googlefc.controlledMessagingFunction

Como aumentar a vida útil dos itens da sua casa?

A conservação dos itens que você tem em casa vai depender do cuidado que se tem com o uso, limpeza e armazenamento. Confira algumas dicas para uma maior durabilidade das suas peças. Ao comprar um produto, tenha atenção às instruções de uso, pois algumas peças vão precisar de cuidados especiais. Independentemente de serem louças, eletrodomésticos ou móveis, cada tipo de material requer cuidados para prolongar a sua durabilidade.

Imagem Pexels


Cuidados com a louça

Com um conjunto de louças novas, por exemplo, algumas peças vão precisar de cuidados específicos de manuseio. Existem tipos de louças que não podem ir no micro-ondas, quando tem detalhes metálicos, dourados ou prateados. 

Também tem aquela peça que deve ser evitada lavagens constantes e, por isso, o ideal é que sejam usadas só em algumas ocasiões.

Outra atenção que merece destaque é em relação aos itens que podem ser lavados na máquina de lavar louças. Em geral, peças de metal, vidro ou porcelana pode ser usados na máquina sem maiores problemas. 

No entanto, peças mais delicadas, como aquelas feitas de cristal ou que tenham alguma decoração diferente, devem ser lavadas manualmente para não serem danificadas.

Se você tem louça com riscos ou manchas e deseja tirar, tem uma mistura que vai servir. Utilize bicarbonato de sódio e água para formar uma pasta, coloque sobre o risco e esfregue com uma esponja. Depois disso lave sua peça e deixe secar bem. 

Essa mistura funciona com peças tanto de vidro quanto de porcelana.

Na hora de guardar se atente para o manuseio correto, assim, evita riscos e acidentes. Os copos devem ser alinhados em fileira, de preferência virados para baixo para evitar acúmulo de poeira.

Xícaras e pratos podem ser empilhados, desde que não seja grande a quantidade num lugar só e em pilhas diferentes para cada tipo de louça. Outra dica é colocar guardanapos ou paninhos entre as peças para evitar o atrito.

Cuidados com os eletrodomésticos

Quando utilizados corretamente, os eletrodomésticos têm uma vida útil maior e demoram mais para apresentar defeitos.

A princípio, escolha sempre comprar produtos de qualidade, que ofereçam maior resistência e durabilidade, mesmo com muito tempo de uso.

Leia sempre o manual de instruções do usuário que vem com o aparelho que você compra, lá tem todas as informações necessárias sobre voltagem, limpeza correta e boas maneiras de utilização, garantindo a preservação do equipamento.

Sabendo que cada eletrodoméstico tem suas funções, fique atento ao
funcionamento do ambiente. Evite colocar aparelhos que não podem molhar ao lado da pia ou da máquina de lavar louças, pois os respingos de água podem danificar.

Do mesmo modo, uma geladeira tem vários níveis de temperatura e a forma de manuseio interfere no funcionamento dela. Por exemplo, se você colocar itens quentes dentro dela vai forçar o motor a trabalhar mais e puxar mais energia e, a longo prazo, essa prática vai refletir no tempo de vida dela.

Imagem de projeto 3D à distância
Faça também uma consultoria de decoração online com projeto 3D que cabe no seu bolso!

Outro exemplo é o fogão, por ser um equipamento de uso diário e estar associado ao fogo, é importante estar atento a alguns pontos. A instalação deve ser feita em local apropriado, próximo à tomada e saída de gás.

Evite usar panelas pequenas em bocais grandes, para que não vaze gás e provoque algum acidente.

Para garantir que a vida útil do fogão se prolongue, faça manutenção periódica, pelo menos uma vez no ano, para verificar peças e o funcionamento do aparelho, prevenindo certos imprevistos.

Cuidados com móveis

Após um tempo, os móveis que você colocou na decoração da sua casa podem apresentar aparência diferente do início e um desempenho que não corresponde à qualidade que ele costumava ter.

Eles também podem ter a vida útil prejudicada se não utilizados da maneira correta.

Tomar alguns cuidados simples pode aumentar a durabilidade das peças.
Mantenha a limpeza em dia, não precisa ser todos os móveis da casa, mas, especialmente aquelas áreas de uso diário, como cozinha e banheiro, devem estar sempre limpos para preservar a sua vida útil.

Utilize um pano úmido seguido de um pano seco, fazendo isso já vai controlar as sujeiras do dia a dia que insistem em ficar. Quanto mais for a frequência de limpeza, mais fácil fica de tirar a poeira.

Produtos mais agressivos e corrosivos não são indicados, eles podem danificar as superfícies dos móveis.

Também tenha atenção com a umidade, o melhor é que fiquem em ambientes mais ventilados e mais secos. Tente não deixar seus móveis encostados em paredes, por exemplo. Mantenha a distância para evitar que não absorvam a umidade desses pontos.

É ela quem faz os móveis ficarem inchados, com ferrugem e mofo, causando grandes impactos na durabilidade.

Assim como a umidade faz mal aos móveis, o calor também faz. Procure não deixá-los expostos diretamente no sol. O calor em excesso pode danificar a aparência das peças, tanto nas cores quanto no formato.

Para os móveis de madeira, ao perder a sua umidade natural, ela começa a entortar. E, além do calor do sol, isso também pode acontecer se estiver junto de eletrodomésticos que passem calor, como fornos e churrasqueiras, devendo ser usados materiais isolantes.

0 comentários