Construindo Minha Casa Clean: Saiba os 5 tipos de geradores de energia e como usar na sua casa!

Saiba os 5 tipos de geradores de energia e como usar na sua casa!

O gerador de energia é um aparelho que tem a capacidade de converter energia mecânica em energia elétrica. De modo geral, o dispositivo como uma fonte de energia garantida durante uma queda na corrente normal.

Painel solar e cata-vento

Esse tipo de gerador de energia possui muita utilidade em empresas e indústrias, no entanto, também é extremamente útil em residências e o dia a dia.


Pensando nessa grande utilidade, preparamos este conteúdo apresentando algumas funcionalidades do gerador de energia e como pode funcionar para a sua casa. Confira!

Qual a vantagem de ter um gerador de energia em casa?


O gerador de energia é um equipamento capaz de fornecer energia para que não hajam interrupções, mesmo diante de um blecaute. Para as residências, pode ser uma ótima garantia de conforto, pois o gerador de energia é uma fonte garantida de eletricidade.

Além de garantir a corrente elétrica, o gerador traz outras vantagens em diversos cenários. Pense no caso da parte externa da sua casa ter uma porta de ferro automática que depende de um motor para abrir e fechar.
Caso ocorra alguma queda de energia, o gerador irá ligar e providenciar a descarga elétrica necessária. Com isso o motor não para de funcionar evitando certos transtornos. 


Quais os modelos de gerador de energia?

A função principal do gerador de energia é garantir que a tensão elétrica dure mais tempo sem interromper o funcionamento dos aparelhos conectados à corrente elétrica.

Alguns modelos de geradores contam com um inversor de frequência, que é o responsável por moderar e variar a velocidade de giro do motor, manipulando e transformando a corrente elétrica emitida conforme a necessidade.


Em relação aos modelos de gerador no mercado, existem vários, sendo que o gerador de energia mecânica é o mais comum entre todos. Os modelos existentes podem ser descritos como:

Gerador Mecânico 

O gerador de energia mecânico utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica para o funcionamento dos componentes a ele conectados. Por exemplo, o alternador dos carros.


Gerador Luminoso 

O gerador luminoso transforma a energia dos raios luminosos em energia elétrica. Os painéis solares instalados em casas são exemplos do seu funcionamento.



Gerador Eólico

Esse gerador de energia integra um sistema de cata-vento ao gerador elétrico e transforma a energia eólica em energia elétrica. Por exemplo, os aerogeradores usados em grandes campos.



Gerador Químico 

Esse modelo de gerador utiliza a energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. As pilhas, que você provavelmente usa em casa no controle da televisão ou no despertador, são um bom exemplo.


Gerador Térmico 

O gerador térmico é um gerador de energia que utiliza a energia térmica e a converte em energia elétrica, como as turbinas a vapor muito utilizadas na indústria.


Tenha um gerador de energia em casa

Agora que falamos sobre os geradores e seus benefícios, qual sua opinião a respeito desse dispositivo para o uso doméstico? Ao longo deste conteúdo vimos alguns modelos e como cada um deles funciona.

No mercado existem diversos modelos disponíveis, separados entre mecânico, químico, térmico, luminoso e eólico. Cada um é responsável por converter a energia de um jeito.

Para os casos em que ocorre uma queda de energia, o gerador é responsável por manter a corrente sem interrupções, o que faz dele uma ótima opção para a sua residência, pois traz mais conforto e acessibilidade mesmo em situações de emergência. 

Imagens via Google

Vocês utilizam algum gerador? 
Aqui na Casa Clean não utilizo por enquanto, mas desejo muito o painel solar :)
Me contem aqui nos comentários sua experiência, sua opinião poderá ajudar muitos que chegarem até aqui com dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover