googlefc.controlledMessagingFunction

5 Dicas para montar e cuidar de um jardim de inverno!

Perfeitos para qualquer ambiente, os jardins de inverno são ideais para quem mora em apartamento.

Desenvolvidos por conta das adversas condições climáticas dos países europeus, os jardins de inverno possibilitaram o cultivo de espécies de plantas dentro de casa sem a necessidade de uma área externa. A prática foi bastante adotada entre os séculos XVII e XIX por famílias nobres que desejavam preservar espécies raras em seus palácios de forma a protegê-las das ações do frio extremo que castiga aquela região durante o inverno.

Imagem Freepik

Voltando aqui para o século XXI, o jardim de inverno tornou-se uma forma bastante comum de cultivar plantas em pequenos ambientes, independente de condições climáticas. Por isso são perfeitos para apartamentos e é sobre esse tema que iremos falar hoje. Confira!

Mas o que é um jardim de inverno exatamente?


Essa modalidade de cultivo de plantas funciona basicamente como uma estufa, com a diferença de que não possui fins de subsistência, ou seja, não tem como função prover alimentos para uma família ou gerar renda. Sua utilidade é decorar ambientes e dar aos moradores os benefícios de um lar cheio de plantas como ar mais puro e clima mais ameno.

A base de tudo é a luminosidade


É importante que o espaço destinado ao seu jardim de inverno tenha incidência de luz natural. A presença de uma claraboia é a saída ideal para esse tipo de projeto, porém são itens mais comuns a bairros repletos de casas, como a Vila Mariana, mas janelas convencionais também dão conta do recado. O importante é que as plantas recebem iluminação suficiente e de acordo com sua espécie.

Primeiros passos do seu jardim de inverno


Existem pelo menos duas formas mais populares de cultivar um jardim de inverno: por meio da instalação de um canteiro que torna possível às plantas que sejam arranjadas diretamente na terra ou em vasos. Isso vai depender bastante da disponibilidade de espaço que você tem em casa e também das espécies que pretende cultivar, o que nos leva ao próximo tópico.

Espécies ideais para esse tipo de jardim


As plantas mais indicadas para o cultivo em um jardim de inverno são espécies que não crescem tanto devido à natureza reduzida do lugar onde serão plantadas. Bons exemplos são a Peperômia, a Aglaonema, o Lírio-da-paz, o Pacová, a Espada de São Jorge e também as bromélias e orquídeas, sendo essas últimas com um grau de dificuldade maior no que diz respeito aos cuidados diários.

Cuidado e atenção aos detalhes


Como as plantas estarão posicionadas em lugares fechadas e com pouca incidência de iluminação solar, é importante que as plantas contem com um sistema de drenagem para que suas raízes não fiquem encharcadas. Uma forma de evitar esse cenário é adicionar areia fina à terra para que a água não se acumule no fundo do vaso. Além disso, atente-se ao adubo escolhido para cuidar da saúde de sua planta já que cada espécie possui necessidades específicas. Apesar disso, opte sempre pelas soluções mais naturais!

E por último, é interessante que você estude o básico sobre jardinagem para que tenha plena consciência do que está fazendo e de que está cuidando da melhor forma possível das novas habitantes do seu lar! Dê início ao seu projeto, encontre as melhores opções para o seu ambiente e transforme sua casa com uma área verde única e exclusiva!

Gostaram?
Comentem à vontade!!

2 comentários

  1. Oi Grazi, na nossa futura casa terá um jardim de inverno.
    Obrigada pelas dicas valiosas e inspirações.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir