googlefc.controlledMessagingFunction

DIY: 4 dicas fáceis de faça você mesmo para decorar a casa!

Todo mundo deseja ter uma casa ou espaço empresarial bem decorado, que contemple estilo e seja aconchegante e bonito, não é mesmo? Sabemos bem como é sentir isso. A verdade é que a forma como você decora e ambienta o seu espaço diz muito sobre você e sobre o que o ambiente quer transmitir.

Imagem Freepik


Pense em uma empresa de manutenção de elevador. Muito provavelmente ela terá seu estilo próprio, certo? Algo com uma pegada mais monocromática e séria. Isso porque o ambiente e o segmento exige um ar mais sério e controlado.
O mesmo serve para sua casa! É importante que a decoração transmita a energia e a essência que você deseja. Sabe quando um amigo ou familiar entra na sua casa e diz “nossa, esse espaço tem sua cara”? Então, é exatamente esse o papel da decoração.


Então, não se preocupe! Se você está com o orçamento curto para investir em decoração, é possível que tudo seja desenvolvido por você mesmo. É simples, basta adotar soluções práticas e com custo bastante acessível. 
Quando você coloca a mão na massa e desenvolve os próprios enfeites e decorações da sua casa, você está realizando o que chamamos de DIY (Do It Yourself). Se traduzido ao pé da letra podemos dizer “Faça Você Mesmo”.

Então continue nesse artigo e veja como adotar o estilo DIY por meio de pequenas mudanças que vão deixar a casa elegante e sofisticada, e o melhor, com sua essência. Vamos nessa?

Trabalhe com papéis de parede diferenciados

Imagem Freepik

Antes de mais nada, é importante entender o que significa, de fato, o DIY. Essa prática nada mais é do que a realização de decoração personalizada e totalmente exclusiva para a sua casa feito com suas próprias mãos. É possível, por exemplo, que você crie uma grama sintética decorativa para sua varanda apenas utilizando materiais feitos em polipropileno picados.

Dito isso, é importante que você defina o estilo que pretende utilizar para que seja adotado na sua residência. Mas vá com calma, pensar em muita coisa e tentar implementar muito conceito pode acabar causando um efeito confuso e desagradável. 

E, quando o assunto é causar efeitos no ambiente, a melhor opção é adotar um papel de parede personalizado. O papel de parede é uma ótima solução para criar efeitos nos ambientes e deixar no estilo que você deseja.

Nos dias de hoje, temos acesso a uma infinidade de modelos de papéis de parede (coloridos, texturizados e estampados). Então, pense que ele precisa ser colocado em lugares estratégicos para causar a sensação de destaque.

O mais legal de tudo isso é que existem empresas que produzem papéis de parede como adesivos. Assim, você mesmo pode aplicar na sua casa da forma que desejar. Isso te ajuda a economizar com um profissional para realizar a instalação ou até mesmo materiais específicos para a fixação da decoração. 

Mas fique atento, hein? Você precisa ler as informações de aplicação do material para que não faça nada de errado e estrague o produto. De modo geral, essa alternativa é econômica, já que os papéis de parede adesivos são mais baratos. Escolha uma ou duas paredes e compre a metragem certa.

Pinte a parede no estilo DIY

Imagem Freepik

A ideia de pintar a parede no estilo DIY parte do mesmo conceito de utilizar os papéis de parede: renovar um determinado local da sua casa apenas pintando algumas paredes.

Não tem segredo! Você pode escolher uma parede para dar destaque ou pintar exatamente o cômodo inteiro. No caso da primeira opção, você deve escolher uma cor viva e vibrante, que cause impacto e chame a atenção. Claro, se você quiser alegrar o ambiente. Se tiver talento, pode ousar e texturizar a parede e desenhar lindas obras de arte.

Se você tiver crianças e deseja estilizar o espaço de lazer, você pode utilizar tinta de lousa para que elas possam desenhar na parede com giz sem que manche e fique para sempre. Independente do cômodo escolhido, é importante que você analise o espaço. 


Além disso, verifique o estilo e a cor dos móveis para que deixe tudo combinado e não faça o famoso carnaval de cores e sensações.

Bom, mas nada disso será possível sem a utilização de um bom rolo e pincéis. Tome todo o cuidado possível para não manchar móveis e o chão. Por isso, tente cobri-los com plástico. Compre um bom rolo e pincéis para os detalhes. 

Para essa atividade é importante que você esteja com uma roupa confortável e que possa sujar. Feito isso, mãos à obra! 

Monte móveis personalizados


Imagem Freepik

Se você acredita que suas paredes estão na cor ideal e não precisam de alteração nenhuma, fique tranquila. Existem outras formas de transformar sua residência para deixá-lo sofisticado e agradável.

Uma sugestão interessante é montar prateleiras criativas. Sabe, aquelas que ficam suspensas por cordas e ganchos? Então, elas são ótimas para enfeitar o ambiente e guardar objetos que você tem algum apelo sentimental.

A confecção é simples e rápida, mas precisa de dedicação, viu? Para a base, é preciso que você tenha em mente se prefere madeira, MDF ou pallets. Feito isso, realize uma abertura nos quatro pontos da lateral por onde a corda vai passar. 

Depois, é só dar um nó firme (tenha certeza que ele não irá se desfazer) e coloque na prateleira. Faça esse processo algumas vezes tendo conhecimento de que os nós estão todos na mesma altura. As pontas que sobrarem, amarre em uma argola e pendure aonde achar melhor.

Você não vai se arrepender, viu? Isso porque o acabamento é lindo, moderno e pode ser colocado em diversos lugares. Imagina um vaso de flores ou livros nessa prateleira? É algo a se considerar, viu?

Pense que você pode colocar as prateleiras em volta de janelas. Esse conceito já é adotado em alguns países europeus e causa um design totalmente diferente e moderno. Mas fica atento viu? Antes de instalá-los é importante que coloque tela de proteção para que nada caia pela janela e seja perdido ou danificado.

Já pensou em ter um jardim vertical?                                                               
Imagem Freepik

Não poderíamos deixar os famosos jardins verticais de fora, não é mesmo? Nada de decepcionar os amantes de flores e plantas! Agora é a hora de começar um lindo jardim para sua casa. 

Fique tranquilo que nenhum profissional precisará ser contratado. Esse é o momento para você usar sua criatividade. Mas olha só, não deixe de pesquisar as plantas e flores que são específicas para cuidados em casa. Feito isso, é só iniciar os trabalhos.

Imagine que você pode organizar as plantas de diversas maneiras, colocá-las em uma mesa de canto, em escadas de modo que fique em uma altura adequada, além de prateleiras e ganchos de paredes.


E aí, gostou do nosso conteúdo? 
Agora é só colocar a criatividade, colocar todas essas ideias e deixar sua casa muito mais a sua cara!

0 comentários