googlefc.controlledMessagingFunction

10 Truques Fáceis para Organizar o Closet e Guarda Roupa!

Quando se trata de arrumar e organizar nosso closet ou guarda-roupa vemos que essa tarefa pode não ser tão simples ou fácil, pois são inúmeras peças que temos que dispor da maneira certa para ficar funcional no dia a dia. Assim, vim trazer 10 dicas rápidas para nos ajudar nessa atividade e dar gosto na hora de escolher nosso look, pois vou mostrar em alguns poucos passos como eliminar o que não usamos e que só causa aquela bagunça e como arrumar as peças no lugar correto. Também dei um tapa no meu closet e vou mostrar para vocês o resultado, rs... Curiosos? Então, confiram esses 10 truques espertos para ter o armário lindo e organizado, venham comigo!


10 truques fáceis para organizar o closet e guarda roupa


1. DESAPEGUE: Tire todas as peças, roupas, calçados e acessórios dos armários e gavetas. Coloque tudo em cima da cama e comece a selecionar as peças. Desapegue daquilo que você não usa, nunca usou, ganhou e não gostou (não importa que seja presente, pois o ato de presentear que demonstra o carinho e não o produto em si, depois que ganhou você usa conforme desejar, guarde na lembrança os momentos e não as coisas, que acabam estragando, quebrando, se desejar tire uma foto e guarde de lembrança). 



A bagunça nos deixa lentos e estressados, uma casa organizada, deixa nossa mente limpa e mais produtiva. Outra opção é doar roupas para pessoas carentes ou vender em brechós online e ainda ganhar uma graninha para comprar roupas novas quando for preciso. Se desfaça de peças que estão estragadas, manchadas, com as costuras ou elásticos estourados, sapatos com solas ou saltos desgastados, roupas, calçados e bolsas que são mais simples e que já foram usados é hora de colocar no lixo, peças de marca e que tem conserto vale a pena levar na costureira, e depois passar para frente. Nunca doe coisas estragadas, manchadas ou sujas!


Acho que esse costume de acumular o que não usamos ou já usamos muito e queremos ficar apegados, que dá aquela sensação de guarda roupa cheio e sempre reclamamos que não temos o que usar, concordam? Eu prefiro ter apenas poucas peças bonitas, novas e de qualidade, do que um armário saturado de coisas usadas, velhas ou sem qualidade. Sem falar que hoje tem inúmeras lojas com peças maravilhosas e com valores super acessíveis, podemos renovar com muita frequência em cada estação e não ficar se apegando ao que já fez sucesso, rs... 


Abra espaço para novas coisas, deixe um novo ar fluir em sua casa, no closet e nos armários, isso muda totalmente a atmosfera do ambiente e nosso astral. Depois monte um look com aquilo que não quer mais e coloque para vender baratinho na internet! Olha só dois looks dos vários que fiz com meus desapegos, quem gostou e deseja comprar, sempre tenho desapegos à venda, haha

Tênis nº 37, blusa M e bolsa

Sapato nº 37, casaquinho M e bolsa

2. LIMPEZA: agora que estamos apenas com as peças que realmente desejamos usar e arrasar nessa estação, vamos limpar bem os armários, as prateleiras e gavetas. Ótima dica é colocar no balde água e um pouco de vinagre e amaciante de roupas; ou colocar em um borrifador, molhar um paninho limpo e passar em tudo! Além de deixar cheiroso, o vinagre remove o mofo e tira cheiros ruins.



Passe também o pano úmido em vinagre com água nos objetos, bolsas e roupas de couro, isso remove o mofo e hidrata o couro.


Aproveite para se inscrever no canal TV CASA CLEAN e receber muitas dicas para casa!


Use anti mofo caseiro, basta colocar num saquinho de tela ou amarrados alguns giz de cera, que irá absorver a umidade dos armários. Troque de tempos em tempos, assim que ver que a umidade está voltando.


3. CABIDES IGUAIS E MESMA POSIÇÃO: Agora que as peças estão selecionadas e os armários brilhando, vamos organizar tudo! Setorize os espaços maiores do closet ou do guarda roupa para pendurar peças maiores e compridas, como casacos e vestidos longos. Mas não é simplesmente pendurar de qualquer jeito, primeiro compre cabides novos e de preferência mais largos para não marcarem as roupas. Tem cabides diferenciados mas que nem sempre vamos encontrar novamente para repor, então escolha uma maior quantidade da mesma cor e modelo, todos de plástico transparentes, pretos ou amadeirados, por exemplo. Para saias existem os cabides com pregadores, para calças e casacos prefira os de inox que não vão entortar com o peso do jeans. Pendure as peças voltadas para fora que você visualize a frente e com os ganchos do cabide na mesma posição.

Que feio!

Bonito de se ver!

Calças penduradas com cabides mais fortes

Ótima dica usar uma tampinha de latinha para colocar dois cabides juntos e otimizar o espaço no armário

4. SEPARAR POR CORES, TIPO E TAMANHO: Não basta saber como usar os cabides, mas como dispor essas peças. Separe por cores e tamanho, para deixar bonito visualmente e funcional na hora de escolher a roupa desejada, pois você verá as claras e escuras todas juntas. Organize por tipo de peças, camisas todas juntas, vestidos todos juntos. Os mais compridos coloque nas laterais o mais próximo da sua cor, assim fica fácil a escolha e visualização do que você tem para usar. Da mesma forma as peças que são dobradas nas prateleiras, setorize por cor, tipo e tamanho. Para os armários conjugados entre casais, esse truque também é válido, pode misturar casacos pesados em um lado apenas e peças mais usadas, como camisas e calças femininas e masculinas em cada espaço.

Da esquerda para direita, escala do mais escuro para o mais claro, começando por casacos e blusas, depois saias e calças 

Camisas e casacos sociais juntos, blusas e vestidos casuais juntos


5. DOBRE AS ROUPAS NO MESMO TAMANHO: igual o truque acima, dobre as roupas no mesmo tamanho para dar uniformidade visual e deixar seus armários mais organizados e harmônicos.

Pilhas no mesmo tamanho e cores

6. USE CAIXAS ORGANIZADORAS: Tem coisas com menos utilidade, outras que não devem ser deixadas a mostra, como documentos e álbuns de fotos, para isso, utilize caixas decoradas ou simples de plástico ou tecido para organizar suas coisas, além de organizar o closet, vai decorar. Pode usar todas juntas no alto do armário ou então mesclar entre uma prateleira e outra.


7. GAVETAS COM ORGANIZADORES E PEÇAS PEQUENAS: Aproveite as gavetas, que por serem menores é ideal para guardar as peças íntimas, meias, pijamas, camisetas e roupas de praia. Para os sutiãs e meias, pode ser usadas as colmeias organizadoras.



8. SETORIZE OS CALÇADOS E BOLSAS: Prefira colocar os calçados em gavetas corrediças, nichos ou prateleiras em específico, assim ficará mais fácil a visualização na hora de escolher o look do dia. Da mesma maneira, coloque as bolsas juntas, que pode também ser usados divisórias organizadoras para quem tem muitas peças. Também pode ser colocada bolsas bonitas em destaque no closet que servirá como decoração.


9. TOALHAS E ROUPA DE CAMA JUNTOS: Escolha um espaço, de preferência na parte superior ou em algum canto dos armários para colocar as toalhas e as roupas de cama, edredons, travesseiros e colchas todos juntos, dobrados e separados por cores e tamanhos. 


10. DECORAÇÃO E PERFUME: Chegou a hora de finalizar nossa organização, então o acabamento para deixar o closet ou o guarda roupa impecável é a decoração, que pode ser feita usando uma bandeja com perfumes, seja nas prateleiras ou na penteadeira que fica dentro do closet. Pode ser usados livros, objetos decorativos, vasinhos de flores e porta retratos. 


No closet, pode ser pintada uma parede em destaque, colar tecido ou papel de parede, e usar espelhos. Use também tapete e uma banqueta moderna e sofisticada.  

   

Closet com penteadeira, papel de parede, espelho e objetos decorativos

E não basta tudo lindo, tem que também estar tudo cheiroso! Então, nunca guarde peças sujas ou com suor, lave bem as roupas e passe um pano nos calçados antes de guardar nos armários. Mas não é só isso, use também aromatizador de ambientes e borrifadores, que pode ser aqueles que compramos prontos em lojas, como também caseiros e baratinho, vou dar 2 ideias para vocês fazerem:


1. Use em um potinho com ou sem tampa sal grosso e amaciante de roupas, de preferência concentrado, misture bem e deixe escondido dentro do guarda roupa. Se optar por colocar tampa, faça furinhos na tampa para exalar o perfume. O cheirinho ficará ali por no mínimo 1 mês, quando você fará novamente.

2. Pegue um absorvente com cobertura suave, e coloque uma tampa de amaciante em toda extensão, coloque aos poucos para ir absorvendo bem, depois é só pendurar atrás de alguma roupa ou dentro de alguma gaveta, nesse caso, pode usar um protetor diário por ser menor. Também vai durar pelo menos 1 mês aquele cheirinho gostoso do amaciante.
  
No meu closet, coloquei atrás dessa pilha de roupas

Imagens via Google

Organização do closet da Casa Clean


Parte dos cabideiros e maleiro


O closet é aberto, mas tem a porta de correr toda espelhada, que ajuda preservar os armários limpos e ao mesmo tempo traz funcionalidade, por isso coloquei um espelho menor com moldura na penteadeira. Meu closet tem 3,5 metros de altura, o que faz ter muito espaço nas prateleiras, que pode ser preenchido com objetos decorativos e caixas organizadoras
  
    

Mesclei os calçados e bolsas nos nichos

Tarefa concluída

Confira mais no vídeo abaixo! Inscreva-se no canal TV Casa Clean :)



Gostaram?
Comentem a vontade e compartilhe com os amigos! 

6 comentários