googlefc.controlledMessagingFunction

Como Adaptar a Casa para um Idoso? Veja as Dicas e Ideias!

Receber um idoso em casa ou precisar adaptar a moradia para alguém que precisa de cuidados especiais é primordial para oferecer segurança e qualidade de vida. Embora muitos imóveis hoje já venham planejados para acessibilidade, muitas casas usadas e imóveis antigos podem ser um perigo para quem tem maiores chances de sofrer quedas, escorregões e outros acidentes. Além de enxergar menos por conta da idade, muitos idosos também podem ter dificuldade de locomoção; então, todo cuidado é pouco. Não é difícil tornar a casa um ambiente mais seguro e preparado para o idoso, por isso, para ajudá-lo nessa missão, preparamos esse post e mostraremos a você como adaptar os cômodos do seu imóvel e torná-los mais seguros para quem chegou à terceira idade. Confira!


O quarto


Para tornar o quarto um ambiente mais seguro para o idoso, a primeira dica é optar por camas mais altas e que permitam que os pés encostem no chão enquanto o corpo está sentado. Essa medida facilita que a pessoa sente-se e levante-se e evita que sair da cama seja uma atividade cansativa. Outra vantagem de uma cama alta é que, se o idoso precisar se apressar para ir ao banheiro, por exemplo, o risco de queda na hora de se levantar diminui consideravelmente.


Também é importante abolir o uso de tapetes. Eles aumentam o risco de escorregões mesmo para quem não tem dificuldades para andar e, para um idoso, o risco é ainda maior.


O piso também deve receber atenção. Se ele necessitar de enceramento, opte por produtos que não deixem o chão escorregadio.

Tenha o cuidado de deixar sempre um calçado confortável ao lado da cama e evite mudar os móveis de lugar. Quando uma pessoa com dificuldades já sabe como os itens do quarto estão distribuídos, fica mais fácil se deslocar no ambiente e entre os cômodos.


A sala


Na sala vale a dica de facilitar os movimentos de sentar e levantar do idoso. Por isso, tenha poltronas que permitam que os pés fiquem apoiados no chão quando ele estiver sentado. Se o móvel tiver braços, melhor ainda, já que eles servem como apoio e dão a sensação de segurança.


Tome cuidado para que os fios da TV ou do telefone não fiquem atravessados no ambiente, já que podem ser verdadeiras armadilhas para quem já tem uma idade avançada. Assegure-se de que as tomadas fiquem próximas aos eletrodomésticos ou então instale canaletas, que organizam os fios e evitam que eles fiquem pelo caminho.

Outra dica é deixar itens como controle remoto e aparelhos de telefone próximos a onde o idoso fica, evitando que ele tenha que se levantar muitas vezes ou precise se apressar para atender uma ligação.


A cozinha


Na cozinha, deixe os alimentos em uma altura que não obrigue o idoso a subir em escadas ou banquetas, evitando que eles percam o equilíbrio. O mesmo vale para os objetos mais utilizados. Um idoso que não abre mão de preparar seu próprio café deve ter acesso fácil à cafeteira, ao pó de café e ao coador, por exemplo.


Idosos que lavam a louça e fazem comida devem ter pias e bancadas a uma altura que permita o desempenho das tarefas enquanto estão sentados. Isso evita forçar a coluna e deixa a atividade menos cansativa.

Não se esqueça de utilizar piso antiderrapante na cozinha, já que a gordura e produtos de limpeza podem tornar o ambiente bastante propenso a quedas e acidentes.


O banheiro


É no banheiro onde acontecem a maioria dos acidentes domésticos com os idosos, por isso, nesse cômodo o cuidado deve ser redobrado. O assento deve ser alto e facilitar o movimento de sentar e levantar. Para ajudar ainda mais, devem ser instaladas barras de apoio ao lado do vaso sanitário.


As barras também devem estar no boxe, já que elas evitam quedas e ajudam o idoso a se apoiar durante os movimentos de higiene. É importante que o boxe tenha um tamanho que comporte uma cadeira, já que muitos idosos não conseguem ficar em pé por muito tempo. As cadeiras também facilitam o trabalho daquele que se responsabiliza pela higiene, no caso de pessoas mais dependentes.

Mais uma vez é preciso estar atento ao piso, que não pode ser escorregadio e nem contar com a presença de tapetes. Se for difícil trocar o piso que veio com o imóvel, conte com a ajuda de fitas adesivas antiderrapantes, que são de fácil instalação e estão à venda em qualquer loja de materiais de construção.


As escadas e os desníveis


O ideal é imóveis para idosos sejam completamente planos, mas nem sempre é possível adquirir uma casa nova. Por isso, se a casa onde ele mora tem muitos degraus, escadas ou desníveis, assegure-se de que eles estão bem sinalizados.

Uma dica é aplicar fitas adesivas de cores fortes e até reflexivas, ajudando na identificação do obstáculo. Deixe essas áreas bem iluminadas, já que o idoso pode acordar durante a noite e precisar ir até o banheiro ou a cozinha. Uma dica é usar luminárias com sensor de movimento, que precisam ficar acesas durante a noite toda e ainda cumprem seu papel.


Se for possível, transforme os degraus da casa em rampas. Essa é uma mudança relativamente barata e fácil de providenciar.


As áreas externas


As áreas externas de uma casa para idoso também precisa de cuidados. Assegure-se de que está tudo no mesmo nível e de que não tem pedras ou outros obstáculos que fornecem perigos na hora da locomoção.

Evite o uso de lajotas ou pisos de cerâmica, já que eles podem ser extremamente escorregadios, especialmente em dias de chuva ou limpeza.

Para os desníveis da área externa, vale a dica acima, de sinalizar bem o obstáculo e manter uma boa iluminação.

Tornar um ambiente seguro para um idoso não faz necessário procurar colocar a casa para vender e adquirir outro. É possível adaptar o ambiente com pequenas mudanças que fazem toda a diferença no dia a dia e na qualidade de vida daqueles que precisam de apoio e segurança.



Esse conteúdo ajudou você a entender a importância de uma casa adaptada para um idoso? Ele pode ajudar amigos ou famílias que precisam tornar o ambiente mais fácil para alguém?
Compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Já pensou em fazer um curso de decoração, jardinagem ou AutoCad 3D online? Ótimos cursos, com certificado e valores baratinhos!

Se você precisa decorar algum ambiente, solicite uma consultoria online completa com 3D, valor acessível pelo meu e-mail CASACLEANDECOR@GMAIL.COM 💡

Vendo lustres e pendentes sob medida (em parceria com a empresa), de cristais asfour egípicio (não é acrílico ou chinês) e inox, acabamento impecável e valor de fábrica AQUI.

2 comentários

  1. Oi Grazi... excelentes dicas, meu pai e minha sogra terão que modicar a casa deles
    e já vamos usar essa ideias, obrigada por compartilhar!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir