googlefc.controlledMessagingFunction

Uso de quadros na decoração: 5 dicas essenciais e modelos

A escolha do quadro para compor um ambiente pode ser decisiva para o resultado final da decoração. Confira aqui 5 dicas para não errar no processo

Imagem Freepik

A decoração é sempre uma tarefa que requer atenção, até porque é importante que a casa tenha um estilo que torne cada ambiente mais especial e aconchegante. O que pode se tornar um desafio quando não sabemos em que pontos focar.

Mas investir em móveis com design assinado e quadros é uma ótima maneira de começar a personalizar seus ambientes. Por isso, vamos dar 5 dicas essenciais para usar quadros decorativos na composição da decoração da sua casa. 

Por que usar quadros na decoração?


Imagem Freepik


Decorar com quadros é uma forma de expressar a sua personalidade e deixar a sua casa mais acolhedora.

Por ser um dos métodos mais antigos e utilizados para deixar uma casa mais bonita, os quadros são atemporais. Além de decorar, eles permitem que você combine recursos para decorar sua casa com peças únicas e exclusivas, como móveis com design assinado.

Quando se trata da decoração com quadros, é preciso ter em mente que há várias opções disponíveis no mercado, e você pode escolher entre aqueles que são prontamente encontrados em lojas físicas ou os que são feitos sob encomenda.

Como usar quadros decorativos na sala?


Imagem Freepik


A decoração de ambientes com quadros é uma maneira elegante e criativa de harmonizar os espaços.

Mas antes de começar a escolher os modelos para sua sala, é preciso levar em conta alguns aspectos importantes que vão fazer toda a diferença na hora de decorar.

Cores em harmonia

O primeiro ponto é entender qual a paleta de cores do ambiente. Salas em tons neutros podem pedir quadros mais coloridos, caso o objetivo seja trazer mais energia ao ambiente. Mas quando o local já carrega uma grande variedade de cores, fazer a harmonização entre os tons é o ideal.     

Ponto focal

É recomendado definir em quais pontos você deseja estabelecer o foco da decoração. Seja em paredes lisas, próximas a outros móveis ou janelas, é importante estabelecer o ponto focal, bem como analisar a incidência de luz.

Combine os estilos de moldura

Ao escolher molduras, certifique-se de que elas combinem e se complementam para que pareçam pertencer umas às outras.

Além disso, é importante considerar o espaço onde eles serão pendurados.

Se você pretende usá-los em um local que recebe muita luz solar, os quadros com fundo branco irão combinar melhor e não terão seus detalhes apagados pelo excesso de iluminação natural.

Como combinar quadros com a decoração?


Quadros são uma forma de expressão e de arte que podem trazer vida para qualquer ambiente.

Porém, você precisa ter cuidado para não colocar um quadro em um lugar que não caiba com o estilo do seu cômodo e com a decoração do ambiente.

Por isso, tenha atenção em alguns aspectos, como:

      Tons de almofadas e cortinas;

      Estampas;

      Objetos de decoração do ambiente;

      Material e acabamento do sofá;

      Cores das paredes;

      Dimensão dos móveis.

Uma das casas mais famosas do Brasil é a da apresentadora e modelo Ana Hickman. Com tons neutros e uma decoração clean, a celebridade escolheu quadros que traziam mais cor ao ambiente, com tons de vermelho e azul que geram um maior impacto para o local.


Lambe-lambes: uma tendência de decoração


O lambe-lambe é uma peça clássica da decoração de interiores. É um acessório que traz um toque rústico e acolhedor ao ambiente, além de incrementar o visual da casa.

O lambe-lambe foi inventado na França no século XVIII e chegou ao Brasil apenas no século XX. Se você está sonhando com uma decoração vintage, o lambe-lambe é um item indispensável para quem não quer utilizar quadros tradicionais.

Isso porque na hora de decorar seus ambientes, também é fundamental criar um estilo próprio para a sua casa. Isso significa que você deve ter uma visão clara do que quer e como você deseja que seu espaço seja percebido pelos outros.

Se você não sabe como começar, lembre-se de juntar algumas imagens dos ambientes que você gosta no Pinterest ou Instagram e entender porque você gosta delas. Depois disso, você pode começar a criar um padrão para incorporar aos ambientes.


5 dicas de uso de quadros na decoração


Imagem Freepik


Quadros decorativos são uma ótima maneira de dar um toque personalizado e original a qualquer ambiente. E para isso, não é preciso gastar muito.

Além dos modelos prontos, possíveis de encontrar em lojas de decoração, existe a possibilidade de realizar encomendas de quadros personalizados, uma opção bastante comum para pessoas que decidem eternizar momentos e expor em ambientes estratégicos.

Os valores variam entre as características das peças, como tamanho, material, moldura e fornecedor. Assim, eles podem partir de R$100 e evoluírem de acordo com o pedido.

Se você está pensando em usar quadros na decoração, aqui estão algumas dicas importantes para ajudá-lo a encontrar o modelo que mais combina com o seu estilo.


1. Leve em consideração o tamanho do ambiente


Se o ambiente for pequeno, prefira quadros menores e mais leves, com cores mais claras e sem adornos. Já se o ambiente for grande, opte por um quadro maior e mais robusto, que combine com o espírito do cômodo.


2. Busque centralizar as obras


Ainda que seja possível colocar os quadros em locais diferentes da casa, o ideal é que eles fiquem em um mesmo espaço. A centralização permite que outros objetos de decoração ganhem destaque e enriqueçam o ambiente.


3. Aposte em diálogo entre quadros e móveis


Os quadros devem ser emoldurados de maneira uniforme e harmoniosa para criar um diálogo entre as paredes e os móveis.

A escolha da cor do quadro deve ser baseada no mesmo padrão da tinta das paredes e também no estilo do mobiliário usado na sala.


4. Dê atenção ao tamanho do quadro


Outro ponto importante na hora de decorar com quadros é escolher o tamanho. Deve ser levado em consideração o tamanho do ambiente, pois se não houver uma boa proporção entre as imagens e os móveis, pode causar um efeito desagradável.

Como regra geral, a ideia é que a largura do quadro seja menor que a altura, de modo que ele não fique maior do que a superfície sobre a qual está pendurado.


5. Harmonize as cores do ambiente com os quadros


Os quadros devem harmonizar com a decoração do ambiente para que eles sejam bem-sucedidos. Se você está decorando uma sala, por exemplo, você precisa escolher quadros que combinem com as cores da parede, tapete e sofá.

Você precisa fazer é observar o espaço onde vai colocar os quadros e ver quais as cores predominantes no ambiente.

Além disso, aproveite sua imaginação e tente usar outros objetos que não sejam quadros decorativos tradicionais para fazer uma decoração mais criativa e original.


Gostaram?

Comente se você também usa quadros na casa!

0 comentários