Construindo Minha Casa Clean: Dicas de decoração: o que não pode faltar em um quarto infantil

Dicas de decoração: o que não pode faltar em um quarto infantil

Saiba tudo que é preciso para deixar um quarto infantil completo e lindo


Nos planos de uma família, é importante reservar um espaço de casa para novos integrantes. Pode ser que, em breve, seja preciso montar ou redecorar mais um ambiente do imóvel - talvez um quarto infantil

E esta tarefa é mais fácil do que muitos futuros pais possam pensar. Acompanhe o nosso texto e vá realizando um check list de tudo que precisa comprar para deixar este cômodo completo para receber bem o seu novo filhote.


O que levar em consideração na hora de escolher objetos para decorar um quarto infantil

O quarto de uma criança não pode ser apenas bonito, mas também confortável e seguro; precisa oferecer uma experiência agradável. Então, é bom refletir bastante sobre o que seria preciso comprar para a sua ambientação. 

Devem-se analisar as dimensões do cômodo; o que poderá ser aproveitado do que já existe no local; e as necessidades e rotina da família. Só depois de responder estas questões é que se pode montar um layout.


Modelos de decoração para inspirar

Quem quer renovar o visual do quarto do filho e não sabe por onde começar pode buscar referências em exemplos divulgados em revistas e sites. 

Projetos de decoração modernos para quarto de criança fogem do óbvio, apresentam cores vivas e elementos bem alegres que remetem ao universo dos pequenos. Em certos casos, nota-se até uma tomada de inspiração nos personagens infantis.

Agora, nem todos os espaços voltados aos pequenos precisam ser coloridos - propostas minimalistas, em tons neutros, também são charmosas. Ou, então, cheios de objetos caros e traços conservadores. 

A filosofia montessoriana, por exemplo, propõe adotar uma configuração mais próxima do chão. Já a filosofia waldorf, adotar coisas que lembrem a natureza. A ideia é fazer as crianças terem mais liberdade para se desenvolverem melhor.



O que não pode jamais faltar na decoração de um quarto infantil

Existe um bocado de coisas que se deve levar em consideração na hora de montar um quarto infantil. Sem dúvidas, a escolha dos móveis é o item mais importante – do contrário, não haveria como compor a ambientação deste cômodo. 

Tais peças precisam ser escolhidas com muita atenção. Pra começar, elas devem ter dimensões compatíveis ao ambiente e ao tamanho da criança; além de serem antialérgicos e fáceis de limpar.

Itens principais

De todos os móveis para o quarto de seu filho que não podem faltar em sua lista de compras, o prioritário é, certamente, a cama – mais o seu colchão, claro. Todos os detalhes desta peça precisam ser rigorosamente observados. 

Para os pequenos, é essencial que a cama venha com itens de proteção contra quedas. Verifique se estes elementos estão de acordo com as normas padrões recomendados pelos órgãos reguladores, como o Inmetro.

Sem dúvidas a cama é a peça mobiliária mais importante de uma decoração de quarto infantil – e ela pode vir com multifuncionalidades e acompanhar o crescimento da criança. 

Se houver mais espaço livre no cômodo e mais dinheiro para gastar do orçamento, vale a pena investir em outras peças. Entram nesta lista guarda-roupa, cômoda, criado-mudo, cama auxiliar, poltrona e mesinha de apoio.



Toda criança precisa ter perto de si vários pertences além de roupas. Sendo assim, é interessante colocar na lista de elementos básicos para o quarto nichos, prateleiras, e caixas organizadoras coloridas e com rodízios para brinquedos. 

O bacana é que, assim, os próprios ursinhos, bonecos e carrinhos podem ficar expostos e ajudar na decoração do ambiente, sem que tenham que ficar jogadas pelo chão.


Outra coisa a se pensar é a questão da iluminação do quarto – algo extremamente relevante em qualquer projeto de interiores. Será preciso fazer a instalação de um ponto de luz geral e difusa; várias indiretos auxiliares, para quebrar a monotonia do cenário; e diretos, para destacar cantos importantes da decoração. Com luminárias criativas, contornos em móveis e fibras no teto, o clima ficará bem lúdico e aconchegante - é só uma sugestão!


Itens secundários

Em pouco tempo seu filho irá crescer e logo precisará de um cantinho só seu para estudo – que, aliás, pode ser montado dentro do seu próprio quarto. Sendo assim, em algum momento, será preciso colocar na lista de compras uma escrivaninha. E uma cadeira também, com regulagem para se adaptar a diferentes necessidades e ao crescimento da criança. Será um estímulo para o pequeno brincar e fazer todos os seus deveres da escola!

Fora tudo o que já foi citado, é muito bom adicionar na lista para o quarto da criança os ornamentos. Isso ajudaria na sua educação e a inspiraria a sonhar, a criar e fazer coisas incríveis. 

Uma ideia é instalar no ambiente quartos, pôsteres, letreiros, lousas, adesivos e mais. Deixar a mostra mini prateleiras e estantes com vários livrinhos. Tapetes, cortinas e almofadas divertidas. E ganchos para seus materiais de hobbies.



Torne o espaço privado de seu filho dentro de casa muito mais alegre e divertido. Use todas as dicas que demos para colocar em prática o projeto de montagem de quarto infantil em sua casa. 

Só garanta que o cômodo ficará com área livre suficiente para que a criança possa se mover, brincar e descansar com conforto, tranquilidade e segurança.

Essas dicas de decoração de quarto infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.

Gostaram?
Quarto infantil é sempre muito incrível, né?
Por isso, a importância de uma consultoria de decoração com projeto online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


NÃO ALTERE NEM MOVA ESTE GADGET!



Custom Search
Pin It button on image hover