googlefc.controlledMessagingFunction

Minha Churrasqueira na Cozinha integrada a Sala - Faz Fumaça?

Aqui no Rio Grande do Sul é muito comum vermos as churrasqueiras dentro da cozinha! Isso porque aqui tem um clima muito frio no inverno e fica mais funcional fazer o churrasco já dentro da cozinha do que no quintal, que geralmente é aberto. Digamos que já vem de costume as casas serem assim... mas com a modernidade já vemos por aqui também as churrasqueiras dentro das garagens ou então da varanda gourmet. Para quem é do norte do país pode parecer um pouco estranho ter a churrasqueira dentro da cozinha, mas se ela é feita corretamente, com duto para saída da fumaça, assim como na lareira da sala, não terá cheiro nem fumaça dentro de casa! Vem comigo conferir que vou falar e mostrar mais...
Minha churrasqueira é a tradicional, feita de alvenaria com duto para área externa para saída da fumaça. Dentro dela foi revestido com tijolos refratários que ajudam conter o calor no interior e protegem de causar calor nas paredes e até rachaduras devido as altas temperaturas. Uso carvão tradicional para churrasco. Fiz galetos e salsichão e aproveitei para registrar o momento e mostrar para vocês ela em funcionamento, podem ver que não tem fumaça saindo para fora :)



Também coloquei portas de vidro térmico para proteger a churrasqueira da entrada de insetos, pássaros, morcegos, vento e frio para dentro de casa, além de decorar o ambiente, pois a porta fica moderna. As portas sempre mantenho fechadas e abro apenas no momento que a churrasqueira está em uso para o churrasco, galeto ou qualquer outro assado. Se fechar as portas enquanto estiver o fogo acesso irá apagar, pois não terá oxigênio para manter o fogo acesso, mas se quiser fechar com fogo não irá quebrar o vidro com o calor, pois é próprio para uso em churrasqueiras e lareiras.


Me contem nos comentários o que acharam? 
E se vocês também tem churrasqueira em casa ou no apartamento?
Onde ela fica?

6 comentários

  1. Por que será que no sudeste o pessoal tem tanto receio que a churrasqueira fique na cozinha? Para não dar cheiro ou fumaça na churrasqueira depende do modo de assar a carne? Em nenhum momento sua casa ficou com cheiro no ambiente ou enfumaçada? PARABÉNS pelo vídeo e lindo projeto. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Talvez seja medo do cheiro e da sujeira que o churrasco provoca na cozinha, rs
      Mas aqui uso muito pouco, se puder colocar na varanda, melhor! Mas aqui nada de cheiro ou fumaça!!
      Obrigada pelo carinho :)

      Excluir
  2. Estou fazendo minha cozinha e quero por a churrasqueira convencional, mas confesso que tô morrendo de medo de dar muita fumaça. A sua realmente não tem fumaça nenhuma para fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha não tem fumaça para fora, mas depende de ser bem feito o duto para não ter esse problema com a fumaça. Tem a opção de churrasqueiras modernas de bancada, que acho bem interessante.

      Excluir
  3. Seu duto tem exaustor também?

    ResponderExcluir