googlefc.controlledMessagingFunction

Sala e Cozinha com Pé Direito Duplo - Veja Dicas e Ideias!

Venho compartilhar com vocês a consultoria de decoração online com projeto 3D que fiz para sala de estar integrada a cozinha com ilha, já faz algum tempo para uma cliente de Curitiba/PR. Eu fiz a consultoria para casa inteira, mas somente agora consegui vir aqui publicar para inspirar vocês! A cozinha dela é com pé direito duplo e ela não queria muitas coisas dentro de casa, pois irá usar a cozinha mais incrementada com mesa na varanda. Já a sala será somente de estar/TV integrada a cozinha, sem mesa de jantar a pedido dela. Por isso, sugeri uma ilha bem espaçosa para acomodar bem sua família nas refeições diárias.


Costumo dizer que a cozinha é o coração da casa, pois é aonde nos alimentamos, preparamos nossas refeições e logo pela manhã reunimos com nossa família, nem que seja rapidamente entre uma xícara de café e um pedaço de pão, rs... por isso, precisa ser um ambiente aconchegante e funcional. Normalmente o pé direito varia entre 2,50 a 3,00 m de altura do piso ao teto, para uma maior elegância os arquitetos investem em pé direito duplo até 6 m de altura. Agora, o cuidado fica no momento de fazer o projeto de interiores, que requer cuidado na escolha principalmente da coifa, que devido a maior amplitude do espaço uma maior vazão na remoção das gorduras e a opção de chaminé complementar do fabricante, caso não, encontrar algum funileiro que faça essa peça extra 


Como decorar e planejar a cozinha com pé direito duplo?

A cliente diz: "Na cozinha não vou por muita coisa, pois minha intenção é cozinhar lá fora.; 
Vou precisar do normal:
- cooktop;
- microondas embutido;
- geladeira;
- as cubas mandei algumas fotos para ter uma ideia do que gosto (ela tem que ser na parede mesmo, não vamos por a torneira na ilha. O cooktop não tem problema, pode ser.
- e eu não quero mesa então preciso de balcão com lugar pra pelo menos 5 pessoas. (mandei uma foto, mas acho q não precisa)
- e quero gavetões não portas no balcões."

Vamos aos sugestões que indiquei:

Paredes: o ideal é pintar todos os ambientes da mesma cor para dar harmonia e um visual mais clean, que pode ser na cor creme ou areia, exemplo cor Papel Picado, ou então para o tom cinza claro, exemplo cor Tomara que caia. No 3D usei para sala e cozinha o tom cinza claro para combinar com o piso escolhido, que é porcelanato polido branco com veios cinza.

Armários: podem ser usados na cor fendi alto brilho ou fosco ou branco. 
Na parede maior colocar os balcões com gavetas e a pia grande de inox. 
Na lateral a geladeira de inox e a torre quente com o microondas de inox embutido. 
Podem ser usados armários aéreos com portas espelhadas ou reflecta, e colocar 3 spots na caixaria do aéreo para iluminar a bancada da pia 1 acima da geladeira. 
Na frente dessa parede colocar a ilha em L que ficará na lateral da pia para a sala e em frente. 
Podem ser usadas pedras brancas ou fendi de quartzo ou silestone que não mancha, tem alta resistência e deixa clean. 

Como não terá mesa, uma ideia seria colocar uma bancada mais baixa para os pratos ao redor da ilha/península e usar banquetas ou cadeiras baixas ao redor, sendo 2 banquetas de costas para sala e 4 para o corredor da cozinha, que podem ser na cor preta ou marrom escuro para dar contraste no neutro.

Cooktop/coifa: colocar na ilha de frente a pia. Pode ser usado a coifa, porém como o pé direito é duplo, o duto encosta no teto.

Parede da pia: pode ser revestido com espelho da pia até embaixo do aéreo. Ou então usar vidro jateado na cor branca, pastilhas de inox ou madrepérola. Acima dos aéreos podem ser usados duas faixas de espelhos, na largura da parede 4,00 m x 1,20 altura, uma encostada no teto e a outra abaixo centralizada até o aéreo.

Iluminação: pode ser usado 3 spots acima da parede da pia, 3 na parede lateral da cozinha e mais 5 spots na parede da frente, acima da pano de vidro/cortinas. Acima do vão/porta que dá acesso ao lavabo, pode ser usado 1 arandela.

Como decorar e planejar a sala com pé direito duplo?

Como decorar a sala de estar?

A cliente diz: "Sala:
Acho que a única coisa que tenho pra passar que a parede da TV pela parede ser alta não sei o que fica bom, painel ou tv direto na parede mas a parede mas não gosto muito de prateleiras, gosto dela mais limpa, por falta de palavra melhor; e também (mandei algumas fotos pra tentar explicar o que quis dizer) queria algumas gavetas, só não sei se quero elas rente ao chão (que eu acho que talvez seja melhor pela limpeza pra não estragar os móveis na hora de tentar limpar em baixo).
Gosto muito de quadros tanto daqueles decorativos, quanto de fotos da família. Não sei se da para colocar algo assim. Sempre tive nas casas que morei, sempre dei um jeito de ter algum espelho, alguma coisa para quem entra pela porta da sala... Superstição. PS.: No projeto a altura da sala e cozinha estão errados, como deu um problema na hora de ver a questão do telhado tivemos que alterar a altura e fazer mais alto. No total tem 6,50 mts, segundo o que meu marido me passou ele quer rebaixar cerca de 60 cm com o gesso."

Vamos as minhas sugestões:

Como a sala e cozinha são integradas e com pé direito duplo, a amplitude visual é bem grande, pois não somente a decoração dos móveis conta, como a das paredes, devido a altura. No 3D coloquei a altura já com o rebaixo do teto com gesso de 0,60 cm que ficou 5,90 m.

Painel da TV/Rack: usei na parede de frente a porta de entrada, pode ser usado um painel alto brilho ou fosco, na cor branca, amadeirado, cor fendi ou cinza claro. Usei o painel com rack na altura padrão da porta lateral 2,10 m, na largura de 3,00 e com espelhos nas laterais de 1,00 m cada. Usei dois vasos grandes e transparentes com flores brancas na frente de cada espelho. Colocar a TV centralizada e decorar com porta retratos, livros e muranos. O rack na largura total da parede para deixar mais elegante, que pode ser na cor do painel ou branco para contrastar. Nessa parede acho interessante revestir com placas 3D ou papel de parede que imita 3D. E usei 4 arandelas, que podem ser lisas ou de cristal centralizadas na largura total da parede com a porta, acima do painel de TV/porta. 

Sofá: coloquei o sofá de costas para porta de entrada e de frente para a TV, sofá grande de 2,60 comprimento com chaise, que pode ser na cor creme, bege ou cinza claro. Usei na cor bege claro, que acho uma cor mais aconchegante devido ao espaço ser bem amplo e alto. Pode usar almofadas na cor creme, amarela, azul turquesa e prata. Usei aparador de sofá, nas laterais e costas, aparador raso e baixo na cor branca, que pode ser feito sob medida, decorar nas laterais com luminárias e nas costas com porta retratos iguais, livros, plantinhas e muranos.

Poltronas: Usei 2 poltronas brancas, que podem ser Egg ou Tulipa por exemplo, na cor branca, bege ou cinza claro, que seja um tom próximo ao sofá, de costas para parede lateral a cozinha. Revestir com espelho até a altura da abertura para ficar padrão com altura do painel da TV. Na parede acima das poltronas pode ser usado um quadro grande abstrato com pouco de cor como amarelo por exemplo, para dar vida ao ambiente neutro.

Banqueta: de frente as poltronas e de costas para o corredor, sugiro uma banqueta estofada na cor bege ou creme pequena para não comprometer o espaço de circulação.

Mesa de centro: sugiro mesa retangular (comprida e estreita), amadeirada com branco ou espelhada.

Tapete: usar um tapete grande que fique embaixo dos móveis, no mesmo tom do sofá.

Parede do corredor: ela pode ter o mesmo revestimento 3D da parede lateral, usar 2 quadros grandes neutros um abaixo do outro centralizados na parede entre as portas. E bem de frente a porta de entrada e encostadas nessa parede, pode ser usados duas poltronas na cor cinza claro, bege ou branca com uma mesinha de apoio entre as poltronas e um tapete redondo embaixo das poltronas, que servirá com um hall de entrada para sala, sem interferir na circulação do corredor e da porta.

Cortina: em todo pano de vidro pode ser usado uma cortina double vision (ela é dupla, pode ser aberto parte ou total) na cor branca ou no tom mais próximo a parede, usar uma cortina de tecido voil branca por cima para deixar mais aconchegante.

Parede lateral a porta: colocar um vaso grande planta, que pode ser bambo mosso ou palmeira. Acima da porta de entrada pode ser colocado uma arandela centralizada.

Iluminação: no 3D coloquei 8 spots de Led pequenos embutidos na parede maior do corredor, 3 sposts na parede menor lateral a cozinha. Pode ser usado um lustre de cristal grande 80x300 no centro da sala de estar e outro igual no centro do hall que fica ao lado da cozinha.

Imagem dos projetos em perspectiva 3D via Mooble

Vista para sala e cozinha

Vista para sala de estar e cozinha integradas com pé direito duplo

Vista do estar e cozinha, detalhe dos espelhos nas paredes laterais do painel de TV e na cozinha abaixo do armário aéreo e acima do aéreo na parede na horizontal

Vista para cozinha e parede da sala de estar

Vista para cozinha e sala

Vista para ilha da cozinha com banquetas
Planta baixa humanizada da sala e cozinha

Confira no vídeo abaixo a consultoria de decoração com projeto online de um apartamento!
Inscreva-se no canal Casa Clean Décor

 

Gostaram?
Me conta aqui nos comentários :)

Siga minhas redes sociais pra gente ficar mais pertinho!

Você precisa de ajuda para decorar e ter um projeto personalizado assim? 

Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.


Designer de interiores Grazi Silveira

0 comentários