googlefc.controlledMessagingFunction

Como combinar sala e cozinha integrada - 3 ideias diferentes de decoração!

Decorar a sala integrada a cozinha se torna uma tarefa bem interessante! Isso, porque não podemos deixar os espaços com muita informação ou deixar o ambiente sem personalidade. Assim, precisamos analisar alguns aspectos decorativos para não errar na decoração e saber como combinar cores, móveis e estilos. 


Compartilho com vocês a consultoria de decoração online com projeto 3D que fiz para uma cliente. Confira as 3 ideias diferentes para inspirar no momento de decorar sua sala e cozinha integrada!

Dicas para acertar na decoração de uma sala e cozinha integrada


1. Separe a cozinha da sala usando um balcão península (onde uma lateral fica encostada na parede) ideal para ambientes pequenos. Ou, use uma ilha central (onde ambas laterais ficam livres), ideal para cozinhas maiores.

2. Escolha seu estilo preferido, e assim, defina as cores que irão combinar em todos espaços.

3. Escolha a iluminação ideal para cada espaço, cozinha e sala de jantar priorize a claridade, usando lâmpadas brancas frias ou neutras, no estar priorize o aconchego com luz quente amarela ou neutra.

4. Luminárias que combinem. Escolha o estilo da luminária em harmonia para todos espaços, se preferir lustres de cristais na sala, use uma luminária mais discreta na cozinha, como spots ou plafons lisos. No balcão da ilha ou península é possível pendentes de cristais ou lisos. 

5. Priorize o espaço de circulação entre os móveis, levando em conta a distância mínima necessária para uma boa ergonomia, como da pia até a ilha, do sofá até a TV, da mesa até a parede.

Agora que já sabemos o básico para começar decorar, vamos as 3 propostas diferentes que foram sugeridas para decorar a sala e cozinha integrada!


Cozinha


Pintura: para modernizar a cozinha, pode ser pintado os azulejos com tinta epóxi ou acrílica, que é própria para áreas úmidas e azulejos. Indico usar a tinta acetinada, cor off white, tom bege/areia claro, como a cor Algodão Egípcio da Suvinil ou Leroy Merlin, que usei no projeto.

Azulejo/pastilhas: nas paredes da pia e na lateral direita, sugiro usar o azulejo ou pastilhas modelo metro na cor branca, para dar o estilo mais industrial para cozinha. As demais paredes apenas pintura para deixar o ambiente mais moderno e aconchegante.

Balcões: usar os móveis planejados ou sob medida em MDF branco nos balcões, em toda parede da janela, onde ficarão a pia e o fogão. Deixando o espaço na lateral esquerda da janela, para a geladeira e a torre com os fornos, para maior funcionalidade e boa estética do espaço. 
Sugeri a cuba de inox Morgana da Tramontina com tábua e acessórios de detergente.
Sugeri cooktop, que pode ser com bocas ou elétrico de indução. Usar a coifa de parede centralizada acima do fogão. Centralizar o cooktop na bancada, deixando o mesmo espaço centralizado nas laterais.
Ao lado da bancada com o fogão, usar a torre com fornos e no canto da parede a geladeira.

Sugeri fazer uma península usando os balcões, para o melhor aproveitamento do espaço, para guardar coisas, panelas, postes, utensílios e mantimentos. E usar 3 banquetas, deixando o espaço mínimo entre elas de 20 cm em cada lateral da banqueta, para refeições diárias. Se for necessário, pode ser usado mais uma banqueta na lateral da península, pois o espaço de corredor da cozinha para salas ficou com espaço acima de 1,20 m de largura para melhor integração e visão dos ambientes. 
Medida da península sugerida no projeto: 2,30 m largura x 0,87 m altura x 0,55 m profundidade
Fazer a medição exata no local.

Bancadas: podem ser de pedra quartzo na cor branca, devido sua alta resistência contra manchas, porém necessita de pequenos cuidados como não deixar nada quente diretamente em cima, usando porta panelas, para não amarelar ou rachar. Limpar em seguida ao sujar a pedra com líquidos que mancham, como molhos, vinho, suco de uva, etc.
A bancada da península pode ser feita de madeira ou MDF amadeirado tom médio, para dar mais aconchego visual a cozinha.
Decorar as bancadas da pia com porta talheres de madeira, tábua de madeira, arranjo de plantas e cesto com pão ou frutas. A bancada da península pode ser usado um arranjo de flores brancas.
Fazer a medição exata no local.

Armários aéreos: na parede lateral a janela e acima da península, sugeri usar um armário com porta branca e com duas portas de vidro transparente, servindo como cristaleira para guardar as louças. Deixar um recuo da largura da península para as portas abertas não encostarem nos pendentes.
Fazer a medição exata no local.

Prateleiras: sugeri fazer 3 prateleiras de madeira, na lateral do aéreo e da janela, e uma prateleira acima da geladeira para decorar com louças brancas, potes de cerâmica decorativas e plantinhas verde.
Na parede de frente a geladeira, sugeri fazer o espaço dos eletrodomésticos e cantinho do café. Onde poderá ser feita 3 prateleiras de madeira, para acomodar e decorar usando a batedeira e o liquidificador, potes decorativos e plantinhas. Na prateleira debaixo acomodar a cafeteira e a bandeja com xícaras. Pode ser usado dois bancos ou tamburetes na cor marrom, para sentar decorar, usar como apoio quando precisar subir para pegar algo nos armários e para sentar no espaço do café.
Fazer a medição exata no local.

Banquetas: sugiro usar 3 banquetas confortáveis na península, que podem ter as pernas de inox bronze ou dourado ou de madeira. Banco estofado na cor branca. 
Medida sugerida no projeto: 0,40 m largura x 0,85m altura x 0,46 m profundidade

Persiana: deixei como opcional o uso na janela, mas se usar, sugiro usar uma persiana modelo rolo cor branca, do teto até a parte acima da bancada, deixando 15 a 20 cm de persiana em cada lateral da janela. Devido o uso das prateleiras na lateral, nesse caso, pode ser usado a persiana somente acima da janela nessa lateral e na outra deixando o espaço indicado.
Fazer a medição exata no local.

Luminárias: podem ser usados 3 pendentes centralizados acima da península. Modelo retrô filamento.
Medida sugerida no projeto: 0,16 m largura x 1,00 m altura x 0,16 m profundidade
No teto, um plafon retangular de Led branco frio.
Medida sugerida: 0,30 m largura x 1,20 m comprimento.
Fazer a medição exata no local.

Obs.: Necessário fazer a medição exata no local, para compra dos mobiliários, revestimentos e produtos indicados na consultoria.

Lista de alguns produtos como sugestão ao que foi indicado na consultoria






Imagens do projeto de perspectiva em 3D


Proposta 1


Vista da sala para cozinha

Vista da cozinha

Vista do corredor da cozinha para península

Vista da pia e península

Vista da cozinha para salas



Salas estar e jantar


Pintura: para modernizar os ambientes, indico usar a mesma cor de tinta acetinada, cor off white, tom bege/areia claro em todos ambientes, como a cor Algodão Egípcio da Suvinil ou Leroy Merlin, que usei no projeto.

Escada: meramente ilustrativa com o tamanho informado na planta.

Sofá: será usado o seu sofá cor bege, usei um modelo e cor mais próximo como referência no projeto. Sugiro posicionar o sofá de frente a porta de entrada e para parede lateral a porta, onde indico posicionar a TV, para que o ambiente fique funcional e com melhor estética visual, pois ao entrar na sala o sofá recepciona e o ambiente fica aberto visualmente para cozinha. Decorar o sofá com almofadas cinza e roxa.

Painel da TV/rack: na parede lateral a porta e a escada, sugeri fazer a parede com a pintura marmorizada na cor cinza claro/médio, até a altura da porta.
O rack amadeirado com branco, centralizado nessa parede. 
Acima do rack, centralizar a TV, que deve ficar na altura dos olhos quando sentados no sofá.
Acima da TV, sugeri fazer uma prateleira amadeirada e outra menor na lateral direita da TV.
Decorar as prateleiras e o rack com porta retrato, plantinhas, flores, livros, vasos e espelho decorativos.
Medida do rack: 2,10 m largura x 0,52 m altura x 0,41 m profundidade
Medida prateleira maior: 2,00 m largura x 0,05 m altura x 0,30 m profundidade
Medida prateleira menor: 1,00 m largura x 0,05 m altura x 0,30 m profundidade
Fazer a medição exata no local.

Tapete: pode ser usado o tapete já comprado cinza de tamanho 2,43 x 1,98 m, pois ele deve ficar igual ou maior ao tamanho do sofá. No projeto usei um tapete maior e com tom cinza mais claro, para deixar um tom mais suave contrastando com o cinza mais escuro da parede.
Medida: 2,00 x 2,50 m

Mesa lateral: sugiro usar uma mesinha na lateral esquerda do sofá, que pode ser redonda, branca com tampo amadeirado. Decorar com livro decorativo, objeto decorativo bronze ou dourado, murano azul ou branco e um vasinho pequeno de planta.
Medida: 0,59 m largura x 0,51 m altura x 0,60 m profundidade

Mesa de centro/puff: não indico usar uma mesinha de centro, para não comprometer o espaço de circulação da sala, pois o ideal é ficar no mínimo 0,50 m de distância ao redor da mesa. E o espaço do sofá até o rack ficou com 1,30 m de distância. Mas sugiro usar um puff redondo vinho/roxo na sala, que pode ser usado para acomodar objetos (livro, bandeja com lanche, etc.) e apoiar os pés, porém não fica fixo no centro da sala.
Medida: 0,43 m largura x 0,43 m altura x 0,43 m profundidade

Mesa de jantar: sugiro usar uma mesa redonda de 4 lugares, amadeirada com tampo branco. E as cadeiras podem ser eiffel botonê, branca com pés amadeirado. Decorar com um arranjo grande de flores. Essa mesa pode ser posicionado abaixo da escada, próxima da parede, deixando o espaço mínimo da cadeira até a parede ao sentar. Verificar a medida exata no local da altura e comprimento possível abaixo da escada, tendo a possibilidade de uma mesa redonda de 6 lugares. Não indico mesa retangular ou quadrada pois irá avançar muito para dentro da sala de estar, não ficando visualmente ideal e nem funcional, pois irá comprometer a circulação do corredor na lateral direita do sofá.
Medida mesa: 0,90 m largura x 0,72 m altura x 0,90 m profundidade
Medida cadeiras: 0,50 m largura x 0,84 m altura x 0,54 m profundidade
Fazer a medição exata no local.

Cortina: indico usar uma cortina de tecido com blackout na cor cinza médio/escuro, do teto até o piso e deixando no mínimo 0,20 m de cortina nas laterais da janela.

Vaso de planta: sugiro usar um vaso de planta na lateral da porta e do rack.
Medida sugerida: 0,70 m largura x 1,08 m altura x 0,69 m profundidade

Luminárias: indico usar 3 spots de LED de sobrepor ou embutido branco quente ou neutro, centralizados acima do painel da TV. No teto usar um plafon de LED branco neutro ou frio. E usar uma luminária de piso embaixo da escada, na lateral direita da mesa de jantar branco frio.

Obs.: Necessário fazer a medição exata no local, para compra dos mobiliários, revestimentos e produtos indicados na consultoria.

Lista de produtos como sugestão ao que foi indicado na consultoria








Imagens do projeto de perspectiva em 3D


Proposta 1 - Mesa redonda



Vista das salas e cozinha

Vista do painel da TV, estar e jantar

Vista lateral do estar para cozinha e jantar

Vista lateral das salas para cozinha

Vista aérea da cozinha e salas

Sala de estar e jantar


Proposta 2 - Mesa retangular



Pintura: para modernizar os ambientes, indico usar a mesma cor de tinta acetinada, cor off white, tom bege/areia claro em todos ambientes, como a cor Algodão Egípcio da Suvinil ou Leroy Merlin, que usei no projeto.

Escada: meramente ilustrativa com o tamanho informado na planta.

Sofá: será usado o seu sofá cor bege, usei um modelo e cor mais próximo como referência no projeto. Sugiro posicionar o sofá de frente a porta de entrada e para parede lateral a porta, onde indico posicionar a TV, para que o ambiente fique funcional e com melhor estética visual, pois ao entrar na sala o sofá recepciona e o ambiente fica aberto visualmente para cozinha. Decorar o sofá com almofadas cinza e roxa.
Aproximar mais o sofá do rack/TV, no projeto ficou 0,90 m de distância. E o corredor atrás do sofá até a bancada da península ficou com 1,45 m de distância.

Painel da TV/rack: na parede lateral a porta e a escada, sugeri fazer a parede com a pintura marmorizada na cor cinza claro/médio, até a altura da porta.
O rack amadeirado com branco, centralizado nessa parede. 
Acima do rack, centralizar a TV, que deve ficar na altura dos olhos quando sentados no sofá.
Acima da TV, sugeri fazer uma prateleira amadeirada e outra menor na lateral direita da TV.
Decorar as prateleiras e o rack com porta retrato, plantinhas, flores, livros, vasos e espelho decorativos.
Medida do rack: 2,10 m largura x 0,52 m altura x 0,41 m profundidade
Medida prateleira maior: 2,00 m largura x 0,05 m altura x 0,30 m profundidade
Medida prateleira menor: 1,00 m largura x 0,05 m altura x 0,30 m profundidade
Fazer a medição exata no local.

Poltronas: pode ser usado duas poltronas em cada lado do rack, pois nessa proposta não irá comprometer a circulação na lateral da escada. Sugeri as poltronas bege com pernas de metal dourada ou cobre.
Medida: 0,64 m largura x 0,90 m altura x 0,62 m profundidade

Tapete: pode ser usado o tapete já comprado cinza de tamanho 2,43 x 1,98 m, pois ele deve ficar igual ou maior ao tamanho do sofá. No projeto usei um tapete maior e com tom cinza mais claro, para deixar um tom mais suave contrastando com o cinza mais escuro da parede.
Medida: 2,00 x 2,50 m

Mesa lateral: sugiro usar uma mesinha na lateral esquerda do sofá, que pode ser redonda, branca com tampo amadeirado. Decorar com livro decorativo, objeto decorativo bronze ou dourado, murano azul ou branco e um vasinho pequeno de planta.
Medida: 0,59 m largura x 0,51 m altura x 0,60 m profundidade
Usar a mesa na lateral direita do sofá, não usar na lateral esquerda devido a circulação.

Mesa de centro/puff: não indico usar uma mesinha de centro, para não comprometer o espaço de circulação da sala, pois o ideal é ficar no mínimo 0,50 m de distância ao redor da mesa. E o espaço do sofá até o rack ficou com 1,30 m de distância. Mas sugiro usar um puff redondo vinho/roxo na sala, que pode ser usado para acomodar objetos (livro, bandeja com lanche, etc.) e apoiar os pés, porém não fica fixo no centro da sala.
Medida: 0,43 m largura x 0,43 m altura x 0,43 m profundidade
Pode ser usado o puff na frente da janela para decorar, usar como banco na mesa de jantar e como mesa de centro no estar.

Mesa de jantar: sugiro usar uma mesa redonda de 4 lugares, amadeirada com tampo branco. E as cadeiras podem ser eiffel botonê, branca com pés amadeirado. Decorar com um arranjo grande de flores. Essa mesa pode ser posicionado abaixo da escada, próxima da parede, deixando o espaço mínimo da cadeira até a parede ao sentar. Verificar a medida exata no local da altura e comprimento possível abaixo da escada, tendo a possibilidade de uma mesa redonda de 6 lugares. Não indico mesa retangular ou quadrada pois irá avançar muito para dentro da sala de estar, não ficando visualmente ideal e nem funcional, pois irá comprometer a circulação do corredor na lateral direita do sofá.
Medida mesa: 0,90 m largura x 0,72 m altura x 0,90 m profundidade
Medida cadeiras: 0,50 m largura x 0,84 m altura x 0,54 m profundidade
Fazer a medição exata no local.

Península da cozinha: sugeri aumentar o tamanho da península para ser possível usar uma mesa na lateral. Ficará espaço de corredor para cozinha/sala de 1,00 m de largura. E na lateral da península com a mesa, espaço de 0,47 m de largura da banqueta até a mesa. Deixando um espaço mínimo de 0,20 m de distância entre as 3 banquetas para melhor funcionalidade e estética.
Medida península: 2,30 m largura
Fazer a medição exata no local.

Mesa retangular: Sugeri uma mesa retangular branca com pés amadeirado de 6 lugares. Encostar a mesa na parede lateral da península, usar um banco estofado bege com pernas amadeirada na parede lateral a janela e duas poltronas brancas com pernas amadeirada na frente do banco.
Medida mesa: 1,60 m largura x 0,74 m altura x 0,90 m profundidade
Medida cadeira poltrona: 0,55 m largura x 0,81 m altura x 0,57 m profundidade
Medida banco: 1,61 m largura x 0,41 m altura x 0,43 m profundidade

Quadros: na parede da mesa pode ser usado um quadro de cores neutras e na parede lateral, ao lado da janela, usar dois quadros menores um abaixo do outro com estampa de plantas.
Medida quadro retangular maior: 0,45 m largura x 0,60 m altura
Medida quadros menores: 0,28 m largura x 0,28 m altura

Buffet: sugeri usar um buffet amadeirado com as portas brancas, centralizado embaixo da escada. Decorar com um vaso de flores, vasinhos de plantas e objetos/potes de cerâmica decorativos brancos. Não indico usar o seu buffet na sala, pois não irá combinar com os demais elementos e móveis, devido a cor escura. Ele pode ser usado no cantinho do café no lugar da prateleira da cafeteira, que essa parede tem a mesma largura do seu buffet.
Medida: 1,35 m largura x 0,80 m altura x 0,37 m profundidade

Garden seat: pode ser usado um tamburete garden seat de cerâmica branco com estampa floral ou clean em verde ou azul e amarelo, que ficará na lateral direita do buffet com a escada. Serve como decoração, como banco e como mesa de apoio para sala.

Cortina: indico usar uma cortina de tecido com blackout na cor cinza médio/escuro, do teto até o piso e deixando no mínimo 0,20 m de cortina nas laterais da janela.

Vaso de planta: sugiro usar um vaso de planta na lateral da porta e do rack.
Medida sugerida: 0,70 m largura x 1,08 m altura x 0,69 m profundidade
Usar esse vaso embaixo da escada, na lateral direita do buffet e do garden seat.

Luminárias: indico usar 3 spots de LED de sobrepor ou embutido branco quente ou neutro, centralizados acima do painel da TV. No teto usar um plafon de LED branco neutro ou frio. E usar uma luminária de piso embaixo da escada, na lateral direita da mesa de jantar branco frio.

Pendente cúpula: Sugeri usar um pendente cúpula branco, centralizado acima da mesa de jantar.
Medida: 0,33 m largura x 0,80 m altura x 0,32 m profundidade
Fazer a medição exata no local.

Obs.: Necessário fazer a medição exata no local, para compra dos mobiliários, revestimentos e produtos indicados na consultoria.

Lista de produtos como sugestão ao que foi indicado na consultoria





Imagens do projeto de perspectiva em 3D


Proposta 2



Vista do estar para o jantar

Vista do jantar para o estar e cozinha

Vista aérea da cozinha e salas


Cozinha e Sala de estar e jantar


Proposta 3

Pintura: para modernizar os ambientes, indico usar a mesma cor de tinta acetinada, cor branco em todos ambientes, como a cor Branco Neve da Suvinil, que usei no 3D. Indiquei nas propostas anteriores uma cor off white, mas nessa proposta a cor branca deixará os ambientes mais harmônicos.

Balcão da cozinha: sugestão de acrescentar mais um balcão na parede lateral da cozinha, entre a pia e a cozinha.

Mesa flutuante: com a bancada rebaixada da península ampliada até o canto da parede da sala na horizontal, servindo de mesa flutuante, amplia visualmente o ambiente e traz maior funcionalidade. Sugiro deixar a península com pedra branca e a mesa/bancada de refeição em amadeirado. Necessário deixar uma largura mínima de 0,40 m para caber os pratos e copos nas refeições e a mesa na altura mínima de 0,70 a 0,75 m.

Cadeiras: Mantive a proposta das mesas cadeiras estofadas brancas com pés palito para mesa flutuante, ficando 5 cadeiras em toda extensão da cozinha/sala e 1 cadeira na lateral da península.  Necessário deixar a distância mínima de 0,10 m entre as cadeiras, para melhor uso durante as refeições.

Sala de estar: mantive a mesma proposta, porém foi possível avançar o sofá mais distante da TV, ficando ainda um bom espaço de circulação em todo ambiente.

Mesa lateral: apenas alterei o lugar da mesa lateral para o lado esquerdo do sofá, e deixar no lado direito apenas o puff estofado na cor verde ou azul turquesa.

Tapete: pode ser mantido o tamanho da proposta anterior de 2,00 x 2,50 m ou então usar um maior de 3,00 x 2,00 m para dar uma melhor amplitude visual da sala, aumentando horizontalmente o estar em relação a mesa flutuante que está bem extensa na horizontal da sala.

Obs.: Necessário fazer a medição exata no local, para compra dos mobiliários, revestimentos e produtos indicados na consultoria.


Imagens do projeto de perspectiva em 3D


Proposta 3 - Mesa bancada flutuante



Vista das salas com a mesa flutuante

Vista das salas e cozinha com a mesa flutuante e balcão na lateral da pia

Vista aérea com tapete maior 2,00 x 3,00 m embaixo dos móveis laterais ao sofá e em frente as poltronas

Vista aérea com tapete menor 2,00 x 2,50 m 

E então, qual ideia você mais gostou?

Agora ficou fácil e acessível ter seu ambiente belo, funcional e aconchegante!

Faça seu orçamento gratuito no formulário AQUI e responderemos no seu e-mail.

Por Designer de Interiores - Grazi Silveira 
Projeto 3D via Mooble

Me acompanhe nas mídias sociais para ficarmos mais pertinho

0 comentários