googlefc.controlledMessagingFunction

4 dicas de decoração de natal para espaços pequenos!

Decoração natalina para espaços pequenos


A época mais acolhedora do ano merece uma atenção especial na decoração – sobretudo em espaços pequenos.


Com a evidente diminuição dos apartamentos em grandes centros urbanos, os moradores desses imóveis precisaram adaptar seu padrão de vida para encontrar conforto. O desafio nessas horas reside na combinação de duas palavras: estética e otimização.


Imagem Freepik


Na época do natal, não pode ser diferente. Mesmo com a adição de elementos à composição dos ambientes, é preciso atenção e bom senso para que cada espaço permaneça sempre organizado. 


Confira nesse artigo o que os proprietários de imóveis no alto de pinheiros, Vila Olímpia, Higienópolis e outros bairros nobres com condomínios de apartamentos compactos vêm fazendo para decorar seus ambientes!


1. Decoração nas paredes


Assim como em projetos normais para casas e apartamentos de metragem reduzida, um segredo bastante utilizado pelos designers é a utilização do espaço aéreo oferecido pelas paredes na hora de decorar.


Imagem Freepik


Ao trazer elementos natalinos como quadros e posicionar objetos de temática natalina como vasos, estátuas, velas e outros itens em prateleiras e nichos é possível explorar, por exemplo, toda a superfície de apenas uma parede com os artigos comemorativos – o que otimiza bastante a circulação dos moradores e não sobrecarrega o ambiente.


2. Paleta de cores


Outra forma de não sobrecarregar sua sala de estar é definindo uma paleta de cores para a decoração de natal. Tons como vermelho, verde, branco e dourado são os mais utilizados nessa época do ano.


Imagem Freepik


Mas uma abordagem mais moderna também é bem-vinda e pode trazer elegância e sofisticação para o ambiente. Tons de azul (claro, marinho, bebê), vermelho (bordô, grená ou escuro) ou até mesmo uma paleta baseada em cores neutras como branco, gelo, bege e palha podem ser opções igualmente charmosas.


3. Escolhendo objetos proporcionais


Uma sala de estar em um apartamento pequeno costuma abrigar um sofá de 2 ou 3 lugares, uma TV e, se sobrar espaço, uma mesa de jantar com 4 cadeiras. A escolha dos objetos tendem a acompanhar a metragem do ambiente – então plantas, itens de decoração e outros artigos também acabam sendo menores.


Imagem Freepik


Para essa época, procure simplificar as coisas e traga artigos comemorativos que sejam apropriados para o seu espaço. É fantástico imaginar um pinheiro de verdade dentro de casa, mas eles costumam passar dos dois metros de altura e o seu vaso é enorme – algo incompatível com a realidade de ambientes menores.  


4. Mesa de centro e mesa de jantar


Mais dois pontos focais da sala que podem ser aproveitados de forma inteligente, tanto a mesa de centro quanto a mesa de jantar devem entrar no clima de festa! A mesa de centro pode trazer um vaso com bolas coloridas acompanhando os tons da decoração.


Já a mesa de jantar pode receber uma toalha digna dessa grande data, além de velas e arranjos de flores que combinam com o natal, como a poinsétia (ou bico-de-papagaio).


Imagem Freepik


Aproveitar de forma inteligente os espaços e ter atenção aos detalhes é a melhor forma de decorar espaços pequenos para o natal. Além disso, é preciso cuidar para que ambientes que serão adaptados para a data estejam em equilíbrio – ou seja, sem uma quantidade exagerada de cores ou informações – e possam transmitir aconchego e conforto para sua família durante o período.


Sucesso em sua decoração de natal e boas festas!


0 comentários