googlefc.controlledMessagingFunction

Móveis Sustentáveis: Descubra o que São e Bons Motivos para Adquirir essas Peças!

Com a crescente preocupação da preservação do nosso planeta, muitas pessoas repensam os hábitos de consumo. Se você se identifica com isso, então os móveis sustentáveis podem ser uma opção para a sua casa.

IMAGEM FREEPIK

Essas peças de mobiliário são extremamente versáteis, marcando presença tanto em residências populares quanto nos imóveis de luxo.

Muitas pessoas até produzem seus próprios móveis a partir de material reciclado. No entanto, é necessário saber a procedência para ter certeza de que se está contribuindo para um produto sustentável.

Pensando nisso, criamos este artigo onde vamos explorar o tópico dos móveis sustentáveis. Acompanhe a leitura conosco!

Afinal, o que são móveis sustentáveis?


Os móveis sustentáveis consistem das peças que usam materiais que minimizam o impacto ao meio ambiente ou que passam por processo de reciclagem.

Em outros termos, esses tipos de móveis são feitos com matéria-prima sustentável ou então utilizam itens reciclados para a sua composição. O que favorece a reutilização do material.

Um método de fabricação sustentável considera os materiais advindos de fontes renováveis, como madeiras de áreas de reflorestamento.

Além disso, as substâncias químicas poluentes do meio ambiente estão em menor quantidade ou completamente ausente neste método.

Também se consideram os processos de fabricação local para reduzir o transporte das peças, fazendo com que não haja necessidade de emitir poluentes de carros e caminhões.

Logo, a mobília sustentável é resultado de uma série de medidas em torno da preservação do meio ambiente.

Saiba quais tipos de materiais você pode encontrar em móveis sustentáveis


De modo geral, você pode encontrar os seguintes materiais nos móveis sustentáveis:

Madeira sustentável: Esse tipo de madeira possui o Selo Verde, conferido pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC). Essa certificação garante a produção da madeira com impacto mínimo à natureza;

Algodão orgânico: Utilizado na cobertura e revestimento dos móveis, produz-se o algodão sem o auxílio de agrotóxicos e corantes químicos. Além disso, não se usa substâncias tóxicas aos animais neste material;

Madeira de demolição: Reaproveitada de edifícios demolidos, essa madeira tem ótima durabilidade;

Paletes: Extremamente versáteis e baratos, pode-se utilizar os paletes como móveis sustentáveis de decoração ou substitutos para suportes;

Caixotes: Por fim, o reaproveitamento de caixotes é uma prática ecologicamente correta. Os caixotes servem na decoração suspensa dos ambientes ou como pequenos contêineres.

Por que utilizar esse tipo de móvel?


Antes de explicarmos os motivos ecológicos para o uso dos móveis sustentáveis, pense um pouco: quantas vezes você entrou em uma casa e viu os mesmos tipos de mobília que existem em outras residências?

Isso ocorre porque existe uma prática do mercado de produção em massa que leva ao consumo desenfreado. Assim, a criatividade perde espaço para os produtos uniformes.

Desse modo, apostar em móveis sustentáveis significa ter uma peça única, produzida com mais criatividade. E o melhor de tudo, contribuindo para a preservação da natureza.

Quer saber como eles ajudam a preservar o meio ambiente? Continue lendo!

Menos lixo para descarte


Em primeiro lugar, há uma redução significativa do lixo no uso dos móveis sustentáveis. Existe um ciclo de reutilização nesses produtos que evita o desperdício.

Alguns elementos, como pneus, latas e malas, podem virar itens de decoração. Como você viu anteriormente, paletes e caixotes são exemplos disso.

Com isso, você contribui efetivamente para a redução do lixo acumulado. Aliás, isso é um problema que afeta diversas cidades brasileiras.

Devido ao acúmulo de resíduos e problemas no saneamento básico, muitas cidades acabam sofrendo com enchentes ou enormes depósitos de lixo.

Assim, ao investir em móveis sustentáveis, você aposta em uma medida que minimiza esse impacto ambiental e melhora a vida das pessoas ao seu redor.

Consumo mais consciente


Um dos grandes problemas atuais é que muitas pessoas adotam a lógica de um consumo desenfreado, sempre querendo coisas novas e não se preocupando com as antigas.

Não há problemas em querer peças novas na sua casa, mas cabe uma reflexão: por que não doar mobília antiga que ainda é funcional ou utilizar serviços de reciclagem?

Ao adquirir móveis sustentáveis, essas perguntas acabam se tornando um hábito cotidiano. Nesse sentido, você irá começar a rever as práticas de consumo e pensar de modo sustentável.

Por isso, se um móvel não faz mais sentido para a sua rotina, pense em doá-lo para alguém que necessita dele. Dessa maneira, você torna um belo discurso em um estilo de vida!

Sustentabilidade na fabricação


Como falamos anteriormente, existe o componente da sustentabilidade na fabricação desses tipos de móveis.

Diante do impacto ambiental e do efeito estufa, muitas empresas passaram a rever seus métodos de fabricação para tentar reduzir a velocidade de degradação da natureza.

Infelizmente, ainda há empresas que não se preocupam com isso e continuam utilizando substâncias químicas nocivas ou extraindo madeira sem a preocupação com o reflorestamento.

Então, quando você investe em móveis sustentáveis, há a certeza de contribuir com um processo de fabricação de impacto mínimo.

Entenda mais sobre os benefícios da sustentabilidade


A sustentabilidade proporciona uma melhor qualidade de vida da população, com redução dos efeitos climáticos e uma maior preservação dos recursos naturais.

Muita gente acredita que esses efeitos ainda estão distantes, mas a realidade mostra que precisamos repensar as nossas práticas de consumo com urgência.

De acordo com o 6º relatório do IPCC, deve haver um esforço coletivo para que as mudanças climáticas não piorem significativamente.

Para isso, se faz necessário adotar mudanças de comportamento e um novo estilo de vida que priorize a questão da sustentabilidade.

Dessa maneira, veremos os benefícios reais de curto e longo prazo. Portanto, comece fazendo a sua parte!

Conclusão

Ao longo deste texto, mostramos como os móveis sustentáveis têm impacto positivo na sua vida e das pessoas do seu entorno.

Sendo assim, procure pessoas e fornecedores que trabalhem com esse tipo de mobiliário. Além de contribuir com a economia local, você também estará adotando um estilo de consumo mais inteligente.

Por fim, não esqueça que os seus móveis velhos não estão completamente perdidos! Procure serviços de reciclagem ou procure reformá-los. Dessa maneira, você passa a viver um estilo de vida que inspira cuidados com o planeta.

Precisa de ajuda para decorar sua casa? Faça uma consultoria de DECORAÇÃO online com projeto 3D à distância AQUI.

Gostaram? 
Comente aqui!

0 comentários