googlefc.controlledMessagingFunction

Como Combinar Cores e Texturas na Decoração?

Você está em dúvida de como fazer as escolhas de cores e texturas para decorar sua casa? Precisa daquelas dicas quentes para clarear sua cabecinha? Você ama cores e não sabe como combinar? 

Não se preocupa! Pois separei 5 truques para te ajudar a não errar na decoração. 

Projeto 3D online autoral - designer Grazi Silveira


Mas cautela, tudo precisa de alguns critérios para não virar bagunça, rsrs... então, vem comigo conferir os 5 truques para combinar as cores e texturas na decoração!



1. Círculo cromático


A primeira coisa para escolher uma paleta harmoniosa de cores, é ter como base o círculo cromático, que possui 12 partes com as cores primárias (azul, amarelo, vermelho), as cores secundárias (mistura das primárias, como laranja e verde) e as terciárias (mistura das cores primárias e secundárias, como turquesa e verde limão). Também é importante diferenciar as tonalidades frias (como os azuis e verdes) das cores quentes (como o vermelho e laranja), que combinadas deixam o ambiente mais aconchegante. 

E saber o significado das cores (cromoterapia) para o efeito psicológico no ambiente, como a cor amarela é indicada para escritórios e quartos, pois motivam nossos extintos e criatividade, já a cor vermelha não é indicada para quartos pois são vibrantes e tiram o sossego, ao contrário dos azuis e verdes claros que transmitem calma, que beneficiam o sono, ideias para os quartos, principalmente de crianças.




2. Paleta de combinação


A segunda coisa é entender como combinar essas cores na decoração, não basta gostar de determinada nuance, é necessário ter uma combinação harmoniosa para um melhor efeito estético e que traga conforto visual para o ambiente. Podemos usar sobretons, como a paleta do azul, azul claro e azul forte, mas é melhor fazer a combinação das cores.


Complementares: são as cores do lado oposto do círculo, como azul e laranja.

Análogas: são as duas ou três cores laterais, que ficam em sequência na roda das cores, assim não irá gerar contraste, como azul claro, médio e fraco, ou azul, verde e amarelo.

Triangulação: são as cores que formam um triângulo no círculo, escolha a cor, pula 3 cores laterais e usa a próxima na combinação, como roxo, laranja e verde.

Meio complementares: se escolhe 3 cores da roda de cores, como o laranja e sua complementar o azul, só que no lugar da complementar se usa duas complementares da mesma, uma de cada lado do azul.

Podemos também formar um retângulo ou quadrado no círculo, ou usar apenas uma única cor monocromático, nesse caso, fazer o tom sobre tom, com intensidades variadas da mesma cor.



3. Cores neutras


São as cores mais usadas, que são o branco, off white, preto, cinzas, beges e castanhos. Como é difícil errar com essas escolhas, podemos usar como ponto de partida para o ambiente. As demais cores que usamos em menor escala, podem ser usadas em pontos estratégicos ou em detalhes, como algum mobiliário, adornos, almofadas e quadros. Para não errar no ponto de cor colorido, opte por uma ou duas cores que existam em vários lugares do ambiente, por exemplo, se tem o amarelo no quadro, coloque amarelo na almofada e em algum adorno.

Projeto 3D online autoral - designer Grazi Silveira

Cores neutras frias, como o branco (nas banquetas), off white (nas paredes), bege (no revestimento da parede) e o preto (nas bancadas) em contraste com o amadeirado quente do piso, da treliça da horta vertical e das pernas das banquetas. Ponto de cor em destaque o marrom da madeira usado em pontos distintos e do verde nas plantas e flores.



4. Texturas


As texturas fazem toda diferença para conferir aconchego e sofisticação no ambiente. Elas trazem mais vida, pois transmitem através de sua composição o estilo que você deseja transferir para a decoração. Como texturas de tijolos, pedras, couro, madeira e palha, são elementos naturais que conferem um ar mais rústico e quente aos espaços. As texturas lisas e brilhosas, como espelhos e laca alto brilho, conferem mais modernidade, sofisticação, mas deixam mais frio, sem a quentura dos elementos naturais. Os tecidos podem ter texturas das tramas, tanto para usar na parede, nas almofadas, tapetes, cortinas e mantas, que trarão o efeito desejado, como o tapete de sisal para usar em casas de praia e mantas de lã na decoração de inverno.

Projeto 3D online autoral - designer Grazi Silveira

As tramas da banqueta branca com pés amadeirado trazendo vida e calor em contraste do preto frio das bancadas, do fendi dos armários e do inox dos eletrodomésticos.



5. Mix de texturas + cores


Essa mistura de texturas, cores e estilos deixarão o ambiente harmonioso. Uma simples regra para não errar, é combinar em vários elementos no mesmo ambiente, como usar uma parede de madeira e os pés da poltrona de madeira remetendo ao rústico quente, usar o tampo da mesa branca em alto brilho e um espelho grande na parede remetendo ao moderno frio. Outro mix usando painéis amadeirados no espaço e um tapete felpudo em tom mais claro que a parede, como o bege, o rústico mais fechado da madeira é "quebrado" pelo tapete macio e clean.

Projeto 3D online autoral - designer Grazi Silveira

Na sala de estar tem o mix de tons neutros beges e cinzas, o rústico quente amadeirado no rack e nos pés dos móveis em contraste com o frio dos espelhados, na parede e na mesa de centro.

Projeto 3D online autoral - designer Grazi Silveira

Na sala de jantar, o mix de cores e texturas frias e quentes, como o amadeirado quente (piso, pernas das cadeiras, banquetas, mesa e no buffet) com o frio do espelho na parede, tampo da mesa em alto brilho e da luminária. Pontos de cor em verde nas plantas, branco na mesa, adornos e banquetas, tecido estofado bege nas cadeiras e cortinas.

Com as cores e texturas corretas, podemos transformar aquele ambiente antigo, ou então trazer mais vida para uma decoração que está sem graça.

Você já usava algum desses 5 truques antes?
Conta aqui nos comentários :)


Siga minhas redes sociais pra gente ficar mais pertinho!

Você precisa de ajuda para decorar e ter um projeto 3D personalizado online? 

Faça seu orçamento gratuito AQUI.

0 comentários