googlefc.controlledMessagingFunction

Qual o primeiro passo para construir ou reformar uma casa?

Fazer qualquer tipo de reforma ou até mesmo construir uma casa do zero é definitivamente uma ação que mistura diversos sentimentos diferentes, de um lado, com certeza surge a empolgação e a ansiedade de começar a montar um cantinho para ser chamado de seu ou fazer mudanças que vão deixar seu lar mais aconchegantes e do jeito que você tanto sonhou.

Imagem Freepik

Em contrapartida, sempre temos o nervosismo, o estresse e a irritação, afinal, essa é uma operação de risco onde você está sujeito a passar por diversas mudanças no meio do caminho, o que pode resultar em atrasos na entrega das suas demandas, gastos acima do teto estipulado e mudanças no meio do caminho. 


Mas no final das contas, tudo vai valer a pena, porém para que você consiga alcançar o seu final feliz, é preciso seguir algumas instruções básicas, diferente de um armário de aço 2 portas, que basta ir até uma loja ou um site e realizar a compra, a construção ou reforma de uma casa precisam de mais tempo e muito mais planejamentos. 


Então no texto de hoje, separamos algumas instruções para quem deseja construir ou reformar uma casa, bora conferir como executar essa ação com o maior primor possível? Vamos lá!

Faça um planejamento completo e coloque tudo na ponta do lápis

A primeira instrução que você deve seguir na hora de reformar ou construir uma casa é justamente montar um planejamento completo, é necessário montar uma planilha completa de tudo aquilo que você deseja fazer.


É claro que mudanças podem ocorrer durante o caminho, e talvez você queira fazer uma adição ou outra conforme as coisas vão acontecendo, mas é imprescindível que você tenha uma base e trabalhe em cima dela, procure ter um plano completo de todos os seus passos e colocar tudo na ponta do lápis. 


Defina o que você quer fazer, de que jeito, qual o valor financeiro, em quanto tempo, e por aí vai, procure se planejar de maneira prévia e saiba exatamente cada passo da sua obra. 

Consulte vários profissionais com antecedência

Tanto para reformar quanto para construir do zero, o processo tende a ser longo e bem desgastante, com diversos profissionais envolvidos no meio do caminho, então para que tudo ocorra bem, é necessário fazer uma consulta de maneira prévia. 


Pedreiros, arquitetos, designers de interiores, construtoras, marceneiros, serralheiros, enfim, a lista é grande de quem pode estar envolvido no seu projeto, então comece a sua consulta de forma antecipada, separando a lista dos profissionais que serão contratados e realizando o orçamento do seus preços. 

Em caso de edifícios, por exemplo, até mesmo a instalação de spda pode ser requisitada, então verifique com antecedência, veja aquelas funções necessárias e contrate os profissionais referentes às áreas necessitadas, não se esqueça de consultar diferentes trabalhadores e ver o que vale mais a pena para você. 

Realize o orçamento completo de tudo que será usado na obra

Com toda a consulta profissional finalizada e o planejamento sendo desenvolvido, você já consegue realizar o orçamento completo de tudo aquilo que será utilizado durante a sua obra. Monte uma lista de materiais necessários e veja os equipamentos que deverão ser comprados. 


Essa é uma parte importante já que dá para economizar um bom dinheiro ao realizar uma boa pesquisa, então separe tudo aquilo que irá comprar e faça uma consulta geral sobre os produtos, veja os locais que sai mais em conta e monte uma planilha de gastos. 


Cada detalhe importa, desde a compra de tijolos e argamassas até um tubo flexível, procure verificar cada um dos itens e não se esqueça de nada que será utilizado no decorrer da obra. 


Imagem de projeto 3D à distância
Faça também uma consultoria de decoração online com projeto 3D que cabe no seu bolso!


Aproveite os espaços e pense em otimizar tudo da melhor forma possível

Tudo deve ser feito de forma extremamente pensada, inclusive a otimização dos espaços e o bom uso do metro quadrado que você tem disponível, essa é uma missão que você provavelmente irá precisar da ajuda de um arquiteto para que seja bem concluída. 


Mostre alguns projetos e comece a planejar o que será utilizado em cada espaço, pense desde os encaixes dos móveis até mesmo a pintura que vai dar acabamento, não dê um passo maior que a perna e nem faça algo que irá retroceder aquilo que já tinha, pense na otimização e em aperfeiçoar o espaço. 

Pense em um cronograma e estabeleça prazos

Toda obra requer um certo tempo até que ela fique totalmente concluída, até mesmo uma reforma básica demora um período para ser concluída, então é necessário pensar em um bom cronograma e estabelecer um prazo para que tudo funcione. 


Talvez você queira montar uma piscina que esteja pronta durante o verão, então é preciso se programar para iniciar as obras logo no começo do Outono, ganhando assim cerca de 9 meses até o início da estação. 


Coloque na balança as questões climáticas e até mesmo, os detalhes relacionados aos seus desejos, é necessário que tudo seja feito com prazos e que as metas sejam cumpridas dentro daquilo que foi estipulado. 

Tenha uma reserva para possíveis imprevistos

Por mais que você pense e faça o seu planejamento da melhor forma possível, a chance de tudo sair 100% como esperado é mínima, imprevistos irão acontecer e isso é algo praticamente inevitável, então o melhor a ser feito é separar uma reserva financeira para possíveis imprevistos. 


Procure ter um dinheiro guardado para caso tenha algo que aconteça de errado, como a necessidade de realizar o conserto de portão automático ou comprar mais material. Também deixe alguns dias de “folga” a mais, a obra pode sofrer um leve atraso, então se prepare para lidar com essas circunstâncias consideradas negativas e saiba controlá-las. 


O que  achou do texto de hoje? Preparado para começar a construir ou reformar a sua casa? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!


Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.


0 comentários