googlefc.controlledMessagingFunction

Intercâmbio - Descubra esse Mundo de Aprendizado!

Gente, hoje vamos falar de viagem! E quem vai estar todo mês aqui para abordar esse assunto é a querida Juliana do blog Dentro da Mala... será bom demais trocar ideias sobre tudo que envolve que esse tema que a maioria das pessoas amam tanto, viajar!! 

Todo mundo gosta de viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas e novas culturas. Infelizmente numa viagem a passeio conhecemos apenas os pontos turísticos mais famosos do local que escolhemos e não nos aprofundamos na língua e cultura do país. Uma das maneiras de ter mais contato com a cultura de determinado país é fazendo um intercâmbio. Segundo o dicionário Aurélio, intercâmbio significa: “1. Troca, permuta. 2. Relações de comércio, ou culturais, entre nações”. Aplicando essa definição para a realidade, um intercâmbio nada mais é que ir para um determinado país para aprender o idioma do mesmo, por exemplo, ir para a Austrália estudar inglês.

O período de um intercâmbio varia de acordo com a vontade e necessidade de cada pessoa. Pode durar 6 meses ou 2 anos. O intercâmbio não se prende apenas ao estudo de uma nova língua. Podemos fazer um intercâmbio para fazer diversos cursos, uma vez que dominamos a língua utilizada naquele país. As opções são as mais variadas para fazer um intercâmbio, desde “high school” até graduações, mestrados, doutorados e cursos profissionalizantes.

Além desse aprendizado no campo educacional, um intercâmbio traz novas e diversas experiências. Uma delas é a vivência com pessoas de uma nova cultura, com costumes e hábitos muito diferentes dos nossos. Ter contato com pessoas de diversas partes do mundo ao mesmo tempo, pois todos estão naquele país como estudantes internacionais. De brinde, você estará conhecendo um novo lugar. Novos parques, praças, praias, restaurantes, museus e tudo o que a cidade escolhida te oferecer com a vantagem que você terá mais tempo para conhecer do que um turista.

Em alguns países, estudantes internacionais tem permissão para trabalhar, como a Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. Na Austrália, por exemplo, um estudante internacional pode trabalhar por 40 horas quinzenais de acordo com a lei. No Brasil existem diversas agências especializadas em intercâmbio para inúmeros países. Eles auxiliam desde a escolha do destino até a acomodação e passagem aérea, além do visto necessário para a entrada em cada país. Agora é só escolher seu destino e fazer as malas!

Por Juliana do blog Dentro da Mala

Vocês já fizeram intercâmbio? Então nos conte mais como foi a experiência!
Eu fiz em 2011 para Londres, foi um período bem curtinho onde conclui uma cadeira do Direito em uma faculdade de lá, amei demais, e tive tempo de conhecer a maioria dos pontos turísticos, fazer comprinhas, sentir um pouco da cultura, do clima... vale muito a pena! :)

2 comentários

  1. Um dia quero fazer intercambio, assim se conhece melhor um país.
    Bjos
    tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será ótimo Ana!!
      Obrigada e tenha uma boa semana também...
      Beijos!

      Excluir