googlefc.controlledMessagingFunction

Dicas para equipar uma casa inteligente

Você já deve ter visto alguns filmes ou desenhos onde existia uma casa extremamente futurista, certo? Como Os Jetsons, por exemplo, com a casa fazendo várias atividades diferentes e quase tendo vida própria. Bom, com o avanço da tecnologia isso passou de um sonho distante para se tornar uma realidade no nosso dia a dia. 

Adobe Stock


Ter uma casa inteligente já faz parte da vida de muitas pessoas, que agora podem ter o conforto e o luxo, de fechar as cortinas, por um som para tocar, apagar as luzes e até mesmo ligar a batedeira industrial, tudo sendo feito apenas pelo controle de voz ou por meio de aplicativos. 


Fazer com que sua residência seja inteligente trás muito mais conforto e praticidade dentro do seu dia a dia. Então, para quem está pensando em adotar essa estratégia, separamos algumas dicas para equipar uma casa inteligente com muito mais eficiência e assertividade, está pronto? Boa leitura!

Assistentes virtuais


Não tem como abrir nossa lista sem falar de, provavelmente, o equipamento mais popular de uma casa inteligente: os assistentes virtuais.


Com eles você consegue integrar todos os equipamentos e dispositivos, como a iluminação e os aparelhos eletrônicos, bastando um simples controle de voz para fazer uma pesquisa ou realizar uma ação. 


A Alexa da Amazon e o Google Home, são os exemplos mais populares desses assistentes virtuais. Além de integrar os aparelhos, eles também permitem que você crie uma rotina, automatize funções, como programar quando o alarme toca ou quando a luz acende, e até mesmo, perguntar sobre a previsão do tempo, alguma receita que deseja fazer ou consultar a melhor rota para chegar ao trabalho.  

Lâmpadas inteligentes



Adobe Stock



Se as assistentes virtuais são, provavelmente, as ferramentas mais famosas, as lâmpadas inteligentes também ganham mais destaque, principalmente por serem consideradas baratas e fáceis de encontrar, sendo um ótimo pontapé inicial para fazer sua casa se tornar inteligente. 


Ela pode ser integrada com as assistentes virtuais, ou possuir um aplicativo próprio, que permite que você ligue e desligue a luz, reduza ou aumente sua intensidade e que faça a combinação de diferentes cores, de acordo com as que você conseguir selecionar, podendo otimizar seus ambientes e adaptá-los do seu jeito. Esse processo pode ser feito ao fazer um projeto com uma empresa de automação residencial

Adaptador de tomada wi-fi


Os adaptadores de tomada conectados no wi-fi são considerados um ótimo recurso para uma casa inteligente. Com os adaptadores, você consegue conectar todos os seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, fazendo com que todos eles fiquem inteligentes. 


Isso só é possível, porque cada adaptador é controlado de forma manual através de um aplicativo, todos funcionando de forma individual, com isso, você tem maior controle de sua energia gasta, e consegue ter acesso a todos os recursos disponíveis pelos aparelhos. 

Fechadura digital 


Indo agora para a parte de segurança, uma fechadura digital inteligente traz maior praticidade e facilidade, afinal, quem nunca esqueceu a chave e ficou para fora de casa? Com a fechadura digital isso nunca mais vai acontecer. 


Ela pode funcionar por biometria ou por senha, fazendo com que mesmo que você viaje para outro país, possa acessar e abrir a fechadura para outra pessoa, podendo também, abrir ela por aplicativo ou até mesmo pela assistente virtual. Um método muito mais seguro e prático para sua casa inteligente. 

Interruptor inteligente


Adobe Stock


Os interruptores inteligentes são uma ótima alternativa quando você já está deitado e esqueceu alguma luz acesa, ou está longe e quer acender alguma luz em determinado horário do dia, com ele você se conecta com a assistente virtual, e via wi-fi consegue controlar todas as luzes da sua casa. 


Você também pode programar horários para elas acenderem, uma verdadeira praticidade e facilidade, ideal para ser um bônus a mais dentro da sua casa inteligente. 

Robô aspirador


Talvez uma das ferramentas mais antigas da casa inteligente, o famoso robô aspirador, que pode ser controlado pela assistente virtual ou por aplicativo, simplesmente pode ficar o dia inteiro removendo sujeiras e dando uma geral na casa, tendo uma ótima efetividade como um exaustor centrífugo


Ele é ideal principalmente para apartamentos ou pequenos cômodos, onde consegue ir em todos os lugares e deixar tudo em ordem, acelerando bastante e facilitando a faxina. 

Controle remoto wi-fi


Quem disse que o entretenimento não ia entrar na nossa lista? O controle remoto wi-fi integra todos os aparelhos em um só lugar, fazendo com que você tenha acesso a tudo seja pelo comando de voz ou até mesmo pelo próprio controle. 


Televisão, ar-condicionado-home theater e ventiladores todos no mesmo local, bem na palma da sua mão para você controlar suas funções e usá-los da melhor maneira possível. 


Você já tem ou pensa em ter uma casa inteligente? Acredita que com nossas dicas possa ser mais fácil montar uma? Conte para gente nos comentários o que achou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos.


Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.


Consultoria de decoração online com projeto 3D - Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

Cursos de decoração online, rápido e acessível  AQUI.

Me acompanhe nas mídias sociais para ficarmos mais pertinho

0 comentários