Decoração industrial: 4 elementos que não podem faltar

A decoração industrial apareceu inicialmente nas residências nova-iorquinas, mas na atualidade, é uma das principais tendências de decoração nos ambientes, seja em residências, edifícios comerciais, industriais, entre outros. 

Por se tratar de uma das principais tendências, para quem deseja ter a decoração industrial em alguns ambientes deve compreender que é imprescindível obter um design muito adaptável.


Imagem Freepik


Afinal, é necessário considerar alguns fatores: local de execução e os elementos arquitetônicos presentes.


Uma decoração industrial, embora seja relacionada a época antiga em que as construções de fábricas e frigoríficos passaram a ser ocupadas por artistas que procuravam uma opção mais acessível de moradia, permite tornar o ambiente sofisticado e agradável. Isso porque é explorado as tubulações, os tijolos e as cores neutras com tons vibrantes. 


Ficou interessado no assunto e quer saber como não errar na decoração industrial? Continue a leitura e confira os elementos que não podem faltar nesse estilo decorativo! 


1. Acessórios metalizados

Da mesma forma que uma empresa sustentável não pode deixar de executar descarte de lixo eletrônico para cumprir com a responsabilidade socioambiental, por exemplo, os vasos metalizados, utensílios, esculturas, e outros acessórios metalizados, são primordiais para uma decoração industrial.


Nesse sentido, qualquer elemento com acabamento metalizado em pequenos acessórios ou em partes do mobiliário, não podem faltar para compor a decoração industrial. 


2. Estrutura e instalações aparentes


Imagem Pixabay


É quase impossível tornar uma decoração industrial sem que haja estrutura e instalações aparentes. 


Afinal, é um estilo que permite deixar um espaço mais valorizado ao ter estruturas expostas. Isso inclui diferentes fatores: 

  • Tijolos;

  • Estruturas de ferro;

  • Tubulações;

  • Instalações elétricas;

  • Lajes rústicas;

  • Entre outros.

 

Além disso, outros elementos, como aparelho de ar-condicionado, elevador de carga, cabos, e demais equipamentos também podem ficar aparentes mas decoração industrial.


Afinal, quando há essa intenção fica fácil compor elementos diversificados que compõem o estilo de decoração industrial, a fim de promover um ambiente moderno e aconchegante.

3. Iluminação natural


Imagem Pixabay


Além de deixar estruturas e instalações aparentes, e utilizar materiais metalizados no estilo decorativo relacionado a indústria, é muito importante considerar a iluminação natural como essencial.


Esse elemento não pode faltar, seja nas residências, pequenos escritórios, fabricação de compressor parafuso, ou qualquer outro ambientes.


Para isso é ideal manter aberturas adequadas para obter a presença da luz natural. É muito importante que haja esse elemento, tendo em vista que torna as áreas de penumbra e que são comuns em fábricas, inclusive em galpões.


Até porque a luz artificial tem como objetivo clarear o ambiente todo no qual está inserida, e quando acionado a já natural, é feito um jogo de luz e sombra no local em que permite a entrada da iluminação.


Desse modo, é indicado a utilização de portas e janelas de vidro, logo, caso opte por cortinas, devem ser de tecidos e cores leves, a fim de manter a iluminação natural.


4. Espaços integrados



Outro elemento que não pode faltar na decoração industrial, é permitir que os espaços sejam integrados.


Uma vez que opta pelo estilo industrial, deve compreender que um galpão de fábrica é funcional, ou seja, nada mais importante do que aproveitar cada espaço no ambiente. 


Nesse sentido, ao optar por essa decoração é necessário adequar o local com a integração de ambientes. Portanto, quanto menos paredes e divisórias, mais adequado estará a decoração industrial. 


Também é importante destacar a importância de incluir os móveis para separar os cômodos adequadamente.


Para os acabamentos, lembre-se de investir em superfícies de concreto ou de tijolo aparente. Ao apostar em paredes e pisos desgastados, estruturas apertadas, intensamente metalizados e iluminação natural, certamente o primeiro pensamento ao acessar o ambiente, é assimilar a indústria.


Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!


Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

0 comentários