googlefc.controlledMessagingFunction

10 Dicas - Saiba as proporções ideias para sua cozinha planejada ou com móveis modulados!

Decoração e funcionalidade para o ambiente

Um importante passo para garantir um projeto sem dores de cabeça é ter todas as medidas da cozinha anotadas e checadas. Além de evitar perrengues durante a reforma ou a construção, ter essas medidas ajuda a esquematizar cada cantinho do cômodo.

Seja como for seu ambiente - cozinha planejada, grande, pequena, de estilo americano ou com móveis planejados, uma coisa é certa: entender as proporções e possibilidades do espaço faz toda a diferença!

Projeto da cozinha: saiba por onde começar


1. O primeiro passo para tornar sua cozinha mais funcional é identificar o tipo de distribuição do ambiente. Verifique os elementos determinantes existentes, por exemplo, onde estão os pontos de água, as tomadas e os interruptores. Assim, você saberá qual formato se ajusta melhor ao espaço da sua cozinha e evita gastos desnecessários. Afinal, tempo é precioso e dinheiro não cai do céu, certo?

Lembre-se de que a cozinha planejada é uma excelente solução, já que é projetada de acordo com as suas necessidades, levando em consideração também o espaço.

2. Depois de verificar esses elementos, é hora de decidir qual modelo de cozinha irá atender melhor o espaço disponível. Os tipos de cozinha mais comuns são: em L, em U, em Ilha, Americana e Linear. Para definir o ideal, pergunte-se como o cômodo será utilizado e o que mais te incomoda ou agrada nele.

3. Outra dica é ficar de olho nos fluxos e áreas de trabalho do ambiente, que incluem armazenagem (eletrodomésticos e utensílios de cozinha, por exemplo), despensa (espaços para guardar alimentos), preparação (que pode ser uma bancada), pia (zona de limpeza) e cozimento (forno e fogão).


Medidas da cozinha e disposição dos móveis e eletrodomésticos


Com as medidas da sua cozinha em mãos, considere a modulação do projeto, com a qual os eletrodomésticos também devem coincidir.

4. Despensa, pia, preparação e cozimento combinam-se permanentemente. A geladeira, a pia e o fogão devem formar um triângulo, sendo que a distância de uma ponta à outra deve medir no máximo 2 metros, o que torna sua cozinha prática e funcional.


Esse triângulo é uma regra universal, aplicada em todos os tipos de cozinha, que serve de base para a organização do cômodo, facilitando seu acesso e aumentando suas funcionalidade e praticidade.

Se o triângulo não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. Próximo à geladeira, devem ficar a dispensa e o freezer - áreas de armazenamento.






5. O fogão, deve contar com um exaustor acima e, se possível, bancadas laterais de, pelo menos, 30 cm. Entre o fogão e a pia, pode ser útil deixar aparelhos como liquidificador, batedeira, processador, etc.


6. Quanto aos armários baixos, costumam medir de 55 cm a 60 cm de profundidade. Armários altos costumam ter de 30 cm a 40 cm de profundidade e devem ficar a 50 cm ou 65 cm da bancada.


7. É importante destacar que os módulos devem estar sempre de 15 cm a 20 cm distantes do piso, para dar acesso aos pés e evitar problemas com umidade.


Os eletros de cozinha costumam ser fabricados de acordo com padrões pré-definidos, que funcionam bem em cozinhas. Assim, nenhum deles fica mal posicionado na hora de planejar o ambiente.

8. O espaço e a altura ideal que coifas e exaustores ocupam costumam ser informados no manual do próprio eletrodoméstico. Mesmo assim, a distância mínima recomendada entre a coifa e o fogão é de 65 cm a 75 cm.


9. Em geral, os tamanhos de coifas disponíveis no mercado variam de 60 cm a 120 cm. Para fogões de 4 bocas, recomenda-se coifas menores, de 60 cm a 70 cm; para fogões de 5 ou 6 bocas, recomenda-se coifas de 80 cm, 90 cm ou 120 cm.


10. Quanto às torres onde são instalados micro-ondas ou forno elétrico, a profundidade deve ser de, pelo menos, 60 cm, considerando que 10 cm são para respiro do eletrodoméstico.

Confira mais no vídeo abaixo! Só clicar.



Imagens via Google

Gostou das dicas? 
Agora é hora de tirar sua nova cozinha do papel!

0 comentários