googlefc.controlledMessagingFunction

10 truques para não cometer mais 10 erros comuns de culinária!



Cozinhar é uma atividade que divide opiniões. Algumas pessoas gostam tanto de preparar os alimentos que consomem e que oferecem para seus amigos e familiares que acabam tornando isso um hobby ou ainda uma profissão. Em contrapartida, existem pessoas que simplesmente detestam chegar perto de uma cozinha. Que não é o meu caso, sou apaixonada pela cozinha, por isso que hoje eu trouxe algumas dicas de erros que cometemos que passa despercebidos pela gente. De uma forma geral, cozinhar não é uma tarefa das mais complicadas. Então vem comigo conferir esses 10 erros.

Se você se preocupa em fazer tudo certo na cozinha para obter os melhores resultados nas receitas que prepara, as informações abaixo vão te ajudar. Listei alguns erros de culinárias que cometemos no nosso dia a dia, talvez na correria vocês não percebam, esses erros podem comprometer no sabor final do seu prato e ainda pode ser prejudicial a sua saúde,mais calma, não precisa se descabelar, ainda deixo algumas dicas para você evitar esses erros e preparar alimentos mais saborosos e nutritivos.

1º Lavar carne

Por que é um erro?
Além das eventuais impurezas a água usada para lavar a carne leva consigo boa parte das proteínas presentes na mesma.
Dica:
Tire a carne da embalagem, tempere a gosto e em seguida já leve ao fogo. O processo de cozimento por si só se encarrega de eliminar as bactérias.

2º Fritar os alimentos usando azeite

Por que é um erro?
O azeite é um tipo de óleo que deve ser aquecido em fogo moderado. Quando chega em uma temperatura muito alta a ponto de ficar fumegante ele fica propenso à formação de gordura trans e até outras substâncias nocivas.
Dica:
Use o produto em salada ou no máximo refogar os alimentos.

3º Virar ou mexer o bife enquanto ele frita

Por que é um erro?
Ao fazer isso as propriedades da carne são prejudicadas, o que resulta na alteração do sabor.
Dica:
Com a frigideira aquecida, insira os bifes já temperados (no máximo 2 de cada vez) e sem mexer deixe-os fritando até a borda mudar de cor. Depois disso vire os bifes e repita o procedimento, em poucos instantes eles vão ficar prontos.

4º Colocar muito óleo para fritar o peixe

Por que é um erro?
O óleo é por si só um alimento muito calórico, pelo que, o excesso tende a ser naturalmente prejudicial a saúde.
Dica:
Para fritar o peixe sem muito óleo, portanto, a dica é untar a frigideira com um pouco de óleo ou manteiga e em seguida inserir uma folha de papel manteiga. Depois disso passe um pouco mais de óleo (ou manteiga) sobre o papel manteiga, aqueça a frigideira e coloque o peixe já temperado pronto para fritar. O alimento sai do fogo levemente dourado e não fica grudando na panela.

5º Armazenar as ervas frescas na própria embalagem

Por que é um erro?
Ao ficarem armazenadas no saquinho plásticos em que foram compradas, a tendência é que as ervas murchem.
Dica:
Para deixar as ervas frescas por um período de tempo maior, a dica é higienizá-las, secá-las e, por fim, armazená-las em um recipiente fechado entre papel toalha na geladeira.

6º Usar óleo para cozinhar macarrão

Por que é um erro?
Além do já mencionado fato de o óleo ser um alimento calórico, ele tende a deixar o macarrão mais escorregadio e com menor aderência ao molho.
Dica:
Em um recipiente com água (cerca de 1 litro para cada 100g de macarrão), coloque uma cebola descascada com cinco cravos espetados, e sal a gosto. Em seguida deixe ferver e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem ou na receita.

7º Queimar o chocolate na hora de derretê-lo

Por que é um erro?
Ao passar do ponto o chocolate pode ter propriedades e sabor alterados.
Dica:
Para evitar o problema o segredo é um só. Chama-se paciência. Dito isso, a dica é picar o chocolate e colocá-lo em um recipiente, aquecente à parte outra vasilha com água até comece levantar fervura. Em seguida, pegue o recipiente que está com o chocolate e coloque-o dentro do que está com água quente, já com fogo desligado. Depois disso é só mexer o chocolate até derreter.

8º Evitar carne de segunda

Por que é um erro?
A carne de segunda possui umas propriedades nutricionais semelhantes às da de primeira e pode render excelentes pratos com custos bem baixos.
Dica:
Cortes como acém, músculo e até o rabo do rabo do boi, são adequados para um cozimento lento e ficam ainda melhores em ensopados. A dica, portanto, é evitar o preconceito e experimentar algumas das inúmeras receitas feitas com carne de segunda.

9º Tentar reparar o chantili antes do creme de leite gelar

Por que é um erro?
Ao tentar fazer o chantili com creme de leite ainda em temperatura ambiente (ou quente),a tendência é que o ponto ideal para o preparo do produto não seja atingido.
Dica:
Para o preparo de um bom chantili o melhor é colocar o creme de leite na geladeira junto com o bowl e se possível até mesmo as espátulas que serão utilizadas para bater o alimento. Isso vai garantir um chantili bem firme em curto espaço de tempo.

10º Servir cebola crua sem antes deixá-la em água gelada

Por que é um erro?
O forte sabor junto ao odor presente na cebola tende a prejudicar o restante do cardápio e dependendo do frescor do alimento até levar os olhos à ardência.
Dica:
Para evitar isso a dica é cortá-la e em seguida colocá-la em um recipiente com água gelada, deixando-a de molho por 10 minutos na geladeira. Isso além de deixar a cebola mais crocante vai controlar o forte odor da mesma.

E aí, gostaram das dicas? 
Muitas delas eu não sabia, achei muito interessante, espero que tenham gostado!

Por Angelina do blog Cílios de Boneca


***Compre produtos para decorar e mobiliar sua casa na loja Casa Clean AQUI***

Que tal fazer um Curso online, barato e com certificado de Decoração?

6 comentários

  1. Gostei muito da dica da cebola.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Acho que pelo menos 6 de 10 eu fazia errado, kkkkk!!!
    Grazi, acompanho seu blog e o insta a um tempão, inclusive tirei muitas duvidas na construção da primeira casinha aqui, kkkkkk! Agora resolvi abrir o meu para contar da segunda casinha, da uma passadinha por lá ;D
    https://casacomafeto.blogspot.com.br

    um beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Erramos mesmo!! kkk
      Que legal!! Vou lá visitar sim...
      Beijão

      Excluir
  3. Opa, colei o link do blog que estava vendo, rs, Não aceita o comentario anterior, kkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir