4 Dicas de como usar a Luz em sua decoração!

A luz é um elemento indispensável para a decoração de qualquer ambiente, seja ele um estacionamento com cone de sinalização, ou um escritório para home office. Afinal, ela pode ser usada de várias maneiras para criar diferentes efeitos, desde um ambiente aconchegante até um mais moderno e sofisticado.

Imagem Freepik

Além disso, a luz pode ser utilizada para destacar certos elementos da decoração, como quadros ou objetos de arte. Neste artigo, mostraremos algumas formas de usar a luz como decoração e como ela pode transformar qualquer ambiente.


1. Use a luz natural a seu favor

A luz natural é um dos elementos mais importantes na decoração de um local. Ela pode transformar o visual de um espaço, destacando certos elementos e criando uma atmosfera acolhedora. Por isso, é importante saber como usar a luz a seu favor na hora de decorar.


Primeiro, analise cuidadosamente o local que você deseja decorar, observando a qualidade da luz natural que recebe durante o dia. Em seguida, pense em quais elementos você gostaria de destacar e quais seriam os pontos principais. Depois disso, escolha as cores que irão compor o ambiente, considerando a iluminação natural.


Uma das maneiras simples de usar a luz natural é escolher as cores certas para suas paredes e móveis. As cores claras refletem melhor a luz, enquanto as cores escuras absorvem mais claridade. Além disso, optar por tons mais claros nas paredes aumentará a luminosidade do ambiente.

Outra maneira de utilizar bem a luz natural é investir em espelhos para refletir a luz do sol e ampliar o espaço visualmente. Por isso, são elementos excelentes para decorar ambientes pequenos ou com pouca iluminação natural. 

Por fim, outro truque para utilizar bem a luz natural é abusar das janelas e portas envidraçadas. Elas permitem que mais luminosidade entre no ambiente e são ótimas opções para qualquer tipo de decoração.


Imagem de projeto 3D à distância

Faça também uma consultoria de decoração online com projeto 3D que cabe no seu bolso!

2. Crie pontos de luz focalizados

Crie pontos de luz focalizados na sua decoração para destacar certos elementos ou áreas. Isto pode ser realizado através da utilização de luzes direcionadas, como spotlights, sensor de presença para iluminação ou através da utilização de luzes mais suaves e difusas. A chave é experimentar e encontrar a combinação perfeita para o seu espaço.


As luzes direcionadas são ideais para destacar itens específicos, como uma peça de arte ou um móvel antigo. Elas também podem ser usadas para iluminar uma área de trabalho, como um piano ou uma mesa de jantar. 


Para criar um ambiente mais aconchegante, experimente usar luzes mais difusas em vez das brilhantes e focadas. Estas podem ser obtidas através da utilização de abajures, lanternas ou velas. Experimente diferentes combinações e intensidades de luz para criar o ambiente perfeito em sua casa.

3. Escolha as cores da luz com cuidado

As cores das luzes podem ter um grande impacto na sua decoração. Por isso, é importante definir com cuidado, de acordo com o que você deseja destacar no ambiente que será decorado. Aqui estão algumas dicas para escolher cores das luzes para sua casa:

Utilize cores que complementam as luzes 

Ao definir uma cor predominante dos seus móveis e outros elementos decorativos, é essencial ficar atento às luzes que vão compor esse cenário.  Por exemplo, se a maioria da sua mobília for branca ou com um tom mais claro, você pode optar por uma luz mais quente para criar contraste e destacá-los.

Considere diferentes tipos de tonalidade 

É muito importante considerar o tom das cores. Dessa forma, as luzes mais quentes tendem a criar um ambiente mais aconchegante, enquanto as luzes mais frias tendem a ser mais energizantes. 


As cores da luz também podem ser usadas para destacar certos elementos da sua decoração. Por exemplo, se você tem uma pintura ou um quadro que gostaria de destacar, pode optar por uma luz com uma cor complementar para realçá-lo.

Experimente diversas combinações de cores para sua luz

Para criar um efeito interessante e único na sua decoração, você pode combinar diferentes cores do seu ambiente com a luz ideal para o seu espaço. Assim, funcionará como um filtro coalescente criando um contraste em seu local. 

Por exemplo, as lâmpadas fluorescentes são ideais para áreas bem iluminadas, enquanto as lâmpadas incandescentes são melhores para ambientes mais escuros. Se você estiver procurando economizar energia, considere as lâmpadas LED, sendo extremamente eficientes.

4. experimente diferentes texturas e formas de iluminação

A iluminação é um aspecto importante da decoração e pode mudar muito o ambiente de uma casa. Por isso, é necessário testar diferentes texturas e formas de iluminação que ajudam a criar um espaço aconchegante e atraente.


As luzes podem ser usadas para destacar certos objetos da decoração, como obras de arte ou mobiliário. Elas também são utilizadas para criar um clima específico, como uma atmosfera tranquila e relaxante. Existem muitas maneiras de experimentar a iluminação, então não se limite a uma única opção.


Além disso, é possível brincar com a posição das lâmpadas. As luzes podem ser direcionadas para cima ou para baixo, dependendo do que você está tentando destacar. Dessa forma, ela pode ser colocada estrategicamente para criar efeitos, como um foco suave em uma obra de arte ou um brilho mais intenso em um objeto reflexivo.


Experimentar diferentes formas e texturas de iluminação pode ser  divertido e gratificante. É importante levar algum tempo para considerar qual tipo de atmosfera você quer criar na sua casa antes de começar a comprar produtos ou fazer alterações drásticas na iluminação existente. Lembre-se que encontrar um especialista da área é tão fácil como fazer um aluguel de máquina de solda.


Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais


0 comentários