googlefc.controlledMessagingFunction

Quais tipos de materiais e revestimentos devo escolher para a minha casa?

Escolher os revestimentos e os tipos de materiais certos na hora de construir ou reformar uma casa é sem dúvidas uma missão extremamente complicada e que muitos acabam até deixando passar, ainda mais aqueles que são considerados leigos no assunto.

IMAGEM FREEPIK

Mas calma, não há motivos para se desesperar, por mais que essa possa ser uma missão complicada para quem não entende muito sobre o tema, com uma boa pesquisa e muita dedicação, é possível escolher o correto, vale lembrar que o revestimento é quem traz a textura e acaba sendo tão importante na questão estética de um imóvel, tendo um peso gigante em toda a sua escolha.

Eles podem ser tanto de piso quanto de parede, e no mercado atual, contam com uma vasta gama de opções tanto vinculados ao seu material quanto também na tecnologia e na sua funcionalidade e durabilidade como um todo, sendo um detalhe extra importantíssimo, assim como as capotas para lanchas.

Se você tem dificuldade na escolha do melhor material e revestimento para a sua casa, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos os melhores tipos para você escolher sem se arrepender e ter resultados impressionantes, bora conferir? Então vamos lá!

Madeiras e laminados


Abrimos nossa lista com o tipo de revestimento mais procurado, o piso ou a parede em madeira são extremamente cobiçados por praticamente todas as pessoas, tanto em seu estado natural quanto também nos materiais que costumam imitar essa textura.

Entre as formas mais comuns de aplicação temos justamente o laminado, que apresenta um ótimo custo-benefício e uma fácil aplicação no piso, o taco que tem uma estética bem bonita e original consistindo em pequenos pedaços de madeira que formam uma espécie de contrapiso.

A tábua corrida que se assemelha bastante com o laminado porém apresenta um custo mais elevado por ser uma madeira natural, e por fim a chamada madeira de demolição, que conta com um estilo mais rústico ao mesmo tempo mais resistente.

Porcelanato


O porcelanato é outro material muito utilizado, sendo ideal para ser utilizado em casas, também vemos ele em comércios e estabelecimentos como aeroportos e shoppings, suas principais vantagens são sua alta durabilidade e sua facilidade na hora da limpeza.

Até mesmo após o uso de um compressor de ar industrial de forma constante, ainda é possível contar com a porcelana inteira e extremamente simples de ficar limpa. Entre os principais estilos deste modelo, podemos destacar o acetinado, que conta com uma finalização fosca sendo resistente a manchas e arranhões.

Também temos o polido, com um acabamento mais brilhante, sendo extremamente fácil de limpar e com uma baixa absorção de água, ainda podemos ressaltar o natural sendo indicado para quem quer um acabamento rústico, por fim temos os externos, que como o próprio nome já indica é essencial para áreas externas.

Piso vinílico


O piso vinílico é um material extremamente sustentável que está em alta no mercado atualmente, ele geralmente é feito com materiais como PVC, sendo comercializado em diferentes formatos como placas, mantas ou réguas.

A aplicação é rápida e prática, além de ser excelente na relação da limpeza, também tem um preço atrativo já que estamos falando de um material sintético, o que deixa tudo ainda mais interessante.

Cerâmico


Você provavelmente deve ter esse estilo de revestimento aí na sua casa, esse é considerado o estilo mais popular no Brasil, sendo encontrado tanto na parede quanto no piso com os chamados azulejos.

A cerâmica é extremamente fácil de ser limpa e possui uma manutenção simplificada e barata, a sua popularização ajuda a encontrar diferentes opções de cores e estilos, o que torna esse revestimento ainda mais atrativo.

Vale destacar os 3 estilos principais: o acetinado, que se trata de um azulejo esmaltado, o brilhante que possui alto brilho e os estampados, que possuem estampas e desenhos diferentes, sendo tão popular quanto a realização de descarte de lixo eletrônico.

Pedra natural


As pedras naturais são muito utilizadas em paredes mas também podem ser encontradas em pisos, principalmente em áreas externas, além de terem um certo charme em bancadas, por se tratarem de produtos naturais extraídos diretamente da natureza, a variação de cor e tamanho são distintas de acordo com a coleta.

Entre os principais estilos, temos o tradicional mármore, que costuma ser a mais utilizada em áreas internas como pias de banheiro e cozinha, o granito sendo uma das pedras mais baratas e resistentes, ideal tanto dentro quanto fora de casa.

O quartzito, pedra quase que sempre utilizada em áreas externas como piscinas já que possui função antiderrapante e por fim, a ardósia, que costuma ser aplicada em paredes.
Pastilhas

As pastilhas são um revestimento exclusivo de paredes, sendo considerados materiais cerâmicos, mas menores do que azulejos, o que faz com que sejam diferentes, elas costumam ter mais durabilidade sendo usadas principalmente no banheiro, cozinha e lavanderia.

Também é possível encontrar pastilhas em vidro e em porcelana, o que pode gerar um ar diferente para a sua decoração.

Massa texturizada


A massa texturizada é simples e funcional, usada nas paredes, ela traz um revestimento a mais do que a tinta dispensado o reboco, podendo ser aplicada de forma simples com um rolo, desempenadeira ou compressor, sendo uma cama simples mas eficiente como uma embaladora filme pvc.

Imagem de projeto 3D à distância
Faça também uma consultoria de decoração online com projeto 3D que cabe no seu bolso!


Ladrilho hidráulico


Quem quer um ar mais retrô vai amar o ladrilho hidráulico, esse é um revestimento antigo, mas que tem ganhado destaque justamente por trazer algo com uma pegada mais antiga, com desenhos e detalhes ornamentais.

Ele costuma ser visto em banheiros, varandas e na cozinha próximo a bancadas, vale a pena conferir mais sobre ele.

O que achou do texto de hoje? Qual desses revestimentos mais chamou a sua atenção? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

0 comentários