googlefc.controlledMessagingFunction

Decoração de Sala e Cozinha em Conceito Aberto - Veja Ideias com Projetos 3D!

As salas e cozinha em conceito aberto são ambientes integrados sem paredes divisórias, assim o espaço é composto por mobiliários que definem o estar, jantar e cozinha. Fiz uma consultoria de decoração online com projeto 3D para cliente de SP, que tem seu apartamento com móveis e piso amadeirado, e que estavam deixando os ambientes muito escuros e menor visualmente, e a cliente desejava cores mais claras e que ficasse em um estilo mais moderno e clean. Analisei o layout do espaço e sugeri as melhores dicas e ideias através de 3 propostas diferentes para esse conceito aberto. Agora, venham comigo conferir tudo e se inspirar! Veja o post no blog AQUI.


  


Memorial descritivo

Sala de estar


"Sala de TV: O painel e o sofá troquei quando mudamos nesse apartamento, faz 1 ano e pouquinho, não quero trocar. Cheguei olhar um conjunto com 3 quadros estilo escandinavo com moldura branca, nas cores rose, cinza e amarelo, algumas almofadas no tom de prata e outras em rose e amarelo, mas vou aguardar sua consultoria para comprar conforme sua sugestão, o tapete tb quero trocar, pensei em um cinza mais escurinho num tamanho maior, q esse esta pequeno pra sala, e nas laterais do sofá não sei o que colocar."

Rack/painel: para manter esse móvel e deixá-lo mais moderno, pode ser espelhado a frente do rack, seja colocando espelho sob medida onde está as gavetas brancas ou então colocar papel espelhado adesivo. Sugiro colocar a prateleira mais para cima, uns 30 a 40 cm abaixo do teto, para que aumente visualmente o espaço, como ela está muito baixa dá a sensação de limitação que diminui visualmente o painel. Decorar com flores brancas, livros, porta retrato espelhado ou dourado.

Sofá: será mantido o mesmo, deixar centralizado em frente a TV, pode ser usado duas almofadas pretas ou cinza escuro, duas almofadas na cor dourada e no meio 3 almofadas com tom cinza, creme e rosa chá ou rose. Usar dois quadros lado a lado atrás do sofá, que podem ser preto e branco ou com moldura dourada, usei no projeto 60 x 70 cm altura cada um, mas também pode usar um grande abstrato 1,20 x 70 cm.

Mesa lateral: na lateral do sofá para a porta janela, pode ser feito sob medida um aparador baixo e retangular branco, decorar com plantinhas e objetos decorativos, pois nessa lateral será mais estreita que a outra para manter o sofá centralizado em frente a TV. Também pode deixar como está sem mesa nesse lado. Já na outra lateral do sofá pode ser usado uma mesinha redonda branca, decorar com uma luminária moderna e porta retrato.

Tapete: sugeri no projeto colocar um tapete cinza escuro peludo grande, que fique abaixo dos móveis 3,00 x 2,00 m. 

Cortina: manter a que você já tem na porta janela, que é de tecido branco do teto ao piso.

Garden seats: sugiro colocar 2 garden seats dourados ou prata, no centro da sala, pois eles servirão como mesa de centro e também como banco para sentar.

Iluminação: pode ser colocado 3 spots de Led embutidos no gesso, atrás do sofá centralizados e 3 spots acima do painel da TV, alinhados com o do sofá. No centro da sala pode ser colocado um plafon de cristal moderno 40 cm de largura x 30 cm altura. 

Sala de jantar


"Sala de Jantar: Quero trocar a mesa, quero uma de 6 lugares, a duvida é entre uma retangular com 3 cadeira de cada lado e uma quadrada com um lado encostada no balção ou painel sem cadeiras e duas cadeiras em cada um dos outros 3 lados. O painel eu não gosto, acho muito escuro e pesado já que tem o painel da TV praticamente do lado, ele tem uma parte superior e outra inferior, divido por uma prateleira, tanto em cima quanto embaixo possui um espelho no centro e duas placas de mdf de cada lado. Pra não ter que trocar tudo, pensei em tirar as placas de madeira e deixar a prateleira pra aproveitar os espelhos do centro, ai que quero ajuda não sei se colocaria espelhos também nas laterais ou algum papel de parede, ou outra coisa pra ficar mais leve a sala. Lustres tanto sala de tv quanto de jantar tb queremos trocar. Gostaria de algo na parede do painel de madeira da sala de jantar, hoje tem um espelho no meio e um painel de mdf de 55 centimetros de cada lado."

Fiz 3 propostas para você posicionar sua mesa e posição dos espelhos para que dê amplitude visual ao ambiente, pois se posicionar de forma errada não funcionalidade. Como suas salas tem piso amadeirado médio/escuro, para trazer mais claridade precisamos evitar usar móveis amadeirados escuros, também usar mais elementos frios como espelhos e vidros, que traz harmonia visual do quente da madeira.

1ª proposta

Mesa: sugiro colocar a mesa retangular com tampo de vidro branco de 6 lugares, com cadeiras estofadas cinza claro, para deixar mais clean e moderno. Que ficará encostada na bancada da cozinha, que sugiro espelhar essa bancada para dar mais claridade e sofisticação. Decorar a mesa com um arranjo grande flores brancas no centro da mesa, orquídeas ou lírios.

Espelho: nessa posição da mesa, que ficará na horizontal em relação a parede lateral, você pode manter o seu espelho na parede, remover os painéis amadeirados e a prateleira, pois ela limita o tamanho visualmente, e colocar espelhos nas laterais onde estavam o amadeirado.

Tapete: colocar um tapete cinza no tom médio, mais claro que o da sala de estar, que pode ser de fibra, para ficar mais funcional no uso da mesa, que facilita a limpeza, tamanho 2,50 x 2,00 m, para que fique posicionado embaixo de todas cadeiras quando em uso.

Buffet/aparador: sugiro retirar o buffet que você tem hoje, pois ele é amadeirado e com formado mais baixo e largo, que não deixa tão leve e sofisticado a sala. Nesse caso, prefiro posicionar nessa parede do corredor um aparador com linhas retas, espelhado, que servirá como um hall de entrada no seu apartamento. Decorar ele com um arranjo grande de flores brancas. Usar dois garden seats embaixo, na cor dourado. No projeto coloquei um aparador modelo de 1,40 de comprimento x 0,35 m de profundidade, para não atrapalhar o espaço de circulação por conta da mesa maior, pode ser menos ou mais comprido, mas a profundidade deve ser igual ou menor. Usar um espelho decorativo com efeito 3D horizontal acima do aparador, que pode ter a largura do aparador.

Parede do corredor: nessa proposta sugeri você colocar um papel de parede vinílico liso ou com estampa geométrica suave, no tom cinza claro. 

Iluminação: sugiro colocar 2 spots de led acima do aparador e 3 spots acima da parede da frente. Usar um lustre de cristal moderno acima da mesa. No projeto sugeri modelo 40 largura x 100 altura.

2ª proposta

Mesa: usar a mesma mesa retangular de 6 lugares encostada na vertical no espelho da parede. Nesse caso, você pode manter apenas seu espelho e usar papel de parede no lugar dos painéis de madeira, ou espelhar também nas laterais.

Parede do corredor: nessa proposta deixei a parede como está, sem papel de parede.

Banquetas: como nessa posição a mesa fica encostada na parede, sobra um pequeno espaço na frente da bancada da cozinha, que pode ser colocado duas banquetas pequenas para refeições rápidas, 30 cm largura x 73 cm altura. Usei um modelo contemporâneo redondo com assento amadeirado e pés metálicos.

Tapete, aparador, decoração e iluminação: igual da proposta 1.

3ª proposta

Mesa: pode ser usado um modelo quadrado de 6 lugares, encostado e centralizado na bancada. Nessa proposta sugeri retirar o espelho que fica na vertical na parede lateral, e colocar um espelho decorativo 3D igual do aparador, na horizontal. E no aparador não usar o espelho.

Parede do corredor: nessa proposta sugeri espelhar toda parede do corredor, para deixar mais sofisticado as salas.

Tapete, aparador, decoração e iluminação: igual da proposta 1.

Cozinha


"Cozinha: Acho escura também, a pedra do balcão e da pia não quero trocar, e os moveis possuem uma ótima qualidade, queria mudar a cor de alguma forma sem ter que trocar tudo, talvez modificando somente algumas partes, essas portas de vidro eram marrom, troque pelas brancas pra ver se melhorava, mas ainda acho pesado, vi sobre envelopamento, vi sobre lamina de mdf, mas não conheço nenhuma delas pra saber se fica bom ou não. Gostaria de deixar a cozinha mais clean e moderna, a sala de jantar possui um painel de madeira na parede que acho muito escuro."

Móveis: sugiro espelhar as portas do armários aéreos e as portas dos balcões da pia e da bancada revestir com lamina de mdf adesivo com brilho na cor fendi ou branco. Assim a cozinha ficará mais clean e sofisticada. Outra ideia seria colocar nas portas dos aéreos o vidro reflecta bronze, aos invés de espelho prata ou adesivo espelhado prata, que também fica sofisticado, mas mais aconchegante pela cor bronze que combina com o amadeirado do piso trazendo conforto visual. Ou então colocar tudo em laminado branco alto brilho.

Parede: sugiro colocar pastilhas adesivas abaixo dos armários aéreos, que pode ser branco com brilho, madrepérola, para deixar mais claro. Na parede lateral a coifa pode ser colocado um espelho para ampliar visualmente a cozinha ou então também usar a mesma pastilha adesiva.

Bancadas: permanecem com o granito preto.

Projetos em 3D proposta 1


Vista para sala de estar

Vista do jantar para o estar



Vista do estar para o jantar e cozinha

Vista lateral da cozinha e salas

Vista do estar para o jantar

Vista lateral da sala e cozinha

Vista lateral da cozinha

Vista da cozinha

Vista lateral da cozinha

Vista do corredor para salas

Vista do estar para o jantar


Vista para TV

Vista lateral do estar

Vista da cozinha para salas

Vista da cozinha

Vista do jantar para cozinha

Jantar e cozinha

Jantar e corredor

Antes e depois







 

Projetos em 3D - proposta 2


Vista do jantar e cozinha


Vista do estar para o jantar

Antes e depois

Projetos em 3D - proposta 3


Vista do estar para cozinha

Vista do jantar e cozinha

Antes e depois

Alterações da proposta da cozinha e sala de jantar que fiz para cliente, após a entrega da consultoria.


"Gostei da proposta 1 para sala de jantar, porém eu entendo que o espelho na parede toda ficaria melhor, mas atrás da prateleira não tem espelho, aí teria que fazer tudo do zero, teria como fazer uma proposta em cima da 1 com a prateleira no meio pra eu decidir o que fazer por favor? Sobre o balcão, qual outra sugestão você me dá sem ser espelhos, tenho medo de ficar muito espelho, já que a parede do lado todinha vai ter espelho."

Nessa proposta 1 apenas a parede do lado da mesa terá espelho, a parede maior do corredor sugeri colocar papel de parede cinza claro. Mas caso queira a ideia de espelhar toda ela também ficará ótimo para essa proposta, e poderia colocar no balcão o mesmo revestimento da cozinha e das laterais do espelho da parede da mesa.

"Sobre a cozinha eu vi o vídeo da sua, branca com um painel de madeira em cima, você acha que aqui se fizer toda branca e colocar um painel nessa faixa branca de gesso acima do armário também ficaria bom? Aí pensei num azulejo cinza pra combinar com a sala de jantar e TV, será que ficaria muita cor?" 

Que legal! A minha cozinha ficou toda branca, inclusive as bancadas, nesse caso o painel amadeirado quebrou o todo branco e trouxe mais aconchego e cor. Para sua, por seu piso ser amadeirado, acho que ficará carregada, se você quer manter os ambientes mais clean, sugiro quanto mais claras as cores melhor, além de ampliar visualmente os espaços. A ideia de fazer a cozinha com as portas todas brancas em alto brilho é ótima, além de super funcional para limpar. O revestimento do azulejo, adesivo ou mosaico cinza para rodabanca da cozinha também pode ser, mas como você já está usando muito cinza (em todas paredes, painel da TV, sofá, tapete) acho que pede um revestimento branco, inox, bronze, fumê ou espelhado nesse detalhe que fará toda diferença na decoração.

Fiz duas alterações nessa proposta 1, coloquei a prateleira com a opção de espelhar ela ou deixando na cor amadeirada. Se espelhar ela ficará com aquele efeito "invisível" na frente do espelho da parede, que deixa mais clean.

Usei o revestimento de mosaico branco 3D no balcão, na cozinha e nas laterais do espelho da mesa.

Também coloquei as portas em fendi cinza claro alto brilho e em branco alto brilho para você analisar.


Projetos em 3D


Vista da sala para cozinha com armários fendi cinza claro, revestimentos branco 3D  e prateleira espelhada na parede

Vista da cozinha e sala de jantar

Vista da sala para a cozinha com armários brancos, amadeirado no gesso e na prateleira

Vista da cozinha e do jantar

Projetos 3D Mooble
Designer de interiores Graziela Lara
Siga instagram . youtube . facebook

Faça seu orçamento gratuito e sem compromisso AQUI.


E então, gostaram?
Comentem à vontade :)

0 comentários