googlefc.controlledMessagingFunction

5 Dicas para Construir uma Casa na Praia - Veja Inspirações!

Poucas pessoas conseguem realizar o sonho de ter uma casa na praia. Se você é uma delas saiba que é preciso tomar muitos cuidados ao planejar a nova residência, é preciso utilizar os materiais corretos na construção entre outros fatores. Os benefícios de morar na praia são inúmeros. Ter o privilégio de todos os dias apreciar uma vista maravilhosa logo ao amanhecer, além de colaborar para a diminuição do estresse, e facilitar a prática de exercícios físicos, é fato que viver em locais que possuem praia melhoram muito a qualidade de vida das pessoas. 

Se você está planejando ou realmente irá construir uma casa na praia, continue lendo o texto e saiba tudo o que precisa para não sair prejudicado no processo.

Escolha bem a localização 


É muito importante você construir sua nova residência num local que goste, pois mesmo que você utilize a casa apenas nas férias, morar longe da praia pode se tornar um problema, desde ficar muito tempo no trânsito até a falta de praticidade de poder caminhar até a praia. Morar num local muito isolado também pode ser um ponto negativo, pois apesar de você ter mais tranquilidade, viverá longe de mercados, bancos, e etc.

A cidade de Itapema em Santa Catarina vem atraindo muitos olhares de quem deseja viver na praia. Além de ser uma cidade com muitas belezas naturais e ótima qualidade de vida, tem sido o terceiro destino turístico mais procurado em Santa Catarina. Comprar casa em Itapema é ótima opção para fugir dos grandes centros. 

Outra questão é que terrenos próximos a praia podem estar situados em área de preservação ambiental em que construções são restritas ou até mesmo proibidas. Também fique atento a documentação, pois muitos terrenos apresentam divergências nas escrituras, logo não deixe de verificar todos os registros e escrituras do imóvel em cartório. 

Você já sabe a cidade em que vai construir a casa nova? Alguns sites facilitam a busca de imóveis na praia. As praias de Santa Catarina têm um charme especial, além de ter cidades bem desenvolvidas para moradia, tem o fator da beleza natural da cidade que são as praias. Comprar casas em Balneário Camboriú tem sido uma opção para quem quer viver na praia com boa qualidade de vida. 



Materiais para a construção da casa


Outro ponto muito importante é a escolha dos materiais que você irá utilizar para a construção de sua casa na praia. Para o interior da casa aposte em materiais como o porcelanato que cumpre com a função de proteger paredes e pisos de manchas e riscos, pois na praia existe muita umidade e ainda os problemas com a maresia. Já na parte de fora da casa, é interessante utilizar pedras e tecnocimento que possuem bastante resistência a danos e impactos. 

No telhado, telhas de cerâmica são ideais. Você também pode apostar em materiais como concreto, fibrocimento, mas o ponto principal é que as telhas recebam um tratamento contra ações da areia e maresia. Por exemplo, uma camada de verniz acrílico já ajudará bastante a manter limpas e aumentar a vida útil das telhas.

Na tintura das paredes externas e internas prefira utilizar tintas específicas que sejam resistentes, fáceis de lavar e duráveis. As paredes do interior da casa merecem uma atenção especial, pois em locais que possuem praias por perto é muito comum ter bastante umidade, mofo e bolor.



Estrutura da casa


Pensar no material que será utilizado para construir a estrutura de sua casa na praia é essencial, pois mesmo que você encomende um projeto pronto, é necessário avaliar qual material será utilizado. Por exemplo, o metal é um dos materiais que mais sofre com o problema de corrosão ocasionado pela maresia. Por isso, é necessário revestir e proteger toda a estrutura da construção. Se possível, troque a estrutura de ferro por madeira, pois a madeira sofre menos com o processo de corrosão. 





Área externa da casa


Outra questão a ser avaliada na construção de sua casa na praia é a iluminação. Digamos que você comprou sua casa em um ponto que tem uma vista da praia privilegiada e paradisíaca, de frente para o mar. Quando estiver fazendo o projeto considere aproveitar o máximo dessa vista. Por exemplo, priorize a utilização de varandas, pois elas são perfeitas para curtir o dia, refrescar sua casa, e integrar o ambiente interior com o exterior. Uma dica é utilizar pergolados e ombrelones para criar espaços agradáveis protegendo a varanda das intempéries e fazendo uma sombra para você aproveitar a vista da melhor maneira possível. 

Outros elementos que devem ser planejados são os itens do exterior da casa, como a piscina, o jardim e a área de lazer. Quanto à piscina, opte pelas de vinil ou de fibra de vidro que são fáceis de instalar e não exigem tanta manutenção. 

Já no jardim é interessante apostar em plantas que se dêem bem com a forte incidência da luz do sol. 

Na área de lazer junto à piscina, uma boa dica são os decks de madeira e pergolados. Eles fazem uma ótima sombra, além disso, são próprios para serem utilizados em locais abertos. 





Manutenção da casa


Outro fator que deve ser levado bastante em conta é a manutenção de sua casa, principalmente se ela for utilizada apenas nas férias. Nesse caso se ela exigir muita manutenção, desde limpeza a cuidados com as plantas, e jardim, pense que terá de contratar um caseiro para tomar conta do espaço quando você não estiver por perto.

Priorizar a praticidade é algo muito importante, pois mesmo que a casa seja seu lar definitivo, você não irá desejar trocar pisos, e pintar a casa frequentemente. Então opte por acabamentos fáceis de limpar a manter. Materiais como porcelanato, cerâmica e cimento queimado são os mais recomendáveis, pois além de fáceis para limpar protegem a estrutura da casa. Na cozinha ao invés de optar por azulejos, prefira placas de vidro que não tem rejunte que é o responsável pelo acumulo de limo e gordura. 




Gostou do artigo? 
Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas que estejam planejando morar na praia possam ler as dicas!

2 comentários

  1. Oi Grazi... nós temos uma casa na praia, ahhh como eu gostaria que fosse uma dessas das imagens, rsrsrs lindas demais!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir