Os apartamentos pequenos conquistam cada vez mais a preferência do consumidor. Afinal, o estilo de vida, a rotina empresarial e doméstica e a demanda de consumo da sociedade contemporânea sofreram saltos quânticos nos últimos anos.
Dessa forma, os imóveis atuais apresentam metragens reduzidas e espaços cada vez mais limitados. Nesse sentido, é possível caracterizar esse novo modelo devido a uma série de fatores, como: preço alto de imóveis, falta de terrenos e, claro, o aumento populacional.
Além disso, vale mencionar que essa nova padronização ganha destaque, geralmente, pelo atual estilo de vida da população. Com isso, a busca por apartamentos pequenos é realizada entre jovens solteiros, executivos, casais sem filhos, entre outros.
Portanto, os imóveis pequenos são ótimas alternativas para quem deseja facilitar a rotina e simplificar as atividades domésticas. Mas, afinal, como decorar um apartamento com espaços limitados? Pensando nisso, listamos 5 dicas a seguir. Continue lendo!
1. Una os ambientes
Crédito imagem Freepik
Uma boa alternativa para gerar uma sensação de amplitude é remanejar algumas paredes, principalmente se o seu apartamento foi adquirido na planta. Contudo, se esse não for o seu caso, é possível verificar com o profissional do seu projeto o que pode ser feito.
Nesse sentido, além de pensar na integração dos ambientes, é preciso analisar se a sua reforma não irá prejudicar a estrutura e os fios e cabos elétricos da propriedade. Feito isso, una os seus espaços para garantir a harmonia e a funcionalidade.
2. Aposte na cozinha americana
Crédito imagem Freepik
Falando sobre a integração de ambientes, a cozinha americana é uma tendência que chegou para ficar! Desse modo, você pode criar uma ligação sutil entre a sala de estar e a cozinha.
Com isso, é interessante recortar a parede até uma determinada altura para a instalação de um balcão. Outra opção é demolir a parede por completo e apostar em um projeto de ilha, avaliando aplicar um aquecedor a gás.
3. Invista em espelhos
Crédito imagem Freepik
Outra alternativa muito interessante para gerar uma sensação de amplitude é investir em espelhos. Aliás, essa é uma opção que vale, inclusive, para quem não consegue ou pode quebrar uma parede.
Sendo assim, avalie os espaços do seu imóvel e utilize os espelhos em ambientes estratégicos, como ao lado da mesa de jantar, ou junto ao home theater. Nos quartos, ele pode ser instalado acima da cabeceira ou nas portas dos armários.
4. Analise as opções versáteis
Crédito imagem Freepik
As opções versáteis são ótimas saídas para otimizar os espaços. Nesse sentido, os móveis podem atender às suas necessidades de diversas formas, como uma cama box, mesas e banquetas com baú, um forno que também funcione como microondas, entre outros.
Além disso, é interessante apostar também em uma torneira que já tenha o filtro embutido, limitando o tamanho do armário ou objetos da cozinha, abrindo mais espaço de armazenamento e deixando a área de talha elétrica mais livre.
5. Escolhe poucos itens decorativos
Crédito imagem Freepik
Por fim, o ideal nesse momento é escolher poucos itens decorativos. No entanto, isso não quer dizer que o seu imóvel não deve ser criativo e ousado. Você pode, por exemplo, escolher peças marcantes, mas fundamental para representar a sua personalidade e estilo.
Portanto, como você pode perceber, a decoração de um apartamento pequeno não exige grandes investimentos. Basta aplicar uma dose de criatividade e anotar dicas valiosas!
Gostaram?
Deixe suas dúvidas aqui nos comentários e compartilhe esse post com os amigos!
Apê Decorados
Banheiros
Colaboradores
Cozinha
Dicas de Decoração
Inspirações
Quartos
Sala de Estar
Sala de Jantar
Salas Integradas
Varandas
0 comentários