googlefc.controlledMessagingFunction

Organizando sua biblioteca: conheça 9 dicas de como manter tudo em ordem!

Organizando sua biblioteca, certamente você já se deparou com vários livros fora do lugar. Muitas pessoas sonham em ter seu cantinho especial para leitura e melhor ainda quando ele é super organizado.

Imagem Freepik

Assim, mesmo em pequenos espaços para livros, devemos manter uma padronização para melhorar o visual e tornar mais fácil encontrá-los. Uma facilidade para quem tem um grande acervo é alugar um espaço de guardar móveis para colocar todos seus livros extras.

Sendo assim, preparamos este texto para que você conheça algumas dicas de como manter a ordem quando for organizar sua biblioteca. Confira agora!

Organizando sua biblioteca: estante de livros


A primeira dica quando se fala em organizar sua biblioteca é contar com uma estante de livros ou prateleiras suspensas. Escolha um móvel que tenha uma dimensão que se molde bem à quantidade de obras que você possui em casa.

Imagem Freepik

É essencial ter esse móvel para seus livros, que podem estar em um escritório ou na sala, inclusive no seu próprio quarto.

É um bom investimento comprar uma estante ou prateleiras, já que vai ajudar na organização e seu acerto terá um canto apenas para eles.

É interessante manter a ordem alfabética


A distribuição de títulos por ordem alfabética é uma dica bem simples, mas eficiente. Organizando sua biblioteca dessa forma, será mais fácil encontrar aquilo que você procura.

Esse método funciona perfeitamente para quem utiliza livros com maior frequência e para livros mais técnicos.

Outra possibilidade, bastante aplicada em livrarias, é realizar essa organização levando em conta o nome dos autores. Ou seja, todos por ordem alfabética.

Com isso, você reúne todos os livros de um mesmo autor em um único espaço. Isso é ideal para aquelas pessoas que têm várias coleções.

Organizando sua biblioteca por gênero é uma boa opção


Outra forma de encontrar seus livros preferidos com maior facilidade é realizar a organização por gênero. Por exemplo: você pode separá-los por contos, romance, poesia, ficção científica, HQ 's, entre outros.

E para quem é daqueles leitores amantes da história do mundo, podem separar por nacional e estrangeiro. Existe, ainda, quem curte a literatura produzida por mulheres e por homens. Nessa situação, veja o que mais se encaixa para a sua coleção.

Organização por cores pode facilitar sua vida


O efeito visual pode facilitar muito a vida das pessoas. Organizando sua biblioteca dessa forma, até a decoração do ambiente se torna melhor. Então, separe os livros pelas cores da capa e junte-os de modo a criar blocos de cores.


Imagem Freepik

Por exemplo, coloque todos livros amarelos, azuis e verdes juntos, e assim por diante. É possível, inclusive, fazer um efeito degradê no ambiente, unindo livros com tonalidades similares, o que via criar um incrível efeito visual.

Organizar por tamanho é bom para pequenos espaços


Se você não tem um amplo espaço para organizar sua biblioteca, esse método é muito eficiente. Escolha um cantinho, como uma estante ou prateleira, e vá encaixando os livros mais altos. Depois coloque os de altura média e, por fim, os menores.

Imagem Freepik

O visual do ambiente ficará bem mais interessante, no entanto os títulos poderão ser encaixados de maneira aleatória. Ou seja, isso pode dificultar no momento de encontrar sua obra preferida.

Organizado sua biblioteca por lidos e não lidos


É comum que as pessoas tenham em sua biblioteca uma fila enorme de títulos que ainda vão ser lidos, não é mesmo? Sendo assim, organize os livros separando aqueles que você leu, dos que ainda aguardam a leitura.

Você pode colocar os lidos em uma parte mais alta da estante ou no fundo das prateleiras. Já os não lidos, devem ficar de forma fácil de serem pegos e vistos.

Podemos usar, ainda, outros métodos para organizar os livros que já lemos ou que ainda não. Nesse caso, é só separá-los por gênero, por coleção, por ordem alfabética, por autor etc.

Preferências também é uma boa pedida


O melhor de contar com uma biblioteca em casa é que ela pode ser personalizada. E isso também se estende à organização dos livros. Com isso, nada impede que você crie sessões conforme seus critérios.

Assim, os livros que você mais gosta, por exemplo, seus autores ou coleções favoritas, os mais consultados, tudo isso pode ser organizado de acordo com seu gosto.

Higienização das estantes é fundamental


Assim como qualquer outro móvel da sua casa, é necessário que sua estante também esteja limpa. Afinal, a poeira pode prejudicar seus livros. Ou pior: a falta de higiene nesse local pode gerar traças que se alimentam do amido presente na cola usada nos títulos.

Às vezes, até o papel e o pigmento da tinta podem ser danificados por traças. Dessa forma, um bom espanador e um pano de limpeza umedecido com álcool faz diferença e evita que esse problema aconteça.

Não se esqueça de limpar capa de livros


Com o tempo, seus livros vão juntando poeira, isso quando eles já não vêm sujos quando comprados em sebos ou livrarias. Além do mais, a capa acaba absorvendo umidade e sujeiras presentes nela.

Então, para limpar, é preciso apenas umedecer um paninho com álcool ou água e passar levemente pela capa e pela lombada dos livros. Realize esse processo pelo menos uma vez por ano.

No caso de livros mais antigos, o melhor é colocá-los dentro de plásticos, pois vai reservar sua conservação.

Conclusão


Viu só quantas dicas bacanas para manter todo o seu acervo preservado e organizado? Pois bem, organizando sua biblioteca dessa forma, certamente terá seus títulos disponíveis sempre que precisar.

E no caso de não haver mais espaço para armazenar seus livros, é interessante guardá-los em um ambiente seguro, como os guarda volumes.

Consultoria de decoração online com projeto 3D - Faça seu orçamento online e gratuito AQUI.

Cursos de decoração online, rápido e acessível AQUI.

Me acompanhe nas mídias sociais para ficarmos mais pertinho

0 comentários