Dos hotéis mais chiques ao seu quarto: 11 dicas para transformar o cômodo em um lugar perfeito

 Saiba como transportar o quarto de hotel para a sua casa

Foto: Pexels

Sabe aquela viagem maravilhosa que você fez em que o hotel era um show à parte? E além do café da manhã, piscina, localização e opções de lazer, o quarto era tão bom que às vezes você nem tinha vontade de sair?

Os hotéis têm equipes completas e grande investimento para transformar suas acomodações em locais confortáveis e aconchegantes, mas isso não significa que você não pode incluir alguns itens para que o seu próprio quarto fique parecendo com um verdadeiro cenário hoteleiro.

Confira 11 dicas para deixar o seu quarto tão incrível e com roupas de cama parecidas com a de um enxoval de hotel!

1 – Colchão

Ter uma boa noite de sono em um quarto de hotel não é difícil, ainda mais no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do sono (ABS), o brasileiro dorme cerca de 6, 6 horas por dia, e os números vêm caindo cada vez mais. Os especialistas apontam que um dos principais motivos disso está no colchão que a pessoa usa.

A dica é investir em colchões de boa qualidade, de marcas que sejam reconhecidas no mercado. Opte por modelos que não sejam muito duros e nem muito macios, de preferência de molas ensacadas. Camas de casais devem ter o queen size como tamanho mínimo. 

Se ficar alguma dúvida, o Instituto Nacional de Estudos de Repouso (INER) tem uma tabela que ajuda a encontrar qual a densidade perfeita para o usuário a partir de critérios como corpo, peso e altura

2 – Roupas de cama

As roupas de cama de um hotel também devem seguir certo padrão, especialmente se forem estabelecimentos de quatro ou cinco estrelas.

Para ter algo parecido em casa, siga as dicas:

  • Prefira lençóis com mais de 200 fios, o que proporciona mais suavidade

  • Aposte em cores e estampas brancas ou de cores mais neutras

  • Certifique-se de que a colcha, fronha e edredom seguem o mesmo padrão dos lençóis

  • Utilize a técnica do envelopamento para arrumar a cama: puxe as pontas dos lençóis para baixo do colchão, deixando-o bem esticado; depois, coloque o cobertor por cima. Se quiser, é possível estendê-lo para decorar.

  • Escolha cobertores quentes, macios e que não provoquem alergias, como os de microfibra, por exemplo.

3 – Travesseiros

Os travesseiros também são parte importante para dormir tranquilamente. 

  • O espaço para uma pessoa deve ter dois travesseiros. Sendo assim, uma cama de casal deve ter quatro e uma de solteiro deve ter dois

  • Dê prioridade para travesseiros de pena – são mais leves, mais macios, resistentes e têm boa durabilidade

  • Além da fronha, coloque uma capa no travesseiro para protegê-lo ainda mais

4 – Aromatizantes

Os hotéis também costumam ser perfumados. Além do cheiro de produtos de limpeza, é comum que o staff dos estabelecimentos utilizem aromatizantes nas roupas de cama e no próprio ambiente.

Tenha água perfumada para tecidos e/ou difusores aromáticos para deixar o quarto bem cheiroso. Prefira essenciais suaves e que induzem o sono, como lavanda, bergamota, flor de laranjeira, angélica, entre outras.

5 – Iluminação

Bons quartos de hotel devem ser muito bem iluminados. Além de lâmpadas e luminárias, é preciso que o local tenha entradas de luz natural, como janelas de vidro.

Para ainda mais conforto, encontre uma maneira de conseguir apagar todas as luzes sem sair da cama. Um eletricista pode instalar um interruptor ao lado da cabeceira em apenas alguns minutos.

Pontos de luz além da luz central também são interessantes, como na parte inferior das paredes ou em cima da televisão.

6 – Cortinas blackout

Boa iluminação é importante, mas deixar o ambiente bem escuro para ter aquela noite de sono é essencial!

A forma mais prática de fazer isso – e que também é adotada pelos hotéis –, é instalando cortinas blackout nas janelas.

Feitas de material bem denso, cortinas desse tipo impedem que a luz do dia entrem no quarto, deixando uma atmosfera ideal para descansar. Também bloqueiam raios ultravioletas.

7 – Decoração

A decoração de um quarto de hotel costuma ser mais sóbria, afinal, muitas pessoas passam por aquele ambiente, mas você pode investir em uma decoração mais ousada e que seja a sua cara.

Pense em almofadas, tapetes, quadros, fotografias, vasos de flores e plantas, enfeites, livros e revistas, etc. Neste tópico, o que vale é criar uma décor criativa e que deixe você se sentindo no seu cantinho favorito do mundo.

8 – Televisão

Todo quarto de hotel tem uma televisão – na maioria das vezes, pendurada na parede.

Certifique-se que a TV está em uma posição correta para que você assista confortavelmente. Invista em canais à cabo ou conecte seus serviços de streaming.

Se o aparelho não tiver acesso à internet, existem outras alternativas, como o ChromeCast ou o Fire TV Stick, que transformam uma televisão comum em smart TV.

9 – Climatização

O quarto de hotel tem a temperatura perfeita: nem muito frio e nem muito quente.

Isso geralmente é feito com ar-condicionados que esfriam e esquentam o ambiente. Caso você não possa ter um desse em casa por causa das despesas, um climatizador é uma ótima solução.

Com preços acessíveis, o aparelho ajuda a climatizar o local e funciona ao ser plugado na tomada. 

10 – Bebidas e snacks

Se você não puder colocar um frigobar no quarto, pode ter alguns snacks não perecíveis e água em temperatura ambiente.

É interessante deixar a água próxima a cama, para que você possa beber sem se levantar. Coloque em uma garrafa bonita e deixe um copo de vidro por perto para dar um charme e facilitar o consumo.

Os snacks podem ser colocados em uma bandeja ou cesta, seja na sua escrivaninha ou qualquer outra superfície que funcione melhor. Aposte em lanches leves e pequenos, como barras de cereal, biscoitos doces e salgados, balas, amendoins, etc.

11 – Limpeza e organização

Parte fundamental da beleza de um quarto de hotel é a limpeza e a organização.

No seu quarto, siga as orientações:

  • Troque a roupa de cama semanalmente;

  • Arrume a cama todos os dias;

  • Varra e tire o pó das superfícies ao menos duas vezes por semana;

  • Use produtos de limpeza que eliminem os ácaros, vírus e bactérias;

  • Higienize os tapetes, cortinas e almofadas mensalmente;

  • Guarde tudo em seu devido lugar. 

Além disso, é importante deixar as janelas abertas pelo menos durante alguns momentos do dia para deixar que o ar fresco circule todos os dias. Isso evita o aparecimento de manchas de umidade, mofo e demais odores. 

GOSTARAM?

0 comentários