A escolha dos móveis a serem utilizados na decoração de uma casa é um processo tão importante quanto a escolha de uma chave de nível de qualidade para a caixa d’água, a definição dos materiais utilizados para a construção ou os acabamentos selecionados para pisos e paredes.
Nem sempre é possível contar com auxílio profissional para definir adequadamente o mobiliário para casa e pensando nisso elaboramos esse artigo com algumas dicas para te ajudar nessa importante tarefa.
Imagem AdobeStock
TAMANHO DOS MÓVEIS E ESPAÇO DISPONÍVEL
Antes de começar a comprar qualquer peça para sua casa, é importante ter conhecimento das medidas dos cômodos. Os móveis escolhidos precisam ser proporcionais ao espaço disponível no cômodo.
Você sempre sonhou com um guarda-roupa grande, que pudesse acomodar todas as roupas sem precisar manter separadas as menos usadas, totalmente compreensível esse desejo, mas é importante verificar se o quarto comporta um móvel maior.
Talvez seja necessário continuar fazendo um rodízio de roupas no armário conforme a estação e garantir que haja espaço para uma circulação confortável dentro do quarto.
FACILIDADES LOGÍSTICAS
Imagem AdobeStock
Ao comprar móveis prontos é importante levar em consideração questões logísticas, especialmente quem vive em apartamento. Os itens vão entrar no elevador de carga? Tem como desmontar o móvel? Será preciso utilizar guindaste para levar até seu andar?
Entender e conhecer essas particularidades com antecedência irá permitir um melhor planejamento e também evitar transtornos com vizinhos e gastos extras, além de todo o estresse.
PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA
Mesmo que você não vá conseguir adquirir todos os móveis de uma vez e seja necessário ir mobiliando a casa aos poucos você precisa ter uma ideia geral do resultado final que deseja atingir para que suas compras sejam assertivas.
Definir o esquema de cores e o estilo de decoração que pretende utilizar, evita que em um momento de empolgação você tome uma decisão errada e comprometa o aspecto visual do seu lar.
É possível mesclar estilos de decoração mas para que o resultado final seja satisfatório é preciso uma definição e um pouquinho de pesquisa antecipada para que sua sala de estar não se transforme em uma mistura sem sentido de estilos
ALIE A FUNCIONALIDADE E DESIGN
Imagem AdobeStock
Escolher móveis somente em função do design sem considerar sua funcionalidade e vice-versa pode ser um erro que fará você se arrepender por muito tempo. Escolher um sofá digno de capa de revista mas que não atenda as necessidades da sua família é um grande desperdício de recursos.
Atualmente há soluções que agregam muito bem funcionalidade, conforto e beleza. Dedique um tempo maior na pesquisa e garanta um visual lindo para sua casa sem abrir mão do conforto que você e sua família merecem.
ADOTE SOLUÇÕES CRIATIVAS
Que tal exercitar suas habilidades manuais? Aposte em projetos de faça você mesmo e acrescente objetos exclusivos e personalizados na sua decoração sem gastar muito.
Crie soluções criativas como a reutilização de uma caixa de papelão para a criação de um cesto organizador que pode preencher os espaços vazados de uma prateleira, criando mais espaços para armazenamento de maneira personalizada e sustentável.
Planejar com antecedência, conhecer o espaço que você terá disponível e definir um estilo de decoração são passos importantes para que você tenha mais segurança e tranquilidade na hora de adquirir os móveis para o seu lar.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
0 comentários