googlefc.controlledMessagingFunction

Decoração de salas de estar e jantar conjugadas - Projeto online!

Venho compartilhar com vocês a decoração das salas de estar/TV e jantar integradas com a cozinha em conceito aberto, que fiz para SC. Eles estavam com muitas dúvidas de como decorar, quais cores usar, como posicionar os móveis de maneira bonita e funcional, qual iluminação utilizar, assim com as fotos e medidas dos ambientes em mãos, comecei a trabalhar na consultoria e no projeto da casa, para o resultado ser o design e decoração moderna, funcional e aconchegante como eles sonhavam! Agora, venham comigo se inspirar!!

Os clientes deixaram esse pedido: "Temos duas gatas então devemos cuidar na escolha dos tecidos e cores devido as suas garras e marcas de sujeira. Cores fortes, tons terrosos, coisa antigas não são bem vindas, quadriculados, xadrez não são bem vindos. Gostamos de quadros e imagens abstratas. Cadeiras para a bancada da cozinha (península ou ilha) terem espaço para acomodar os joelhos e altura de mesa para cadeiras padrão. Quero um aparador pequeno no hall de entrada ou nas costas do sofá, gostamos de detalhes dourados, pratas e bronze."


Memorial descritivo

Pintura: sugiro para todos os ambientes a mesma cor, para dar uniformidade e amplitude visual, cor off white, tom areia ou creme, no 3D usei a proposta com a tinta na cor Algodão Egípcio da Suvinil.

Piso: já estava definido porcelanato marmorizado polido bege claro.

Como decorar a Sala de estar/TV


Sofá: sugiro usar um sofá com chaise retrátil para que fique bem aconchegante e confortável para assistir TV. Pode ser na cor bege escuro ou marrom clarinho. No 3D usei bege com 2,60 m de largura, centralizado na frente da TV, ficando com espaço de circulação de 1,70 m do sofá com chaise fechado até a parede da TV e 1,20 m das costas do sofá até a parede do corredor. Decorar usando almofadas de tom neutro, bege, creme e dourado para deixar a sala mais elegante e sofisticada.

Lareira: na parede de frente ao sofá e que fica ao lado da escada e do vidro do canto da sala, sugeri revestir com mármore em tom creme ou bege, que pode ser Travertino romano ou Botticino Clássico, puxado para um tom de bege claro muito sofisticado e mais fosco, que foi a ideia que usei no 3D. Mas também pode ser usado a opção do mármore branco com veios acizentados como o Bianco Volakas ou Statuarieto. Outra opção é usar os porcelanatos marmorizados com esses veios em destaque, mas optar por peças maiores sem rejunte para dar esse efeito na parede. Acredito que dependendo da marca/modelo do porcelanato x o mármore, terá uma economia bem significativa no uso do porcelanato, mas visualmente o mesmo efeito e durabilidade. Centralizar a TV na lareira, que fique na altura dos olhos quando sentados. E a lareira que pode ser elétrica (onde o fogo é virtual e não emana gases) de embutir, feita sob medida para ficar mais proporcional ao tamanho da parede.Também tem a opção da lareira a gás ou a álcool de embutir. Pode ser feito e revestido com o mesmo material um aparador baixo na frente da lareira e decorar com flores e uma escultura de inox ou madeira.

Poltronas: sugiro usar duas poltronas pequenas, lado a lado, na cor bege escuro ou marrom claro, tom próximo ao sofá, de costas para escada na lateral da TV. Usei no projeto no tamanho 59 cm de largura cada, ficando um espaço de circulação na lateral do sofá de 50 cm. Na outra lateral do sofá sugeri usar uma poltrona com chaise bem confortável para descanso e leitura, além de muito sofisticada e moderna, mais próxima ao canto de vidro, usei a de design Charles Eames bege de couro.

Tapete: usar no tom próximo ao sofá, grande que fique embaixo dos pés do sofá e das poltronas, pode ser felpudo, pelo mais alto para deixar bem aconchegante. No 3D usei no tamanho 3,00 x 2,00m, na cor avelã.

Mesa de centro e lateral: para não comprometer o espaço de circulação sugiro usar uma mesa de centro retangular, que pode ser na cor off white ou amadeirado, e baixa. Usei no projeto o tampo off white com pés amadeirado no tamanho 0,90 largura x 0,60 profundidade x 0,35 altura m. Decorar com livros decorativos, objetos decorativos na cor dourado ou prata, vasos decorativos e um arranjo de orquídeas brancas, para trazer elegância a sala. Para mesas laterais usar duas iguais, redondas com tampo branco e pés amadeirados, usei no 3D 0,50 largura x 0,55 altura m. Decorar com livros e objetos decorativos, na lateral direita com um abajur grande e moderno.

Aparador: na parede atrás do sofá e entre as portas, sugiro usar um aparador espelhado bisotado ou liso, usei na cor off white com a frente espelhada, 1,23 largura x 0,76 altura x 0,36 profundidade m, decorar com esculturas, porta retratos e um arranjo de flores branca com vaso de vidro. Embaixo do aparador podem ser usados dois garden seats dourados redondos, que terão simetria com as mesas laterais redondas, podem ser usados como bancos e apoio, além de dar um efeito decorativo incrível no corredor/hall de entrada. Na parede acima do aparador podem ser usados dois quadros com estampa neutra e moldura dourada, usei no tamanho 0,45 cada largura x 0,60 altura m.

Cortina: no canto com pano de vidro fixo, sugiro usar uma cortina que pode ser persiana sob medida painel na cor creme ou branca como forro e a cortina de tecido voil na mesma cor para dar mais aconchego, o efeito do tecido quebra o frio das linhas retas e dos vidros. Usar cortineiro de gesso esconder o trilho da cortina, ficando do teto até o piso, deixando uns 5 cm de distância do piso para não sujar. Nas laterais da parede deixando uns 20 cm em cada lateral do vidro.

Quadro: acima da porta pivotante de entrada, pode ser usado um quadro ou tela, abstrato com tons neutros ou um toque leve de cor amarelo para dar vida aos tons neutros da decoração, usei no 3D tamanho 1,00 largura x 2,00 altura m.

Escada: a escada com degraus plissados na cor branca, que pode ser de pedra quartzo ou nanoglass, essa última tem um custo menor. Outra opção é mármore branco com veios claros. O guarda corpo sugeri de vidro transparente, para deixar os ambientes clean e modernos.

Jardim de inverno: embaixo da escada será feito o jardim, onde pode ser usado tipo um rodapé ou degrau abaixo da escada para colocar as plantas em cima. Na decoração moderna está sendo muito utilizado vasos com plantas e não mais canteiros com terra em cima do piso, que isso facilita para mudar o tipo de plantas ou vasos, além de dar um efeito menos poluído mais clean e moderno. Uma ideia é usar vasos iguais, que podem ser médios na cor branca, marrom ou verde turquesa, com plantas de altura mediana, como a espada de S. Jorge, palmeira ráfia ou bromélias, que podem ficar lado a lado na parede do vidro. Na frente usar vasos redondos ou ovais baixos com suculentas diversas ou bromélias. Também pode ser usado bolas/esferas de cerâmica brancas ou prata decorativas, duas de tamanhos diferentes para decorar o jardim. Como os dois degraus primeiros da escada são com efeito plataforma, achei interessante criar essa mesma extensão no jardim na lateral da sala de jantar, ainda embaixo da escada, com esse recorte, e colocar nessa lateral uma folhagem verde maior, para dar uma maior imponência ao jardim e aos ambientes.

Parede da escada/mezanino: nessa parede de frente a porta de entrada pode ser usado gesso em ou placas de mosaico em 3D, com efeito de estrela ou ondas, que ficará moderna, elegante e clean.

Luminárias: devido ser pé direito duplo no estar, pode ser usado mais iluminação para dar um efeito luminotécnico bem interessante na sala. Assim sugeri colocar spots de Led embutidos ao redor do teto, com fachos de luz para baixo em cone, 3 centralizados na parede da TV, 7 centralizados na parede do corredor, 2 centralizados na parede da porta de entrada e 2 arandelas com fachos de luz em cone para baixo e para cima na parede do mezanino ao lado da escada. Usar uma luminária moderna de piso ao lado da poltrona de descanso. Usar 1 spot maior no centro da sala. E na frente da escada onde ficará o vidro sugiro usar um lustre de cristal, que pode ser modelo espiral duplo ou com duas esferas, no 3D usei com base de 0,90 m de diâmetro centralizado na frente do vidro na parte reta da escada com degrau de 2,40 m de largura. Necessário conferir a altura desse degrau até o teto e escolher o lustre do piso para cima com uma distância mínima de 2,50 m de altura, assim os mais altos não terão a sensação de encostar a cabeça na luminária. Também coloquei a ideia de colocar um lustre de cristal no canto da sala e não na escada, mas nesse caso, como terá cortina para não mostrar o interior da casa, e na escada não tem a necessidade de usar cortina, o uso do lustre na escada ficará mais interessante.

Como decorar a Sala de jantar


Mesa de jantar: na sala de jantar integrada para seguir com o mesmo estilo de mobiliário da sala de estar, sugiro uma mesa com tampo de vidro off white e pés amadeirados. Para não interferir na circulação do corredor na frente da cozinha e da varanda, usar a mesa na horizontal mais próximo da parede e não centralizada na largura da sala. Usei no projeto uma mesa retangular 2,00 x 1,09 m para 8 lugares, com cadeiras estofadas na cor bege, usar a mesma cor ou um tom mais próximo do sofá. Também pode ser usado a mesa quadrada de 8 lugares 1,50 x 1,50 m, porém ela possui maior largura e usará mais o espaço de circulação no corredor entre os ambientes, assim considero mais funcional a mesa retangular, além de ser mais comprida e dá sensação de maior imponência e sofisticação para casa. Decorar a mesa com um arranjo grande de flores brancas, lírios ou orquídeas, naturais ou permanentes de silicone, que são muito reais e de qualidade.

Tapete: pode ser usado um tapete no mesmo tamanho e cor do tapete da sala de estar de 2,00 x 3,00 m, para dar uniformidade visual, que deixa elegante, se usado a mesa retangular. Se usar a mesa quadrada o tapete precisa ser de 2,50 x 2,50 m.

Espelho: na parede de frente a cozinha, pode ser toda espelhada para dar mais iluminação natural a sala, além de modernidade ao refletir a mesa. O espelho pode ser liso ou bisotado.

Cortina: como a porta janela dá acesso a varanda gourmet e aos fundos da casa, não se faz necessário o uso de uma cortina para privacidade ou entrada de sol, nesse caso, se desejar uma cortina para efeito decorativo e mais aconchego, pode ser usado o mesmo estilo e cor da usada no estar, para deixar mais harmônico os ambientes integrados.

Luminárias: usar 3 spots de Led centralizados na parede do espelho. E centralizado em cima da mesa de jantar, usar um lustre de cristal 0,60 m de diâmetro, que pode ser no modelo esfera se for usado esse modelo no estar.

Cozinha


Armários e balcões: na parede de fundos onde ficarão os eletrodomésticos, a geladeira de inox duplex inverter mais próxima a porta, ao lado a torre de fornos de embutir com gavetão com portas de MDF na cor preto fosco, ao lado no canto para lateral colocar balcões com portas preto fosco e armários aéreos com portas preto alto brilho, que podem ser de vidro serigrafado, laca ou melanina que tem um custo menor, mas a mesma aparência da laca. Ao redor do bocal do forno da torre pode ser feito na cor amadeirado. O tampo sugiro de pedra quartzo branco que não amarela nem mancha, apenas precisa ter o cuidado de manter limpo, sem deixar coisas que mancham parado por muito tempo em cima da pedra, nem panelas quentes retiradas do calor diretamente para cima da pedra. Para manter um bom espaço de circulação sugiro fazer uma península, colocar a cuba de inox dupla e o cooktop de indução com a coifa. No projeto coloquei a península de MDF amadeirado com 2,60 largura x 0,87 de altura x 0,70 profundidade m, a parte baixa de refeição no corredor 2,60 de largura x 0,40 profundidade x 0,70 altura m, com 4 cadeiras amadeiradas castanha e estofado bege. Na península pode ser feitos 2 gavetões para talheres, panos e temperos e um gavetão alto para as panelas e formas. O espaço de circulação dentro da cozinha ficou 0,88 de distância da geladeira até a península, do balcão da parede dos fundos até a península 1,23 m e o espaço de circulação da lateral da península até a janela 0,95 m. O espaço de bancada ficou bem funcional para colocar os eletroportáteis e cozinhar. Decorar as bancadas com os eletros e arranjo de flores.

Pastilhas: na parede abaixo dos aéreos sugiro revestir com a pastilha clara craquelada ou madrepérola, mas no projeto coloquei a craquelada.

Cortina: mesma situação da porta janela, se não houver necessidade de usar devido a privacidade ou luz solar, pode deixar somente os vidros para manter a integração e iluminação natural. Caso deseje usar, sugiro a persiana rolo branca do teto até uns 20 cm abaixo e nas laterais da janela.

Luminárias: usar 1 spot de Led embaixo de cada aéreo, ficando 3 centralizados acima da bancada lateral e 1 spot ao lado da torre. Usar 2 spots centralizados no teto da cozinha. E usar 3 pendentes de inox com detalhe dourado ou bronze centralizados acima da bancada de refeição da península.

Projetos em 3D 


Primeira proposta


Vista das salas integradas

Vista do estar com lareira e da escada com jardim e guarda corpo de vidro

Vista do estar com lustre no canto da sala

Vista da parede com mármore

Vista do canto de vidro para salas e cozinha

Vista da TV para sala e da escada

Vista do hall para o estar e escada, detalhe da iluminação na parede

Vista da sala para cozinha

Vista do mobiliário da sala

Vista da entrada para o estar e jantar

Vista da entrada para os ambientes integrados

Vista do estar

Vista do hall com aparador e do estar

Vista do mobiliário

Vista lateral da sala

Vista do estar para cozinha

Vista do estar e escada

Vista da sala, jardim de inverno e escada

Vista do estar, do jardim e do jantar

Vista aérea, detalhe dos móveis
  
Vista da cozinha para sala de jantar e parede espelhada

Vista da cozinha para salas, detalhe do jardim trazendo vida para casa

Vista do jantar, da cozinha e do hall
  
Vista da cozinha com península

Vista da península com as cubas duplas e cooktop, quando estiver cozinhando e lavando a louça e assistindo TV e interagindo com a família nos ambientes
  
Integração total dos ambientes

Vista para cozinha

Detalhe da península e da bancada de refeição 

Vista da janela para cozinha e sala

Vista do jantar, cozinha e estar

Vista do jantar para cozinha e lateral do jardim de inverno

Vista da cozinha para salas e do espelho ampliando visualmente e iluminando a casa

Proposta com o lustre na escada, vista do exterior do vidro para escada
  
Vista do hall de entrada para escada e salas

Proposta do jantar com mesa quadrada de 8 lugares

Proposta 2 para salas e cozinha


Segue as alterações:

Tintas: usei a ideia na cor Bianco Sereno (creme) e Branco Neve. Sugiro vocês comprarem amostra das cores que pensam em usar para passar na parede e fazer o teste, porque muda o tom de acordo com a iluminação natural e artificial de casa para casa. 

Cor das portas: coloquei no projeto a cor amadeirada escuro castanho mais próximo da foto de referência que me enviaram.

Sala de estar: coloquei o tom bege mais próximo do pedido para os estofados e tapete.

Sala de jantar: coloquei o buffet na parede espelhada, deixando a mesa mais para o centro da sala. Como já tem aparador no estar, usei buffet no jantar que serve de aparador e para guardar aparelho de jantar.

Cozinha: centralizei a ilha na cozinha, ficando o balcão de 2,00 m de largura, na proposta anterior a península tinha 2,60 m, então reduziu o espaço mas ainda ficou funcional, com 0,75 m de espaço de circulação nas laterais da ilha. Removi os balcões do lado da ilha, deixando o espaço de circulação 0,65 m até a ilha e ficando apenas o armário de 0,60 de largura nessa parede, acima deixei todos os aéreos para dar uniformidade visual e também as pastilhas em toda parede como destaque, não apenas na rodabanca.

Observações: Usei o mesmo revestimento 3D branco na parede da escada, acredito que apareceu meio cinza na outra proposta devido a iluminação da foto, mas nessa imagem abaixo ficou mais realista para você conseguir visualizar melhor se for usá-lo. No programa 3D nem sempre as texturas e cores ficam tão realistas, por isso já utilizo as imagens de referência na consultoria para que a proposta de decoração fique com maior clareza possível.

Salas com paredes brancas:

Vista do corredor para salas, parede da escada com gesso 3D

Mesma proposta acima, mas parede com painel amadeirado escuro 

Vista da TV para salas, com iluminação de 4 pontos de spot de Led na parede lateral ao mezanino, que pode ser usado um quadro grande na horizontal, guarda corpo no mezanino e na escada

Vista do estar, hall e mezanino

Vista do estar para o jantar e cozinha

Vista lateral do estar

Vista do estar para o jantar






Vista do estar para o jantar

Vista aérea do estar


Vista da escada para o estar

Detalhe do jardim e estar

Salas com paredes cor Bianco Sereno: 




Vista do estar

Vista lateral da sala para cozinha

Salas integradas

Jantar e cozinha com paredes brancas:


  Projetos em 3D via Mooble


 Vista do jantar para o estar, buffet amadeirado com branco para combinando com a mesa de jantar

Vista lateral da cozinha

Vista do jantar para cozinha

Vista aérea da cozinha

Vista da cozinha


Vista da ilha para salas

Detalhe da parede com pastilhas em destaque

Vista da ilha 

Mooble - Plataforma de projetos online
Designer de interiores Graziela Silveira
Siga minhas redes sociais pra gente ficar mais pertinho! instagram - facebook - youtube 

Veja mais projetos de decoração online entregues

Ficou ou não uma delícia de salas integradas?
Amei demais o resultado final e já agradeço toda confiança e preferência!

O próximo projeto dos sonhos pode ser o seu!
Economize tempo e dinheiro e não erre mais nas suas escolhas :)
Faça seu orçamento online e gratuito AGORA mesmo

0 comentários