googlefc.controlledMessagingFunction

Designer de interiores: confira qual a função deste profissional

Você é criativo, detalhista e adora resolver problemas? Por que não tentar a carreira de designer de interiores? Esse profissional trabalha com os clientes para criar quartos e espaços esteticamente agradáveis. 

IMAGEM FREEPIK

Os clientes variam de proprietários de residências a grandes corporações de setores tão distintos quanto os de moda ou de armário de aço 2 portas. Independentemente do projeto, precisará moldar espaços atraentes, funcionais e seguros, atendendo às necessidades específicas do cliente. Dentre as funções temos:

Podem ajudar a criar locais de trabalho


Aqui será preciso combinar locais de trabalho práticos e profissionais. Os clientes vão de pequenos escritórios e start-ups até grandes edifícios corporativos.Independentemente da dimensão e abrangência do projeto, saia de trás de sua mesa rústica de madeira e olhe além do óbvio.


Especifique algo que contribua para a boa saúde e postura dos funcionários. A colocação de computadores, mesas e cadeiras geralmente são o foco, pois muitas pessoas usam esses itens por longos períodos. 


Sendo assim, poderão sofrer fadiga, estresse e até lesões desnecessárias se os produtos errados estiverem na lista. Os designers considerarão a atividade que está sendo feita, as demandas do usuário, o equipamento e, em seguida, projetarão o espaço com esses elementos em mente. Ter esse tipo de cuidado e precaução é tão essencial quanto ter uma envasadora de liquidos no ramo da indústria.

Projetam salas para o setor da saúde


Planejar e reformar consultórios médicos e odontológicos, hospitais, centros de saúde, clínicas e instalações de atendimento residencial, também é um dos ofícios. Normalmente, ele deve ser extremamente bem informado sobre máquinas e outros objetos usados no ramo da medicina e tomar as decisões junto com o médico.


Ter esses dados e pesquisas já disponíveis ajuda os designers de interiores a planejar espaços positivos e acolhedores para pacientes, residentes e instalações. Se fizer parceria com uma empresa de automação residencial, pode elevar o nível do projeto.

Foco em cozinha e banheiro


Aspectos da criação, remodelação ou atualização da área da cozinha e do banheiro da casa de um cliente não ficam de fora. Eles têm conhecimento especializado de armários, acessórios, eletrodomésticos, encanamentos, materiais de construção e soluções elétricas para essas salas específicas.


Temas, cores, padrões e layout da sala são discutidos, o que resultará em esboços e desenhos baseados nisso. Uma vez iniciado, é responsabilidade do projetista manter todas as despesas dentro do orçamento do cliente.

Ser sustentável


De olho na sustentabilidade, pois esta é uma temática recorrente ao longo dos últimos anos e que precisa ser colocada em prática por todos nós! O foco principal aqui, como pôde perceber, é usar produtos com baixo impacto ambiental, reduzir o consumo de energia e o desperdício.


Quer mais? Pode-se, também, melhorar a qualidade do ar interno, a eficiência energética e hídrica e projetar com o uso eficiente do espaço em mente. Quando feito com exatidão, irão focar em equilibrar estética e funcionalidade com escolhas que reduzem o impacto ambiental. Essas são algumas das principais funções do designer de interiores. Mas saiba que diversas outras estarão atreladas a você no dia a dia.


Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.


Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

0 comentários