seu pergolado lhe garantirá um espaço de sombra e proteção agradável, enquanto, à noite sua iluminação será um plus que irá enfatizar a estrutura e a decoração do ambiente, que ficará muito aconchegante.


Gostaram das dicas? 
Então, mãos à obra! Coloque as ideias que mais gostou num papel e comece a traçar seu projeto pessoal de pergolado. Lembre-se de buscar por profissionais capacitados para executarem sua obra e, enquanto isso, aproveite para compartilhar esse post com parentes e amigos que circulam em suas redes sociais!



2 comentários